O Juçaí é o fruto da palmeira Juçara, encontrada na mata amazônica e presente em alguns estados da região sul, sudeste e no estado da Bahia, na região nordeste do país.
Similar ao açaí, ele é menos conhecido, pois seu consumo era focado no palmito extraído de seu caule. Contudo, essa extração se tornou tão frequente que a palmeira passou a ser ameaçada de extinção.
Por isso, para reverter essa possibilidade, o consumo de seu fruto passou a ser estimulado. Vendido em polpa, assim como o açaí e adaptado para vários tipos de receitas, os benefícios do juçaí passaram a ser divulgados por diversos veículos especializados em saúde e por nutricionistas.
Para conhecer melhor o fruto e seus benefícios para a saúde, continue acompanhando o artigo!
Índice – Neste artigo, você encontrará:
O juçaí tem ação antioxidante, ou seja, combate a ação dos radicais livres, moléculas que afetam as células, ajudando assim a prevenir o envelhecimento precoce e diversas doenças. Além disso, também foi observado que o fruto promove o aumento do colesterol HDL, o colesterol bom, além de dobrar a quantidade de adiponectina, um hormônio que auxilia no controle da glicemia.
Também foi comprovado por estudos que o fruto ajuda a reverter inflamações intestinais, auxilia na perda de peso quando ingerido em meio a uma alimentação saudável, na perda de peso e contribui para a saúde cardiovascular.
Visualmente parecidos, ambos frutos têm origens diferentes. A Juçara, palmeira do açaí, está presente nas regiões Sul, Sudeste e no estado da Bahia. Enquanto o Açaizeiro, a palmeira do açaí, tem maior concentração na região Norte do país.
Apesar de ser levemente mais calórico que o açaí, o juçaí tem mais nutrientes. O fruto concentra mais zinco, ferro e potássio e, como vimos, isso acaba refletindo em outros benefícios, como as propriedades antioxidantes.
Apesar de serem visualmente bem similares, os frutos do açaí e juçaí se distinguem nos nutrientes.
Existem várias receitas que podem ser realizadas com o juçaí como ingrediente. A seguir, você conhece algumas delas:
Ingredientes:
Tempere o peixe com temperos de seu gosto. Em seguida, corte a cebola e refogue em uma panela com um pouco de azeite. Após dourada, adicione as rodelas de tomate e pimentão.
Adicione o peixe aos poucos, formando camadas. Depois, acrescente o juçaí e, quando estiver fervendo, inclua duas colheres de sopa de azeite de dendê juntamente a salsinha e o coentro.
Aguarde alguns minutos e finalize com o leite de coco e sal a gosto. Após permanecer em fervura por mais cinco minutos, sirva.
Ingredientes:
Com a polpa da juçara em pequenos pedaços, junte todos os ingredientes em um liquidificador. Bata até ficar na consistência de um creme e, depois, coloque a sobremesa em uma taça e sirva.
Ingredientes:
Bem simples de ser preparada, essa receita exige apenas que todos os ingredientes sejam batidos em um liquidificador por cerca de 5 minutos. Depois, coloque a mistura em um recipiente de sua preferência e leve para o congelador por cerca de 4 horas ou até endurecer.
Apesar de ser pouco conhecido, o Juçaí é uma fruta com muitos nutrientes. Além de saboroso, seu consumo pode ser extremamente benéfico para nossa saúde, considerando todos seus benefícios e nutrientes.
Para mais informações sobre alimentação saudável, continue acompanhando o portal e redes sociais do Minuto Saudável!
Euterpe edulis — Colecionando Frutas.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.