Dia 4 de fevereiro é considerado o Dia Mundial do Câncer e, aproveitando a data, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou novamente a importância da luta contra a doença.

As entidades se mobilizam para informar à população sobre a incidência do câncer de colo de útero, que preocupa devido às taxas — cerca de 310 mil mulheres morrem vítimas da doença todos os anos.

Além do câncer, a IARC também chama atenção para casos de HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano). A doença sexualmente transmissível é capaz de infectar a pele e as mucosas através de um vírus e, em alguns casos, pode causar o câncer de colo de útero.

Porém, isso só acontece se a infecção for causada por um dos tipos de vírus oncogênicos, ou seja, que têm potencial para desenvolver um câncer no paciente — dos 150, pelo menos 40 tipos podem infectar a região genital e 13 são considerados oncogênicos.

É preciso destacar que, além do câncer de colo de útero, o HPV também pode causar outros tipos, como cânceres no ânus, vulva, vagina e pênis.

Alguns portadores do HPV não chegam receber o diagnóstico, tendo em vista que não é sempre que a infecção manifesta os sintomas.

Porém, em pacientes sintomáticos, podem se manifestar sangramento vaginal irregular entre os períodos menstruais, dor pélvica, verrugas na região genital e inchaço em apenas uma perna.

Apesar de não ter cura, o vírus do HPV pode ser eliminado pelo organismo de forma espontânea, porém, é preciso se preocupar da mesma forma, já que 570.000 novos casos de câncer de colo do útero foram diagnosticados no mundo em 2018.


Para a prevenção da infecção, a vacina tem um fator importante para conter os números alarmantes. Isso porque, quando vacinado, o organismo é induzido a produzir anticorpos que protegem o corpo em caso de um possível contato. Assim, previne-se também o câncer de colo do útero das mulheres.

Portanto, a orientação segundo as entidades de saúde é sempre estar atento às campanhas e ao calendário de vacinação.


O objetivo do dia mundial do câncer é fazer com que toda a sociedade discuta esse assunto, com a missão de prevenir e controlar a doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

Fonte: Reuters


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *