As pessoas que sofrem com problemas relacionados ao peso geralmente buscam opções para diminuir os números da balança.

Algumas práticas, como exercícios físicos e uma dieta menos calórica, já estão entre as recomendações comumente usadas.

De uma forma conjunta, as duas são eficazes para fazer com que a pessoa perca peso. Porém, dificilmente sabemos o quão eficaz é cada uma quando analisadas de forma separada.

Um novo estudo, publicado na edição de março da revista Obesity, e realizado pelos pesquisadores da Universidade do Colorado Anschutz Medical Campus, revelou que o exercício físico pode ser mais eficaz que a dieta.

Alguns participantes com peso controlado consumiram a mesma quantidade energética (ou seja, calorias) que outros participantes considerados obesos. E há um motivo: mais exercícios.

Os resultados mostram que participantes que praticavam mais atividades físicas e ingeriam uma quantidade de calorias semelhantes a quem tinha sobrepeso, conseguiam manter o peso.

Assim, eram mais eficazes do que os meios de manter peso pela alimentação restritiva.

Leia mais: Metabolismo do exercícios físico: como ganhamos massa muscular?

Dieta e exercícios físicos: o melhor é aliá-los

Como já visto entre os dois métodos, o mais importante para controlar o peso foi a prática de exercícios físicos.

Por meio de testes de urina, foi possível medir exatamente o gasto energético de cada participante. Para o estudo, foram avaliadas pessoas que, em algum momento da vida, tinham sobrepeso, emagreceram e tentavam manter o peso adequado.

Entre os que faziam mais atividades, o gasto energético em cada exercício físico foi maior. Em média, eles queimavam 180 calorias a mais do que os outros participantes.

Segundo os autores do estudo, manter o equilíbrio energético através da atividade física é mais eficaz no controle da quantidade energética do que uma restrição séria de alimentos para evitar o ganho de peso.

Leia mais: Como emagrecer com saúde: dieta, exercícios, remédios, cardápio


A prática de atividades físicas regulares auxilia na manutenção do peso e na saúde em geral. Mantê-la aliada à dieta balanceada é a melhor maneira de ter mais bem-estar e qualidade de vida.

Fonte: University of Colorado Anschutz Medical Campus

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Editor Médico

Dr. Paulo Caproni

CRM/PR 27.679

Graduado em Medicina pela PUCPR. Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela USP. MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV.

Farmacêutica Responsável

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR 24612

Farmacêutica generalista, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Unicentro. Doutorado em Farmacologia pela UFPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *