Fitness

Dia Mundial do Câncer: qual a importância da data? Qual a ligação com HPV?

Publicado em: 06/02/2019Última atualização: 06/09/2023
Publicado em: 06/02/2019Última atualização: 06/09/2023
Duas mãos segurando uma a outra, entrelaçadas com um fita roxa.O Dia Mundial do Câncer é comemorado em 4 de fevereiro
Publicidade
Publicidade

O Dia Mundial do Câncer, celebrado anualmente em 4 de fevereiro, é uma iniciativa global para aumentar a conscientização sobre o câncer, promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento. 

É um movimento que busca informar a população sobre os fatores de risco, os avanços na pesquisa e as medidas que podem ser adotadas para reduzir o impacto dessa condição de saúde. 

O dia também busca mobilizar a sociedade a se unir na luta contra os mais variados tipos de cânceres, lembrando a importância de cuidar da saúde e apoiar pessoas que são portadoras da doença.

Para saber mais sobre a importância do Dia Mundial do Câncer para a população, sua ligação com HPV, entre outras informações, continue acompanhando o artigo!

Índice — Neste artigo, você encontrará:

  1. Qual a importância do Dia Mundial do Câncer?
  2. Qual a ligação com HPV?
  3. Dicas para prevenir a contaminação pelo HPV

Qual a importância do dia mundial do câncer?

O Dia Mundial do Câncer é uma campanha criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC). Uma organização referência no assunto, a qual participam mais de mil instituições ligadas ao tema dos mais diversos países.

A data faz parte do calendário global da saúde, e tem como objetivo promover a conscientização da população, com ações que fomentam a discussão, compreensão e prevenção de todos os tipos de cânceres, como por exemplo de pele, mama, pulmão, intestino e útero, por meio de conversas diretas com as autoridades governamentais.

Segundo a UICC, campanhas como essa são fundamentais para a saúde pública, pois estima-se que até 2025 ocorram 6 milhões de mortes prematuras por câncer por ano, caso não sejam adotadas medidas preventivas e estratégicas no combate à doença.

Tal cálculo se une à meta “25 para 25”, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como intuito diminuir 25% das mortes prematuras provocadas por doenças não transmissíveis, até 2025. Caso isso aconteça, estima-se que 1,5 milhão de óbitos provocados por cânceres poderão ser evitados.

Publicidade
Publicidade

Qual a ligação do câncer com HPV?

HPV (Human Papiloma Virus, papilomavírus humano, em tradução para a Língua Portuguesa), é uma infecção sexualmente transmissível, que pode causar lesões nas mucosas, pele e genitais, e que também pode ser disseminada por outros meios, como o contato entre lesões com uma pele contaminada.

Alguns tipos de HPV são considerados de risco, pois caso persistam no organismo, podem desencadear mudanças no DNA das células, tornando-as mais propensas a se tornarem cancerosas ao longo do tempo.

Porém, isso só acontece se a infecção for causada por um dos tipos de vírus oncogênicos, ou seja, que têm potencial para desenvolver um câncer no paciente. Dos 150, pelo menos 40 tipos podem infectar a região genital e 13 são considerados oncogênicos.

Câncer em regiões como no ânus, pênis, vagina, vulva, boca e garganta, estão frequentemente associados ao HPV, especialmente o câncer do colo do útero (cervical). Esse tipo é o terceiro mais comum nas mulheres, ficando atrás apenas para o câncer de mama e colorretal.

Contudo, é importante ressaltar que nem todas as pessoas que contraem HPV, irão desenvolver algum tipo de câncer. De qualquer forma, é essencial como medida preventiva vacinar-se contra o HPV e também usar preservativos ao ter relações sexuais.

Leia mais: Tudo sobre câncer colorretal

Sintomas do HPV

Alguns portadores do HPV não chegam a receber o diagnóstico, tendo em vista que não é sempre que a infecção manifesta os sintomas. Porém, em pacientes sintomáticos, a presença do vírus no organismo costuma apresentar verrugas na pele e mucosas, que podem ser vistas a olho nú ou não.

Apesar de não ter cura, o vírus do HPV pode ser eliminado pelo organismo de forma espontânea.

Ao apresentar qualquer sintoma mencionado acima, busque ajuda médica e lembre-se: jamais se automedique.

Homem com as mãos sobre os ombros de uma mulher.

Leia mais: Vacina HPV: para que serve? Efeitos colaterais, dose e preço

Publicidade
Publicidade

Dicas para prevenir a contaminação pelo HPV

O principal método de prevenção é vacinar-se contra o HPV, a vacina é distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para os seguintes grupos:

  • Meninas mulheres de 9 a 26 anos e meninos de 9 a 14 anos, com esquema de 2 doses;
  • Pessoas soropositivas, indivíduos que têm transplante de órgãos, pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos, sob o regime de imunização composto por três doses (administradas nos meses 0, 2 e 6), independentemente da idade.

O uso de preservativo, tanto masculino quanto feminino, durantes as relações sexuais, também é uma medida que ajuda a evitar a contaminação.

Além disso, exames ginecológicos, como o papanicolau, podem ser importantes para detectar lesões precursoras do câncer cervical.

Ele ajuda a identificar células anormais na camada interna do colo do útero, o que permite intervenções e tratamentos, antes que evoluam para câncer. 

Embora não identifique diretamente a presença do HPV, esse exame é um dos mais comuns e reconhecidos para identificar a condição em suas etapas iniciais.

Ao reconhecer e tratar essas alterações pré-cancerígenas, é possível prevenir totalmente o desenvolvimento da doença. Portanto, é de suma importância que as mulheres passem regularmente pelo exame de papanicolau, visando garantir a saúde cervical e a detecção precoce de potenciais problemas, não apenas HPV e câncer.

Vale ressaltar ainda que algumas mulheres grávidas portadoras do HPV podem receber orientações médicas para evitar o parto normal. No entanto, a indicação só é feita depois que os especialistas avaliam o quadro da paciente.

Ah! Caso tenha HPV, é importante fazer acompanhamento médico adequado e avisar seu(sua) parceiro(a).

Leia mais: Como agem as vacinas no organismo? Veja como são feitas


O Dia Mundial do Câncer, comemorado em 4 de fevereiro, é uma data que visa conscientizar sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer, por meio da união global na luta contra a doença.

Para mais conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar, acompanhe nossas redes sociais!


Referências

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2023 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade