Carnaval é sinônimo de muita festa, fantasia, diversão e, é claro… muito glitter! Mas você sabe como aproveitar esse momento para brilhar sem fazer mal para o meio ambiente e sua saúde?
Nós temos a solução!
Cada vez mais as soluções sustentáveis ganham espaço e a atenção das pessoas. Os canudos reutilizáveis e/ou feitos de materiais biodegradáveis, por exemplo, já se tornaram febre por aqui e ao redor do mundo.
Hoje você já pode comprar o seu próprio kit de canudos de aço inox, bambu, papel e até mesmo feito de materiais comestíveis pela internet, sem nem precisar sair de casa. E com os glitters, não é diferente.
São várias as opções para você adquirir e até mesmo fazer o seu próprio glitter biodegradável.
Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Então confere nossa matéria!
O “bioglitter” também passou a ser conhecido como “eco glitter” ou “glitter orgânico”. Eles são semelhantes ao glitter tradicional, porém, feitos de produtos que não agridem a natureza ou a pele.
Normalmente são produzidos com ingredientes naturais variados, como pó de rocha, celulose, sal, ágar-ágar (gelatinas de alga em pó), corantes naturais, entre outros.
Também podem ser feitos em casa ou encontrados no mercado sendo vendidos por diversas marcas brasileiras e estrangeiras. Possuem diversas opções de texturas, cores e tamanhos, para agradar todos os gostos!
Os dois principais motivos que respondem essa pergunta são: o glitter tradicional pode causar danos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde, sabia?
Olha só:
Ao tirar o glitter do corpo, durante o banho, as partículas de brilho escorrem pelo ralo e, por serem pequenas demais para serem filtradas pelo sistema de esgoto, acabam chegando aos mares e rios.
O glitter tradicional é feito de plástico, o maior poluente do oceano. Considerado um “microplástico”, ele pode facilmente ser ingerido pelos animais, prejudicando todo o desenvolvimento e a cadeia alimentar.
Ainda, além do plástico, ele possui outros materiais em sua composição. Materiais estes que podem estar envolvidos com processos químicos, que fazem com que o tempo de decomposição do produto seja ainda mais longo.
Além de ser um vilão do meio ambiente, o glitter tradicional também não faz muito bem para você.
Como já dissemos antes, o glitter é um microplástico. Dependendo da marca, pode não ter sido criado especialmente para ser passado na pele.
Os glitters de papelaria, por exemplo, foram desenvolvidos apenas para atividades escolares e artesanais.
Por isso, é fundamental ter certeza que o glitter escolhido tenha sido aprovado em um rígido controle de qualidade e não possua ingredientes tóxicos ou inadequados em sua composição.
É muito importante ter bastante cuidado ao aplicar o glitter, principalmente em crianças e nas regiões mais sensíveis, como ao redor dos olhos. Ele não deve ser usado em áreas previamente irritadas ou sobre feridas, pois pode piorar o risco de contaminação.
Também é importante lembrar da hora de retirar o glitter, pois é uma ação que exige bastante cuidado. Nunca esfregue a região, já que esse atrito pode causar irritação e lesões.
Leia mais: Hidratação da Pele: importância, como hidratar, produtos e dicas
Em vez de comprar o bioglitter, você pode fazer o seu próprio cosmético de maneira eco-friendly! Legal, né?
Aprenda como, seguindo essas duas receitinhas:
Você pode utilizar a gelatina vegetal (ágar-ágar) para montar a base da sua make. Esses produtinhos podem ser encontrados no mercado ou em lojas de produtos naturais.
Hora de usar o seu corante biodegradável e fazer uma pasta com ele. Você pode optar por compostos como a cúrcuma, spirulina, urucum ou pó de beterraba, por exemplo.
Se quiser conquistar um efeito com mais brilho, adicione também o pó de mica. É um mineral natural que dá um efeito de glow maravilhoso para a make.
Depois de misturar a base com o corante, passe a solução final em uma camada fina sob um tapete de silicone e espere até que fique 100% seco. Não tenha pressa: esse processo pode durar até 36 horas.
Após a pasta estar completamente seca, triture-a em um mixer e pronto: você já tem o seu glitter biodegradável!
Use meia colher de chá de sal de cozinha e os corantes alimentícios das cores que você desejar.
Use meia colher de chá de mica prateada, que é o mineral natural reluzente por natureza que vai garantir o efeito glow no seu glitter.
Coloque o sal em um pote e a mica em outro. Pingue a quantidade de corante que você deseja em cada um dos potinhos, misture bem com uma colher e espere secar naturalmente na sombra.
Normalmente, a mistura demora entre 1 e 2 horas para ficar completamente seca
Ps: a mica absorve bastante o corante, então você vai precisar pingar várias gotinhas até atingir o tom desejado.
Depois de seca, a mistura com a mica já estará super reluzente! A de sal estará menos, mas também proporciona um efeito incrível na pele.
Para fixar e fazer a sua maquiagem, use manteiga de karité ou outro fixador biodegradável e pronto! Está feito o seu bioglitter!
Para te ajudar ainda mais, separamos 6 opções de marcas brasileiras que vendem bioglitter. Corre que ainda dá tempo de garantir o seu antes da folia!
O mais legal de tudo isso é que os valores dos glitters biodegradáveis também são super democráticos: variam desde os R$ 6,50 até os R$ 50,00.
Basta você escolher o seu (ou os seus) preferido(s)!
A Quem Disse, Berenice? já tem opções de bioglitters para tornar o seu carnaval mais incrível. São duas versões:
Uma das pioneiras do mercado, é carioca e tem a base do seu glitter desenvolvida em algas marinhas e mica. Todos os produtos são feitos de maneira artesanal e sem nenhum composto de origem animal.
A Pura Bliogitter faz glitters em pedaços maiores, com cores exóticas. Oferece também uma pasta brilhante de biogel, que auxilia a fixar o produto na pele por mais tempo. Você pode comprar online ou nos pontos de vendas espalhados pelo Brasil.
A Glitter Glitter é uma empresa paulista que produz bioglitter 100% vegano e artesanal. O legal é que ela oferece vários modelos diferentes do brilho: no borrifador, em flocos (que precisa ser fixado com gel fixador, também vendido pela marca) e líquido.
Se você é de São Paulo, pode retirar seu pedido diretamente no escritório, mas se é de outro local, basta comprar online!
A carioca Giltra Bio desenvolve seus produtinhos a partir de celulose. Eles recebem impressão metalizada e também óleos que hidratam a pele.
O mais legal de tudo é que parte do lucro das vendas dos produtos é revertida para ajudar projetos que defendem as causas dos oceanos. Legal, né? Você pode comprar pela lojinha online e apoiar essa causa também!
A Lua Branca - Aromas Naturais é uma loja virtual que fica hospedada no site Elo 7. É especializada em vender cosméticos terapêuticos naturais e, dentre seus produtos, também oferece versões de bioglitter. Basta encomendar a sua cor preferida!
A Lá do Mato é uma loja especializada em sabonetes veganos e que também passou a produzir os bioglitters. Dentre deus produtinhos, você pode encontrar sprays purpurinados, que funcionam como um glitter líquido e deixam a pele com um brilho incrível!
Agora que você já sabe muito mais sobre o bioglitter, já está preparado para curtir o carnaval de maneira mais ecológica e segura para a sua saúde!
Conhece outras receitas para criar o seu próprio produtinho?
Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos para que eles também usem e abusem do bioglitter no feriadão!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.