Mais comum a partir dos 50 anos, o câncer de pênis é um tumor considerado pouco frequente. Seu surgimento pode estar associado principalmente a má higiene. Simples cuidados íntimos podem evitar as complicações da doença, que pode inclusive levar à retirada do órgão.
Apesar de ser uma doença pouco comum, o câncer de pênis afeta principalmente homens com mais de 50 anos. A falta de cuidados e de informação, são as principais causas do seu surgimento.
Alguns fatores podem levar ao aparecimento deste tipo de câncer
- Descuido com a higiene íntima;
- Fimose;
- Presença de secreção branca, decorrente da descamação celular que pode se acumular na região;
- Infecção pelo vírus HPV: estudos associam a infecção como uma das possíveis causas desse câncer.
Como identificá-lo
Alguns sinais podem caracterizar o surgimento do câncer, o mais comum são as feridas vermelhas que não cicatrizam. Outros sintomas que geralmente acometem o homem são:
- Manchas com aspecto esbranquiçado;
- Nódulos em qualquer parte do pênis;
- Ínguas na virilha.
O aparecimento de um ou mais desses sinais deve ser o suficiente para a visita ao médico. Quanto mais tarde se iniciar o tratamento mais avançada poderá estar a doença.
Diagnóstico precoce
Embora se trate de uma doença grave, a detecção precoce desse tipo de câncer geralmente leva à cura. Para que haja o diagnóstico ainda no início é importante que o homem esteja sempre atento ao aspecto do órgão íntimo, e também a sua volta. Qualquer mudança ou incômodo deve ser relatado ao médico.
Cuidados para prevenir
Atitudes simples podem evitar que o câncer de pênis surja. Lavar a área íntima com água e sabão, usar camisinha nas relações sexuais e realizar a cirurgia de fimose (a qual retira pele do prepúcio) são métodos eficazes para a sua prevenção.