As pessoas que sofrem com problemas relacionados ao peso geralmente buscam opções para diminuir os números da balança.
Algumas práticas, como exercícios físicos e uma dieta menos calórica, já estão entre as recomendações comumente usadas.
De uma forma conjunta, as duas são eficazes para fazer com que a pessoa perca peso. Porém, dificilmente sabemos o quão eficaz é cada uma quando analisadas de forma separada.
Um novo estudo, publicado na edição de março da revista Obesity, e realizado pelos pesquisadores da Universidade do Colorado Anschutz Medical Campus, revelou que o exercício físico pode ser mais eficaz que a dieta.
Alguns participantes com peso controlado consumiram a mesma quantidade energética (ou seja, calorias) que outros participantes considerados obesos. E há um motivo: mais exercícios.
Os resultados mostram que participantes que praticavam mais atividades físicas e ingeriam uma quantidade de calorias semelhantes a quem tinha sobrepeso, conseguiam manter o peso.
Assim, eram mais eficazes do que os meios de manter peso pela alimentação restritiva.
Leia mais: Metabolismo do exercícios físico: como ganhamos massa muscular?
Dieta e exercícios físicos: o melhor é aliá-los
Como já visto entre os dois métodos, o mais importante para controlar o peso foi a prática de exercícios físicos.
Por meio de testes de urina, foi possível medir exatamente o gasto energético de cada participante. Para o estudo, foram avaliadas pessoas que, em algum momento da vida, tinham sobrepeso, emagreceram e tentavam manter o peso adequado.
Entre os que faziam mais atividades, o gasto energético em cada exercício físico foi maior. Em média, eles queimavam 180 calorias a mais do que os outros participantes.
Segundo os autores do estudo, manter o equilíbrio energético através da atividade física é mais eficaz no controle da quantidade energética do que uma restrição séria de alimentos para evitar o ganho de peso.
Leia mais: Como emagrecer com saúde: dieta, exercícios, remédios, cardápio
A prática de atividades físicas regulares auxilia na manutenção do peso e na saúde em geral. Mantê-la aliada à dieta balanceada é a melhor maneira de ter mais bem-estar e qualidade de vida.
Fonte: University of Colorado Anschutz Medical Campus