Remédios

Faz mal tomar medicamento vencido? Saiba os riscos e o que fazer

Publicado em: 31/08/2022Última atualização: 23/11/2022
Publicado em: 31/08/2022Última atualização: 23/11/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

O prazo de validade dos medicamentos tem como objetivo assegurar a segurança do (a) paciente ao longo da administração do medicamento. Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão regulador do Brasil, o prazo de validade é o período em que o produto se mantém dentro dos padrões de pureza, qualidade e identidade.

Ainda, segundo a ANVISA, o prazo de validade do medicamento deve ser determinado com base na avaliação físico-químico e levando em consideração a sua estabilidade, que devem ser asseguradas tempo suficiente para o tratamento medicamentoso.

Portanto, esse período, que pode variar de acordo com a legislação de cada país, prevê até quando o princípio ativo de um medicamento é seguro e pode ser ingerido sem que se perca sua eficácia ou seja prejudicial para a saúde do (a) paciente.

Para entender um pouco mais sobre os riscos de se ingerir medicamentos vencidos e como descartá-los de forma correta, continue acompanhando o artigo!

Índice - Neste artigo, você vai encontrar:

  1. Faz mal tomar medicamento vencido?
  2. Medicamento vencido perde o efeito?
  3. O medicamento pode estragar antes do prazo de validade?
  4. Até quando pode usar medicamento vencido?
  5. O que fazer com medicamentos vencidos?
  6. Tomei medicamento vencido, e agora?

Faz mal tomar medicamento vencido?

É sabido que alguns princípios ativos, como é o caso da aspirina e dos antibióticos, e alguns medicamentos de uso contínuo podem causar riscos à saúde se consumidos após o prazo de validade estipulado pela farmacêutica. 

No caso dos antibióticos, ingeri-los após a validade pode contribuir para a mutação de algumas espécies de bactérias, tornando-as mais resistentes a esse tipo de medicamento e comprometendo tratamentos futuros.

Por outro lado, o ácido acetilsalicílico, princípio ativo da Aspirina, é altamente tóxico para o organismo após seu prazo de validade. Isso porque ele libera salicilato, substância extremamente abrasiva.

Leia também: Mau uso de antibióticos cria superbactérias que podem matar

Além de não serem eficazes, muitos medicamentos podem ser tóxicos após a validade.
Publicidade
Publicidade

Medicamento vencido perde o efeito?

Sim! Além de poder ser prejudicial para a saúde em muitos casos, o remédio vencido também perde seu efeito gradualmente após o vencimento.

Os estudos conduzidos antes de um medicamento ser aprovado são rigorosos quanto ao prazo de validade. Isso quer dizer que diversos ambientes e situações são testados a fim de garantir um prazo de validade final seguro para o (a) paciente.

Apesar de alguns medicamentos manterem sua eficácia após a validade por conta do armazenamento correto e por não terem sido abertos, não é seguro ingeri-los mesmo assim

Publicidade
Publicidade

O medicamento pode estragar antes do prazo de validade?

Sim! Se não armazenado de forma correta, o remédio pode sim ter seu prazo de validade antecipado. Exposição ao sol e umidade são alguns dos principais fatores que comprometem a eficácia não apenas de um remédio, mas de manipulados e de vitaminas também.

Portanto, para garantir a vida útil do seu medicamento e a segurança do tratamento, leia atentamente as instruções de armazenamento, que estão presentes na embalagem e na bula.

Até quando pode usar medicamento vencido?

A recomendação é que o remédio vencido não seja consumido por questões de segurança e para o bem do tratamento. Caso esteja com algum sintoma, procure seu (a) médico (a) para que ele (a) recomende o tratamento mais adequado para o seu caso.

Publicidade
Publicidade

O que fazer com medicamentos vencidos?

A recomendação é que qualquer tipo de medicamento, incluindo suplementos vitamínicos e manipulados, sejam descartados de forma correta para evitar danos à saúde pública e à natureza.

Portanto, a forma correta de descarte é levando seu medicamento vencido até uma farmácia próxima ou ponto de coleta especializado nesse tipo de material.

Remédios vencidos devem ser descartados em farmácias ou locais aptos.

Tomei medicamento vencido, e agora?

Caso tenha ingerido um remédio vencido, a recomendação é que procure um (a) médico (a) imediatamente, especialmente se estiver com algum sintomas incomum. 


O uso de remédios por conta própria, sem prescrição de um (a) médico (a), contribui para os riscos de se ingerir medicamentos vencidos. Portanto, não compre remédios sem recomendação de um (a) profissional!

Para mais informações sobre saúde e medicamentos, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!


Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade