Uma dor que surge sem aviso prévio, a cãibra afeta milhares de pessoas. A cãibra é considerada uma contração muscular involuntária. Geralmente, atinge a batata da perna, mas ela também pode ser sentida nos pés, mãos e coxas. Seja ao esticar a perna ou durante a prática de uma atividade física, ninguém está livre do problema.

Possíveis motivos

É possível que alguns fatores influenciem no seu aparecimento. A ausência de determinados sais mineiras e vitaminas, pouca oxigenação na corrente sanguínea, uso de medicamentos e a falta de condicionamento físico podem estar relacionados a fadiga muscular.

Assim como suas causas são desconhecidas, os métodos para evitá-las ainda não são comprovados. Entretanto, se alongar bem, antes e depois da prática de atividades físicas, é uma das dicas para prevenir o problema.

Como lidar com ela

Aumentar a ingestão diária de líquidos é essencial para que os músculos se mantenham hidratados. Assim como a banana, que pode ser ingerida uma vez por dia para evitar esse mal.

Outros alimentos também importantes na prevenção do surgimento das cãibras são: cenoura, abacate, feijão, soja, amendoim, banana, grão-de-bico, avelã, flocos de cereais, além do leite e seus derivados.

O que fazer

Mesmo sendo difícil agir no momento em que surge, é importante fazer uma massagem no local afetado, seja pela própria pessoa ou com a ajuda de outra, e só depois realizar um leve alongamento.

Quando as cãibras são frequentes e atingem mais de um grupo muscular, elas podem estar ligadas a alguma complicação metabólica, neurológica ou endócrina. Procurar ajuda médica nesses casos pode auxiliar na identificação do problema e na escolha da melhor forma de tratamento.

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Editor Médico

Dr. Paulo Caproni

CRM/PR 27.679

Graduado em Medicina pela PUCPR. Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela USP. MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV.

Farmacêutica Responsável

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR 24612

Farmacêutica generalista, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Unicentro. Doutorado em Farmacologia pela UFPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *