Fitness

Dietas normo, hiper e hipocalóricas: para que serve, diferenças e quando são indicadas?

Publicado em: 15/04/2024Última atualização: 15/04/2024
Publicado em: 15/04/2024Última atualização: 15/04/2024
Prato com alimentos sobre a mesa.Essas dietas adequam a quantidade de calorias ingeridas com base nas necessidades do organismo.
Publicidade
Publicidade

Ao pensar em dietas, é comum se fazer uma associação com restrições alimentares que possuem o foco no emagrecimento. Porém, o termo vai muito além disso, e indica o padrão de alimentação de uma pessoa ou grupo.

Para cada objetivo, há uma dieta que será a mais adequada. A construção de um plano alimentar deve ter como ponto de partida a condição física do indivíduo e suas necessidades.

Uma das formas de definir como cada dieta será é por meio da contagem calórica. A caloria é uma medida de energia, e os alimentos são fonte dela. Nosso corpo necessita dessa energia para continuar funcionando, e é por isso que precisamos nos alimentar após um certo período de tempo.

Parte dessa energia, se não utilizada, é convertida em gordura, e por isso há um aumento do peso corporal se a ingestão for em excesso. Ela também faz parte da composição dos músculos, e em conjunto com outros fatores, auxilia no desenvolvimento da massa muscular.

Se o contrário acontece e o corpo precisa de mais calorias do que recebe, é utilizado esse estoque, promovendo a redução do peso.

Fica claro, então, que a quantidade de calorias ingerida tem relação direta com certos objetivos relacionados ao corpo e à saúde. As dietas normo, hiper e hipocalóricas surgem a partir dessa lógica.

Neste artigo você vai entender tudo sobre elas. Continue a leitura!

Índice — Neste artigo você verá:

  1. Quantas calorias são necessárias e como funciona a contagem?
  2. O que são essas dietas e como se diferenciam?
  3. Quando cada uma delas é indicada?
  4. O que comer nas dietas normo, hiper e hipocalóricas?

Quantas calorias são necessárias e como funciona a contagem?

A quantidade de calorias necessária para cada indivíduo varia de acordo com vários fatores. Por exemplo, pessoas fisicamente ativas precisam consumir um valor energético maior do que as que são sedentárias.

Isso também varia de acordo com a idade, já que crianças pequenas precisam de uma quantidade energética menor, enquanto as maiores e adolescentes precisam de mais.

Na fase adulta, porém, a necessidade de ingestão calórica diária fica entre 1.600kcal a 3.000kcal.

Cada alimento possui uma quantidade de calorias, e os industrializados levam essa informação em seus rótulos. Assim, é possível calcular a quantidade consumida.

Prato sobre a mesa enquanto pessoa se alimenta.
Para entender melhor a necessidade calórica de cada indivíduo, deve-se buscar uma orientação nutricional. Este profissional irá analisar cada um de modo individual e elaborar um plano alimentar de acordo com as particularidades.

Vale ressaltar que aumentar ou diminuir excessivamente o consumo calórico por conta própria pode ser muito prejudicial à saúde, resultando em problemas diversos. Por isso, busque sempre a orientação profissional.

Leia mais: Alimentação funcional: para que serve, benefícios e cardápio

Publicidade
Publicidade

O que são essas dietas e como se diferenciam?

Dietas normocalóricas

Esse é o tipo de dieta onde a quantidade calórica consumida diariamente é semelhante à utilizada pelo corpo.

Ou seja, não ocorre a sobra e nem a falta de calorias. Essa quantidade não é fixa, pois como citamos anteriormente, as necessidades energéticas variam de pessoa para pessoa.

Dietas hipercalóricas

Como o nome já sugere, as dietas hipercalóricas consistem naquelas onde ocorre um aumento na quantidade de calorias ingeridas, o que pode representar também um volume maior de alimentos ingeridos.

Diferente da normocalórica, onde só é consumido o necessário, aqui o plano alimentar prevê o consumo energético para além do que o corpo precisaria.

Esse tipo de dieta não é sinônimo de uma alimentação rica em açúcares ou gorduras ruins, por exemplo, ou alimentos ultraprocessados que são ricos em calorias. Pelo contrário, o consumo deve ser equilibrado, de modo que sejam priorizadas opções saudáveis e ricas em nutrientes.

O fornecimento elevado de calorias, aliado a outras medidas, como a musculação, permite o desenvolvimento de massa magra.

Dietas hipocalóricas

Nesse tipo de dieta, ocorre o chamado déficit calórico, com uma redução na quantidade ingerida. Por essa quantidade ser menor que a necessária para o funcionamento do corpo, o organismo passa a utilizar de sua reserva energética. Assim, os níveis de gordura se reduzem, visto que boa parte das calorias são convertidas em gordura.

Publicidade
Publicidade

Quando cada uma delas é indicada?

Pessoas que possuem um peso corporal adequado, baixos níveis de gordura corporal e quantidade suficiente de massa magra podem seguir uma dieta normocalórica.

As dietas hipercalóricas, por sua vez, são indicadas em casos em que o indivíduo precisa ganhar massa magra, ou seja, a muscular. Também são comuns em outros contextos onde é necessário uma reposição do peso corporal.

Já as hipocalóricas são as indicadas em casos onde se visa o emagrecimento e a redução da gordura corporal.

Leia mais: O que dificulta o emagrecimento? 7 dicas que vão te ajudar

O que comer nas dietas normo, hiper e hipocalóricas?

O cardápio de cada dieta é desenvolvido por um(a) nutricionista após a análise do paciente, e ele pode ser alterado até se encaixar em suas necessidades individuais. As sugestões de alimentos, então, devem ser dadas também de modo individual.

Porém, em geral, as dietas podem seguir alguns padrões.

Para as normocalóricas, devem ser priorizados alimentos saudáveis e uma rotina de alimentação equilibrada. Como não há um aumento ou redução das calorias ingeridas, é recomendado o consumo de produtos saudáveis em geral e que supram as necessidades do corpo.

As hiper e hipocalóricas podem ter algumas diferenças, visto que alguns alimentos possuem mais ou menos calorias.

  • Normocalóricas: proteínas magras, gorduras saudáveis, carboidratos, frutas e legumes, entre outros;
  • Hipercalóricas: pratos integrais (como arroz, massas e pães); alimentos com gordura boa (amendoim e derivados, por exemplo); vegetais (como batata doce e mandioca); ovos, cereais, frango, carne vermelha, leite e derivados.

É comum que a dieta hipercalórica inclua altos níveis de proteínas, especialmente para quem busca ganhar massa muscular. Isso porque a proteína participa desse processo, além de também atuar no fornecimento de energia.

Os carboidratos também são parte importante desse tipo de alimentação, e são priorizados juntamente com as proteínas.

  • Hipocalóricas: vegetais com altos níveis de fibras e baixo valor energético (abobrinha, brócolis, alface, entre outros); frutas com pouco açúcar (como maçã, amora e morango); laticínios com baixo teor de gordura (como leite desnatado e queijo cottage); carnes magras.

Nesse tipo de dieta, a quantidade de alimentos ingeridos durante o dia pode ser reduzida. Afinal, é necessário ter o déficit calórico.

Isso não deve ser sinônimo de fome. A chave é escolher corretamente os alimentos, priorizando o que gera saciedade e nutre o organismo adequadamente.


O comportamento de cada organismo, a rotina do indivíduo, seus hábitos e o acesso e limitações a determinados alimentos são pontos que devem ser analisados para montar uma dieta.

Por isso, o acompanhamento com um(a) nutricionista é tão importante, além de evitar um comprometimento à saúde.

Gostou deste conteúdo? No portal do Minuto Saudável você encontra diversos outros artigos como este!


Publicidade
Publicidade

Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade