Poucas pessoas sabem o que significa de fato qualidade de vida, mas todas elas querem ter isso em seu dia a dia. Diante dessa dúvida, viemos esclarecer o que é ter qualidade de vida, seja ela no sentir-se bem, no trabalho ou nas atividades diárias.

Índice

  1. O que é qualidade de vida?
  2. Qual a importância em se ter qualidade de vida?
  3. Como podemos ter uma boa qualidade de vida?
  4. Qual é o lugar com a melhor qualidade de vida do mundo?
  5. E aí? Deu pra entender?

O que é qualidade de vida?

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. O conceito do termo pode ser muito abrangente e acaba envolvendo inúmeros fatores que estão na vida de cada pessoa, como a saúde física, a saúde mental e psicológica, o ambiente em que essa pessoa está inserida e até mesmo onde trabalha.

A qualidade de vida está diretamente associada à autoestima e o bem estar pessoal, que podem diferir de indivíduo para indivíduo por conta de sua vida socioeconômica, o suporte familiar nas horas difíceis e até mesmo os valores culturais e religiosos de sua sociedade.

É importante não confundir a qualidade de vida com o padrão de vida. Muitas vezes o padrão de vida é um fator decisivo na qualidade de vida de um indivíduo, mas uma coisa não é a mesma coisa que a outra. Portanto, podemos simplificar que qualidade de vida é a satisfação de uma pessoa perante a sua vida cotidiana.

Qual a importância em se ter qualidade de vida?

Com a correria do dia a dia, é normal que as pessoas esqueçam um pouco de si mesmas entre um compromisso e outro, o que é um erro, diga-se de passagem. Consequências como estresse e depressão podem vir a aparecer e afetar diretamente a saúde do indivíduo, levando-o a enfrentar respostas do organismo completamente desfavoráveis a ele.

Falando em saúde, ela e a qualidade de vida são dois assuntos que estão inteiramente associados. Para se ter saúde, é necessária uma boa qualidade de vida e, para se ter qualidade de vida, é necessária a saúde. Confuso? Nem tanto.

A saúde é um conjunto de diversos fatores, entre eles econômicos, sociais, culturais e políticos. Coincidentemente ou não, esses fatores são muito semelhantes aos que são necessários para se obter uma qualidade de vida considerada como boa. Além deles, a saúde também é composta por elementos comportamentais, como a alimentação e a atividade física, elementos também importantes para a qualidade de vida e que você irá conferir mais adiante.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Como podemos ter uma boa qualidade de vida?

Manter o equilíbrio entre a nossa saúde física e mental pode ser um pouco mais complicado do que imaginamos, exigindo da pessoa esforço e força de vontade. Atualmente, há várias maneiras de se viver melhor e, muitas delas, não exigem tanto assim de você. Na verdade, basta apenas de uma readaptação de sua rotina para que itens, como os citados abaixo, sejam inseridos nela.

Alimentação correta

Uma dieta variada, saudável e balanceada ajuda bastante na saúde e no bem estar de uma pessoa. Para a adaptação, os nutricionistas recomendam:

  • Ingerir de seis a oito copos de água por dia;
  • Alimentar-se a cada três horas, intercalando as refeições com frutas;
  • Não exceder no açúcar e no sal;
  • Evitar gorduras;
  • Não abusar de bebidas alcoolicas.

Prática de atividades físicas

A prática de exercícios físicos sem exagero, e com o acompanhamento de um profissional, só traz benefícios à saúde. Ficar fisicamente ativo ajuda a combater algumas doenças corriqueiras, além de deixar o indivíduo mais disposto para fazer atividades de seu cotidiano, como carregar objetos ou subir escadas.

Realização de exames de rotina

Pessoas a partir de 35 anos de idade são recomendadas a realizarem os check-ups no mínimo uma vez ao ano. Essa bateria de exames traz um diagnóstico completo sobre como está o funcionamento de todos os órgãos da pessoa.

Ter a mente saudável

A mente, muitas vezes, influencia no comportamento das pessoas no relacionamento com seus amigos, família ou até mesmo no trabalho. Pesquisas revelam que alguns profissionais brasileiros de determinadas áreas não estão satisfeitos com a qualidade de vida que levam em seu trabalho, como é o caso de agentes, funcionários da área comercial e professores.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Como já dito, manter o equilíbrio da mente requer um pouco mais de esforço, como conviver com as diferenças entre as pessoas e aceitando-as mais facilmente, e aprender a lidar com a frustração. Nem sempre vamos ter o que queremos de forma rápida e eficaz, certo?

Uma maneira comprovada cientificamente de como podemos relaxar a mente e melhorar a nossa qualidade de vida é a prática da meditação. Dentre vários benefícios que ela nos traz, estão o impulsionamento de nossa criatividade, nossas emoções positivas, faz você ter mais compaixão e melhorar o seu autocontrole.

Caso queira começar a prática e não tem ideia de como, no final deste artigo trazemos uma lista de 5 aplicativos que te ajudam no bem estar diário, incluindo um de meditação.

Atitudes positivas constantes

É sempre importante perceber todas as coisas boas que há ao nosso redor, sejam elas materiais ou não. Além disso, até os maus humores, como raiva, tristeza e solidão, podem ser canalizados para algo bom. Por exemplo: maus humores podem ser motivadores e também podem te fazer prestar muito mais atenção ao que acontece no mundo.

Relaxamento diário das tensões

Por fim, mas não menos importante, é de essencial importância que a gente relaxe nos momentos de maiores tensões, seja através de atividades lúdicas ou de lazer. Por exemplo: se você está estressado porque seu trabalho se perdeu por conta do computador que travou, pare um pouco, respire, escute aquela música que te faz bem. Ou, ainda, se a sua profissão não está te deixando satisfeito por completo, procure hobbies aos quais você possa extravasar.

Além disso, uma boa noite de sono também auxilia, e muito, em nossa qualidade de vida. Enquanto nós dormimos e descansamos, nosso organismo trabalha em prol de diversas funções super importantes, como o fortalecimento do sistema imunológico, a secreção e liberação de hormônios, a consolidação da memória, entre outras.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Qual é o lugar com a melhor qualidade de vida do mundo?

Segundo um ranking elaborado pelo Numbeo, o maior centro de dados gerados por internautas do mundo todo, o país que conquistou o primeiro lugar foi a Suíça.  Segundo o instituto, os suíços são os que melhor tem segurança, além de assistência médica excelente e boa qualidade do ar.

Já segundo a Forbes, revista de economia e negócios dos Estados Unidos, a cidade com melhor qualidade de vida para se viver não está na Suíça, mas sim na Áustria:  Viena está em primeiro lugar, seguida de Zurique (agora sim na Suíça) e Auckland (Nova Zelândia). Para essa pesquisa, foram analisados 39 critérios, entre eles ambientes político e social, assistência médica e saúde e a educação.

E no Brasil? Qual a cidade que possui a melhor qualidade de vida?

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu as 50 melhores cidades do Brasil de acordo com o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Entre os três primeiros lugares encontram-se duas cidades paulistas, São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, e a capital catarinense, Florianópolis.

E aí? Deu pra entender?

São várias as formas de você melhorar o seu bem estar e, consequentemente, a sua qualidade de vida. Mas se quiser mais algumas dicas para dar aquele empurrãozinho que ainda falta para você mudar os seus hábitos, dê uma olhada nessa lista de aplicativos que te ajudam a combater o estresse.

Medita!

Como o nome já diz, esse aplicativo traz vários tipos de meditação para várias situações diferentes, como por exemplo orações e mantras.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Disponível para:

  • iOS

Hydro Beba Água

Beber água é essencial para a nossa sobrevivência, mas várias pessoas não possuem o hábito de beber na frequência que deveriam. Portanto, esse aplicativo cai como uma luva para elas, já que ele as lembra de beber o líquido.

Disponível para:

Bubble Wrap

Quem não gosta de brincar com um plástico bolha, hein? Esse aplicativo simula a sensação de estourar as bolhas de ar e é você quem escolhe a maneira de fazer isso.

Disponível para:

Desencoste Seus Dentes

Para quem sofre de bruxismo, esse aplicativo emite alertas que fazem a pessoa perceber se, naquele momento, ela está rangendo ou pressionando os dentes uns contra os outros.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Disponível para:

  • iOS
  • Android

Ambiance

Um som de natureza é sempre bem vindo quando o objetivo é relaxar e é exatamente isso que o Ambiance traz. São vários tipos de sons que o aplicativo possui, como o de cachoeira, vento e sinos.

Disponível para:

  • iOS
  • Android

Diz aí: se a tecnologia está tão presente nessa vida moderna, por que não usá-la para o nosso bem, não é mesmo? 🙂

Referências

http://www.saudebemestar.pt/pt/blog-saude/qualidade-de-vida/#
http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/os-dez-paises-com-mais-qualidade-de-vida-16461180
http://www.forbes.com.br/listas/2016/02/40-cidades-de-melhor-qualidade-de-vida-do-mundo/
http://viajarpelomundo.com.br/10-melhores-cidades-do-brasil-para-se-viver/   
http://nutricy.com.br/a-importancia-da-qualidade-de-vida/
http://www.hportugues.com.br/
http://www.granadeiro.adv.br/clipping/noticias/2016/04/27/pesquisa-mostra-satisfacao-dos-brasileiros-com-qualidade-de-vida-no-trabalho
http://www.thebestbrainpossible.com/how-a-bad-mood-can-be-good-for-you/
http://estilo.uol.com.br/vida-saudavel/listas/5-aplicativos-que-ajudam-no-seu-bem-estar-diario-e-evitam-o-estresse.htm
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34&sid=8
http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=a-importancia-de-dormir-bem
https://www.psychologytoday.com/blog/feeling-it/201309/20-scientific-reasons-start-meditating-today

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie o conteúdo!)
Loading...

Faça um comentário:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui