Minuto Saudável
12/02/2019 11:52

Tomar café da manhã não ajuda a emagrecer, diz estudo

O café da manhã, nossa primeira refeição do dia, é de extrema importância para o bom desempenho do corpo humano. Ele é responsável por reabastecer o nosso organismo depois de várias horas de sono.

Por isso, é comum que as pessoas acordem com fome, pois durante toda a noite o corpo trabalha e gasta energia para manter as funções básicas, como circulação do sangue, batimentos cardíacos e respiração, por exemplo.

Porém, o ato de se alimentar de manhã passou a ser visto como uma maneira de perder calorias durante o dia e, consequentemente, emagrecer.

Isso porque, ao realizar a primeira refeição, as pessoas evitam de comer ou compensar ao longo do dia em outras coisas, como em lanches rápidos e pouco nutritivos, dando ao organismo somente o essencial.

A relação entre o peso e a primeira refeição do dia

Para entender essa questão, uma pesquisa realizada e publicada no periódico British Medical Journal (BMJ) buscou comparar a variação de peso entre as pessoas que consomem o café da manhã e as que não consomem.

Os pesquisadores analisaram 13 estudos sobre o assunto para poder conferir a influência da refeição matinal no peso e na quantidade de calorias ingeridas, alguns com foco na variação de peso e outros com o objetivo de analisar a ingestão de energia.

O resultado mostrou uma pequena variação no peso daqueles que pulam o café da manhã. Por consumirem menos calorias, devido ao fato de pularem uma refeição, o ganho calórico para essas pessoas foi menor, o que influenciou no peso.

Entretanto, o período de análise do estudo foi curto, de sete semanas para avaliação do peso e duas semanas para energia.

Apesar das limitações do estudo, o resultado mostrou o contrário do senso comum, relatando que o hábito de tomar café da manhã não ajuda a emagrecer.

Pelo estudo, foi visto que as pessoas que tomavam café da manhã, no fim do dia, tinham consumido, em média, 260 calorias a mais em comparação com as pessoas que pulavam a refeição. Além disso, as que tomavam café da manhã apresentavam maior apetite no período da tarde.

Os perigos de pular o café da manhã

Apesar dos resultados, a interpretação desse estudo exige cautela, pois a refeição na parte da manhã é fundamental para a saúde. Através dos alimentos ingeridos é possível ter mais energia para trabalhar, estudar e manter o bom humor, por exemplo.

Além disso, ao pular essa refeição, o cérebro pode entender o hábito como uma abstinência. Por isso, o organismo pode achar que é necessário acumular gordura como uma forma de armazenamento de energia.

A recomendação final do estudo é de que a prática de tomar café da manhã não seja indicada para pessoas que desejam emagrecer, pois pode provocar o efeito contrário. No entanto, destaca também a importância de mais estudos para afirmar a influência dessa refeição na balança.

Mudanças na rotina — como realizar exercícios físicos e manter uma dieta adequada — podem ter um efeito mais positivo na vida dessas pessoas do que cortar uma refeição. No entanto, essa avaliação deve ser feita um profissional da saúde.


Todas as refeições são essenciais para você ter disposição durante o dia. É importante também se alimentar nos horários certos, mesmo com a intenção de perder peso.

Use outras opções, regule as medidas, troque alimentos, mas lembre-se de ter acompanhamento médico.

Fonte: The BJM

18/04/2019 16:35

Minuto Saudável

Somos um time de especialistas em conteúdo digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*