Cãibras: o que fazer quando elas aparecem?

0

Uma dor que surge sem aviso prévio, a cãibra afeta milhares de pessoas. A cãibra é considerada uma contração muscular involuntária. Geralmente, atinge a batata da perna, mas ela também pode ser sentida nos pés, mãos e coxas. Seja ao esticar a perna ou durante a prática de uma atividade física, ninguém está livre do problema.

Possíveis motivos

É possível que alguns fatores influenciem no seu aparecimento. A ausência de determinados sais mineiras e vitaminas, pouca oxigenação na corrente sanguínea, uso de medicamentos e a falta de condicionamento físico podem estar relacionados a fadiga muscular.

Assim como suas causas são desconhecidas, os métodos para evitá-las ainda não são comprovados. Entretanto, se alongar bem, antes e depois da prática de atividades físicas, é uma das dicas para prevenir o problema.

Como lidar com ela

Aumentar a ingestão diária de líquidos é essencial para que os músculos se mantenham hidratados. Assim como a banana, que pode ser ingerida uma vez por dia para evitar esse mal.

Outros alimentos também importantes na prevenção do surgimento das cãibras são: cenoura, abacate, feijão, soja, amendoim, banana, grão-de-bico, avelã, flocos de cereais, além do leite e seus derivados.

O que fazer

Mesmo sendo difícil agir no momento em que surge, é importante fazer uma massagem no local afetado, seja pela própria pessoa ou com a ajuda de outra, e só depois realizar um leve alongamento.

Quando as cãibras são frequentes e atingem mais de um grupo muscular, elas podem estar ligadas a alguma complicação metabólica, neurológica ou endócrina. Procurar ajuda médica nesses casos pode auxiliar na identificação do problema e na escolha da melhor forma de tratamento.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie o conteúdo!)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.