Um estudo dinamarquês publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) revelou que crianças que vivem próximo a natureza têm menos chance de desenvolver problemas mentais ao longo do tempo.
Isso porque, segundo os pesquisadores, os ambientes urbanos favorecem o estresse, o que demanda um maior processamento dos neurônios e pode aumentar a probabilidade de problemas psicológicos na idade adulta.
Natureza e saúde mental
No estudo, os cientistas analisaram mais de 900 mil pessoas, avaliando a quantidade de contato com a natureza que esses participantes tiveram até os 10 anos de idade. Ainda, levantaram dados sobre pacientes com distúrbios mentais.
Como resultado foi visto que o risco de transtorno mental é 55% menor em pessoas que passaram a infância perto de áreas verdes.
E não basta que esse contato seja breve. Para que os efeitos positivos sob a saúde mental sejam garantidos, é preciso que ele seja mais duradouro.
Após comparar diferentes grupos, o estudo também identificou que um maior tempo de contato com o meio ambiente na infância é mais importante para prevenir doenças mentais comparado a somente poucos momentos.
Os resultados são positivos mesmo sendo levado em consideração outros fatores de risco para a saúde mental que causam níveis altos de estresse, como: condições financeiras, sociais e histórico familiar de transtornos psiquiátricos.
Como fugir do estresse urbano?
A vida agitada nas grandes cidades pode favorecer distúrbios de humor, problemas respiratórios (devido a poluição), ansiedade e depressão.
Por isso, é importante que todos dediquem um tempo para interagir com a natureza. Passear com a família em parques e trocar passeios de carro por pedaladas podem ser boas alternativas.
E claro, é importante também reservar uma parte da casa para construir um espaço verde. Que tal uma horta?
No casos de crianças, a natureza é um ótimo lugar para gastar as energias, correndo ou praticando esportes, por exemplo. Isso contribui para a saúde do organismo como um todo.
Estar em contato com a natureza, apesar de ser algo simples, tem um papel fundamental para manter a qualidade de vida e o equilíbrio da saúde mental.
Fonte: Health Day