Na hora de comprar medicamentos muitas dúvidas surgem e algumas delas podem estar relacionadas ao preço dos medicamentos. Reajuste, fiscalização e PMC são algumas das informações que podem fazer toda a diferença.

Qual órgão é responsável pelo controle dos valores dos medicamentos?

Quando entram no Brasil, os medicamentos passam pela aprovação de preço da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Com esse controle, evita-se a venda dos fármacos por preços abusivos e reajustes não autorizados pelos órgãos reguladores.

Quando pode haver reajuste nos preços?

As alterações de preços acontecem anualmente, de acordo com regras ditadas pelos órgãos sanitários competentes, como a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). No descumprimento destas normas, as empresas responsáveis são autuadas.

Como saber o valor do medicamento antes de comprar?

As empresas farmacêuticas têm a obrigação de relatar mensalmente, por meio de revistas especializadas, o preço dos medicamentos. Estas publicações devem estar disponíveis nas farmácias e drogarias, para que o consumidor possa fazer uma pesquisa prévia.

Determinadas normas foram criadas para ajudar o consumidor durante a pesquisa de preços. Um deles é o Preço Máximo ao Consumidor (PMC), utilizado para estipular qual deve ser o preço máximo que uma farmácia ou drogaria pode vender um produto. Cada medicamento possui um PMC, que pode ser consultado, caso necessário.

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Editor Médico

Dr. Paulo Caproni

CRM/PR 27.679

Graduado em Medicina pela PUCPR. Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela USP. MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV.

Farmacêutica Responsável

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR 24612

Farmacêutica generalista, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Unicentro. Doutorado em Farmacologia pela UFPR.

Participe da discussão

2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Onde verifico se o valor do medicamento está abusivo? Qual site ou telefone?

    1. Olá Patricia,

      No site da ANVISA é possível verificar o Preço Máximo ao Consumidor (PMC) na lista de preços de medicamentos.
      Já no Consulta Remédios você pode comparar o preço em diversas farmácias e encontrar onde está mais barato, além dos locais que entregam em sua região.

      Muito obrigada pelo comentário. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *