Skincare

Massagem modeladora: confira os principais benefícios da técnica

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Quem deseja potencializar os resultados da dieta e exercícios físicos, realizados com o objetivo de emagrecer, precisa conhecer a massagem modeladora. As técnicas empregadas, prometem disfarçar gorduras localizadas, fazendo com que as curvas corporais fiquem mais acentuadas. 

Porém, além desses benefícios, a massagem modeladora auxilia em outros aspectos que melhoram a sua saúde. Na sequência, saiba quais são eles!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é massagem modeladora?
  2. Quais são os benefícios?
  3. Todo mundo pode fazer massagem modeladora?

O que é massagem modeladora?

Mulher medindo a circunferência do abdômen.
A massagem modeladora é um ótimo recurso para quem quer deixar as as curvas mais evidentes.

A massagem modeladora, também chamada de pró-detox, é um estilo de massagem que é feita com movimentos mais fortes e profundos com o objetivo de atingir camadas mais fundas da pele.

As regiões corporais de preferência para fazer a massagem são as que concentram gordura com maior facilidade, como braços, abdômen, glúteos, coxas, quadril e culote. Não porque as técnicas aplicadas na área quebram completamente moléculas de gordura, mas sim, porque estimulam o metabolismo local, ajudando a tonificar os músculos, deixando-os mais rígidos e evidentes.  

Dessa forma, não basta recorrer à massagem como forma de emagrecer, já que ela não faz “milagres”, sendo apenas um modo de realçar os resultados obtidos por meio de uma boa alimentação e prática diária de exercícios físicos. 

Os movimentos executados durante esse tipo de massagem incluem:

  •  Amassamento (que pressiona a pele);
  • Percussão (batidas ritmadas sobre pontos estratégicos);
  • Deslizamento (alisa profundamente a derme);
  • Pinçamento (puxar a pele com os dedos).

Em geral, a massagem é feita com o auxílio de produtos, como óleos corporais e cremes com substâncias ativas que têm ação redutora de medidas, anticelulite e que diminuem a gordura localizada. Dessa forma, os efeitos positivos da massagem são alcançados mais facilmente. 

Quem deseja realizá-la, precisa marcar sessões em clínicas de estética com profissionais adequados, que irão saber como aplicar o método sem causar danos como dor e hematomas, que podem ocorrer quando os movimentos são feitos com força além do necessário. 

As sessões de massagem modeladora podem acontecer de 1 a 2 vezes na semana. Cada uma dura cerca de 30 a 45 minutos, com intervalo de 48 a 72  horas entre cada sessão, dependendo da determinação do(a) profissional responsável.  

https://minutosaudavel.com.br/massagem-linfatica/

Quais são os benefícios?

A massagem modeladora pode ser feita continuadamente, mesmo após o processo de perda de peso, visto os benefícios que ela oferece, que são:

  • Acelera o metabolismo: devido aos movimentos utilizados nesse tipo de massagem serem intensos e ritmados, ocorre o aumento da atividade metabólica promovendo maior gasto calórico, que impacta diretamente na redução de medidas. 
  • Melhora  a circulação: por estimular as respostas neuromusculares, a massagem modeladora contribui para o fortalecimento da estrutura muscular, da mesma forma que reduz a má circulação sanguínea, importante para evitar sintomas como edemas e varizes.
  • Redução de celulites: a intensidade das técnicas aplicadas na região dos glúteos, auxilia na tonificação dos músculos da área e oxidação dos tecidos, diminuindo a flacidez e aparência das celulites.  
  • Ação detox: a firmeza e pressão dos movimentos combinados aos dermocosméticos utilizados, faz com que a massagem modeladora elimine toxinas da pele, permitindo a renovação celular.
https://minutosaudavel.com.br/suco-detox/

Todo mundo pode fazer massagem modeladora?

Homem deitado recebendo massagem modeladora.
Devido aos movimentos realizados, a massagem modeladora não é indicada para todos.

Não! Pessoas que apresentam um quadro de cardiopatia, assim como hipertensão, devem evitar esse tipo de massagem, devido ao  efeito vasodilatador que ela causa, podendo desencadear o aumento da pressão sistêmica. 

Gestantes são outro grupo que deve se manter longe das técnicas da massagem modeladora, pois os movimentos podem provocar contrações e abortos. 

Quem está com febre, em virtude de gripes, viroses, ou outras doenças, também deve parar com a massagem modeladora, retornando quando estabelecer a temperatura corporal adequada. Isso porque as sessões tendem a agravar o sintoma, em virtude do calor produzido através dos movimentos realizados. 

Além disso, a fragilidade óssea ou muscular são fatores que têm que ser levados em consideração antes de fazer a massagem. Ter alguma doença reumática ou distrofia muscular, por exemplo, é um empecilho para realizá-la. 

Por fim, quem tem sensibilidade capilar, isto é, vasinhos (Telangiectasias) expostos sobre a pele, correm o risco de evoluir para um quadro de varizes, que são mais complexas e nocivas à saúde. Portanto, é necessário evitar a massagem modeladora.  

De qualquer forma, é sempre bom buscar um especialista para tirar dúvidas a respeito do método e se ele não será prejudicial a você. 


As diferentes maneiras de realizar um massagem permitiram que ela deixasse de ser apenas um meio de relaxamento, passando a ser fonte de benefícios estéticos e, por consequência, de autoestima. Se você já fez a massagem modeladora, conta para a gente nos comentários como foi sua experiência! 

E continue acompanhando o Minuto Saudável para ter acesso a conteúdos de saúde e bem-estar. 

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade