O uso de anabolizantes sem orientação médica traz riscos à saúde. Apesar de não ser nenhuma novidade, os casos de complicações relacionadas ao uso indevido ainda são altos.

Essas substâncias, derivadas da testosterona (hormônio sexual masculino), são produzidas em laboratórios de forma sintética e promovem o aumento dos músculos do corpo (hipertrofia).

Um estudo apresentado no encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, em Nova Orleans nos EUA, mostrou que os andrógenos também são capazes de causar infertilidade.

Para os pesquisadores, homens que abusam de anabolizantes podem sofrer com baixa produção do hormônio testosterona e, também, de espermatozoides.

Mas após pararem ou interromperem o uso, os danos à fertilidade podem, em geral, ser revertidos.

Pelo estudo, foi visto que após 14 meses a produção de esperma já tinha se estabilizado e em 19 meses os níveis de hormônio luteinizante também havia normalizando.

A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Sydney e do Concord Repatriation General, Hospital na Austrália, em que foram feitos testes com 93 homens.

Leia mais: Anabolizantes e suplementos: qual a diferença entre eles?


A pesquisa

Os 93 homens foram divididos em 3 grupos:

  • 41 deles estavam usando testosterona ou esteroides durante a pesquisa;
  • 31 deles já haviam usado esteroides, mas estavam há 3 meses ou mais sem;
  • 21 eram saudáveis que se exercitavam sem fazer uso dessas substâncias.

Aqueles que durante o estudo ainda tomavam algum hormônio, tinham os testículos menores e também uma menor produção de espermatozoide.

Além disso, para esse mesmos participantes (homens que estavam sob uso de anabolizantes) foi possível ver uma diminuição dos níveis de outro hormônio, o luteinizante.

Ele age diretamente nos testículos e influencia a produção dos espermatozoides.

Já entre aqueles que não usavam nenhuma substância anabolizante há 3 meses ou mais, os resultados eram semelhantes aos participantes que nunca tomaram nada.

Leia mais: Estudo avalia o sêmen e possibilita novo tratamento para infertilidade


A busca por melhor desempenho e aparência, muitas vezes, leva ao uso de substâncias anabolizantes sem o devido acompanhamento médico. O que pode ser bastante prejudicial à saúde.

Fonte: Health Day


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *