Já é esperado que ocorram as festas juninas entre os meses de junho e julho. Essa comemoração, que possui origens indígenas, jesuítas e caipiras, atrai diferentes públicos em várias faixas etárias.

As brincadeiras, comidas típicas, músicas e vestimentas já fazem parte de uma tradição, assim como a maquiagem, que ajuda a compor o visual.

Para ir bem caracterizado, confira as dicas de maquiagem de festa junina para as crianças e adultos no artigo abaixo.

Maquiagem de festa junina feminina simples: passo a passo

Para as mulheres, as opções de looks juninos são maiores e mais versáteis. Dá pra variar nas roupas e nos penteados, com o uso de tranças, rabo de cavalo, além de acessórios como fitas e chapéus.

Além de tudo isso, a caracterização ganha uma forcinha com a maquiagem, que pode ser bem variada.

Confira um passo a passo de make junina simples para quem prefere um visual junino mais clássico e ao mesmo tempo rápido de fazer:

Blush

Com a pele preparada previamente (já com o uso de um protetor solar, primer, base e corretivo), aplique sobre as maçãs do rosto um blush rosado, que pode ser em pó ou cremoso.

Pode ser aplicado em movimentos circulares, formando um círculo rosado em cada lado das bochechas.


Dá pra exagerar no blush, deixando bem marcado o rosto, ou optar por uma cobertura mais suave. A intensidade da cor pode ser feita de acordo com a preferência de cada pessoa.

Pintinhas

Para as pintinhas, é possível usar um lápis de olho ou um delineador pretos. Faça pontinhos ou bolinhas na região das bochechas, na área em que foi aplicado o blush.

A quantidade de pintinhas e o tamanho fica de acordo com a criatividade e preferência de cada pessoa, mas o ideal é que sejam de tamanhos proporcionais.

Batom vermelho

O batom vermelho é bastante usado nas festas juninas e é um clássico. Para essa maquiagem simples, ele é uma ótima combinação. 

Pode ser passado tradicionalmente ou com um desenho mais elaborado, tipo boca de boneca uma boa dica é fazer o desenho com um contorno labial adequado à cor do batom, pois ajuda a delimitar a região), como nos exemplos abaixo:

Sombras

Para uma maquiagem simples, a sombra pode ser passada sem o uso de técnicas mais elaboradas, como no olho esfumado degradê. Não existe uma cor padrão a ser usada, por isso é possível ousar e deixar a make bem colorida.

Maquiagem de festa junina para homem

Além da clássica combinação de camisa xadrez, calça remendada e lenço no pescoço, quem quer se fantasiar de homem também pode usar maquiagens para deixar o visual junino ainda mais caracterizado.

Nesses casos, normalmente se utiliza o lápis de olho para pintar o espaço entre as sobrancelhas, fazendo uma monocelha. Também se usa o mesmo produto para pintar um bigode, costeleta, cavanhaque ou uma barba falsa.

Outro visual muito comum para as fantasias de homem durante a festa junina é o dente da frente pintado, para que as pessoas pareçam banguelas. Para isso, também é possível utilizar o lápis de olho.

Para os homens, o complemento do visual pode ser feito com um penteado diferente ou com o uso de um chapéu de palha. Já para mulheres, prender o cabelo por baixo do chapéu é uma boa estratégia.

Como fazer maquiagem de festa junina infantil?

A festa junina é uma festividade que também atrai as crianças. Elas também têm vontade de participar dessa comemoração, seja na escola, em casa com os familiares ou com os amigos.

Para ficar a caráter, além dos trajes caipiras, é possível incrementar o visual dos pequenos com uma maquiagem simples. Confira algumas dicas:

Nas meninas

Uma maquiagem de festa junina simples e leve para as meninas consiste em fazer as clássicas pintinhas na bochecha e no uso de um blush rosado. 

Só esse passo já é o suficiente para deixá-las prontas para a festa, mas para deixar o visual ainda mais colorido é possível incrementar com o uso de uma sombra e um batom.

Para brincar ainda mais com a criatividade e deixar a maquiagem mas artística, dá pra pintar bandeirinhas no rosto ou passar o batom na boca deixando como a de uma boneca de pano.

É possível fazer o blush bem marcado, desenhando corações ou borboletas no rosto das pequenas.

Nos meninos

Nos meninos, a maquiagem de festa junina pode ser feita apenas com o uso de um lápis de olho preto. Com ele, a criança pode desenhar no rosto uma barba, um cavanhaque, um bigode, costeletas e uma monocelha.

Dá para brincar com a criatividade e as cores também. Desenhar bandeirinhas ou outros itens que remetam à festa junina também complementa o visual. 

O dente banguela de mentira também pode ser aproveitado pelas crianças, seja por meninos ou meninas.

Cuidados na maquiagem de festa junina para bebês

Os pais, nesse clima junino, podem ficar com vontade de caracterizar também os bebês e não resistir ao uso de maquiagem para deixá-los mais caipiras. No entanto, é preciso ter alguns cuidados nesses casos.

As recomendações feitas para os bebês, também podem aplicar-se no uso em crianças maiores.

O ideal é evitar o uso de qualquer maquiagem em crianças menores de 2 anos, pois até essa faixa etária a pele da criança é muito mais sensível e fina, aumentando o risco de reação alérgica.

Além disso, eles também tendem a levar as mãos aos olhos com maior frequência. Com a maquiagem, há mais riscos do produto entrar em contato com os olhos e causar ardência.

Após os 2 anos, o uso da maquiagem traz menos riscos. Ainda assim, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Use a maquiagem adequada para crianças, que não tenha formulação que possa ser tóxica. Além disso, fique atento à data de validade dos produtos para evitar reações adversas;
  • Faça um teste alérgico antes (aplique uma pequena quantidade de produto no antebraço e observe possíveis reações);
  • Use um hidratante hipoalergênico na criança antes de aplicar os produtos de maquiagem;
  • Evite passar produtos na região dos olhos, por ser uma área mais sensível e pelo fato de as crianças coçarem mais os olhos;
  • Após a festa, limpe a maquiagem da criança assim que possível, com produtos adequados.

Dicas de maquiagem e cabelo para festa junina moderna

Quem deseja deixar de lado os modelos mais clássicos e simples de maquiagem de festa junina pode optar por dicas mais modernas e estilizadas, com um ar mais elegante, artístico, romântico ou suave.

Assim como não há regras para a make do dia a dia, não há para a festa junina. É possível trazer técnicas como delineado, olho esfumado preto ou colorido, sombras escuras e cintilantes.

Para destacar a boca, o batom vermelho mais aberto não é a única opção. Os nudes ou tons mais escuros também têm seu espaço.

Abaixo separamos alguns exemplos de maquiagens juninas mais ousadas e artísticas para você inspirar-se:

Festa de São João, festa junina ou quadrilha. Apesar das variações na hora de se referir à festa, a comemoração é a mesma. 

Essa festividade é uma tradição pelos jogos, comidas gostosas, música, fogueira e por reunir as pessoas. Para ficar ainda mais no clima, é legal apostar nas maquiagens e ir caracterizado.

Separamos algumas dicas nesse artigo para você inspirar-se. Para mais dicas de beleza, continue acompanhando o Minuto Saudável.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *