A dermatite é uma doença inflamatória da pele que gera vermelhidão, coceira e bolhas, e que não é transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal. Ela pode surgir em qualquer idade e também pode atingir qualquer parte do corpo. A doença tem cura e depende muito do tipo e da causa, mas, na maioria dos casos, o tratamento é com base em remédios e cremes prescritos por um dermatologista.
Além da dermatite, há outras dermatoses que possuem sintomas e lesões muito parecidas. Cada uma delas requer um pouco de atenção, para que você tenha sempre o diagnóstico correto.
Os sintomas podem ser até parecidos, mas existem diferentes tipos de dermatite e eles podem ser confundidos se não forem diagnosticados corretamente. Confira abaixo quais são os tipos dessa doença.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), há dois tipos de dermatite de contato: a alérgica e a irritativa.
A dermatite de contato alérgica é a alergia ou a sensibilidade a alguma substância como níqueis, metais e algumas fragrâncias que podem desencadear o surgimento desse tipo. Os sintomas costumam aparecer de 1 a 2 dias após o contato com o agente alergênico, sendo a coceira um dos primeiros sinais da inflamação.
Já a dermatite de contato irritante é a mais comum. Ocorre quando há a irritação da pele após o contato com produtos químicos, ácidos, detergentes ou sabonetes. Dor, ardência e coceira na pele podem ser sentidos, pois são sintomas recorrentes a cada vez que o paciente entra em contato com a substância.
Um dos tipos mais crônicos de dermatite, a dermatite seborreica é uma inflamação que causa vermelhidão e escamação na pele em algumas regiões da cabeça, como sobrancelhas, cantos do couro cabeludo e do nariz. Esse tipo de dermatite apresenta períodos de melhora e piora dos sintomas, por isso é importante ficar atento.
Dentre todos os tipos de dermatite, a atópica é a mais comum e também é de caráter crônico. Ela aparece, em bebês, nas regiões externas dos braços e pernas e, em crianças e adultos, nas dobras do corpo, como joelho e cotovelo.
A dermatite herpetiforme é um tipo da doença causado pela intolerância ao glúten. As bolhas que a doença causa dão a sensação de queimação intensa e coceira.
É um tipo de dermatite causado pelo acúmulo de sangue nas pernas e tornozelos e é caracterizada por manchas arroxeadas ou amarronzadas.
Esse tipo de dermatite provoca o surgimento de descamação e vermelhidão em grandes áreas do corpo, como peito, braços e pernas. A doença tem cura e é necessário o acompanhamento de um dermatologista.
Também conhecida como assaduras, a dermatite de fralda é caracterizada pela irritação que ocorre na pele do bebê quando está em contato com o plástico da fralda.
É um tipo de dermatite que aparece ao redor da boca em forma de manchas redondas e vermelhas. Ela é mais comum em mulheres que tem idade entre 20 e 45 anos.
É o surgimento de manchas arredondadas que ardem, coçam e evoluem para bolhas e, depois, crostas. Ela afeta normalmente as pessoas de meia idade, é acompanhada de pele seca e é bastante recorrente no Inverno.
A dermatite pode surgir por diversos motivos, sejam eles genéticos, emocionais ou desencadeados por agentes externos, como o clima frio e a oleasidade de nossa pele.
As causas da doença, muitas vezes, estão relacionadas com os seus tipos e cada um deles necessita de um tipo específico de tratamento.
Para cada tipo de dermatite há um tipo de prevenção que varia de acordo com a sua causa. Mas, mesmo assim, existe um tipo de prevenção comum a todos: o cuidado da pele quando ela está irritada. Para isso, alguns pontos são válidos:
Os sintomas mais comuns são coceiras e erupções cutâneas. Além desses, cada tipo de dermatite – já explicados anteriormente – possui sintomas diferentes. Por exemplo: no caso da dermatite seborreica, além das manchas vermelhas e escamosas no couro cabeludo, pode haver um grande volume de caspas também.
Assim como outras doenças de pele, o especialista em que você deverá ir em caso de suspeita de dermatite é o dermatologista, pois ele saberá te passar corretamente o diagnóstico, assim como o devido tratamento para o seu caso.
Assim como os sintomas, os tratamentos para a dermatite variam de acordo com o seu tipo e intensidade.
Para a atópica, evitar banhos muito quentes e hidratar a pele constantemente já ajuda na melhora da doença. Já no caso da dermatite de contato, o tratamento difere por conta da gravidade da doença, podendo ser feito através de medicamentos via oral ou injetável.
Independente do tipo de dermatite que você tenha, o importante é não se automedicar e procurar a ajuda de seu dermatologista.
Os medicamentos abaixos são bastante utilizados para o tratamento de dermatite. Mas não se esqueça: é necessário se consultar com o seu dermatologista antes, para saber qual medicamento é melhor para o seu quadro clínico.
Além dos medicamentos acima citados, há também vários tratamentos com remédios caseiros, bem fáceis de fazer. São eles:
Atenção!
NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.
Atentese aos diversos sintomas que a dermatite pode apresentar, pois quanto antes você detectálos, antes o diagnóstico pode ser feito e antes você cura a doença. Se você conhece alguma pessoa que tenha dermatite, repasse esse link a ela, quanto mais gente atingirmos, menos a doença afetará a população.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.