Os sintomas da gripe e resfriado costumam trazer grande indisposição e gerar grande incômodo para o (a) paciente. Para aliviar esses sintomas, o (a) médico (a) pode prescrever o medicamento antigripal.
Continue acompanhando o artigo para mais informações a respeito do medicamento, sua função, quando é recomendado e como prevenir a gripe.
Antigripal é um medicamento que atua diminuindo a sensação de desconforto dos sintomas da gripe e do resfriado. Esse tipo de medicamento costuma combinar analgésicos e antitérmicos em suas fórmulas.
O analgésico, como o paracetamol e a dipirona, é um medicamento que tem como função o alívio da dor. Já o antitérmico, também conhecido como antipirético, é um medicamento prescrito para diminuir a temperatura do corpo e, consequentemente, aliviar a febre e seus sintomas.
O antigripal é recomendado para o alívio dos sintomas da gripe (CID10 - J11) e do resfriado (CID10 - J00) e não das condições em si.
Portanto, ele atua melhorando sintomas como:
Leia também: Qual a melhor vitamina para imunidade? 7 nutrientes essenciais
O medicamento antigripal pode ser encontrado na forma de comprimido, sachê, gotas e líquido. É importante ressaltar que as formas farmacêuticas apresentadas abaixo devem ser administradas conforme orientação do (a) médico (a) ou farmacêutico (a) responsável. A seguir, você descobre mais sobre cada uma delas:
As versões em comprimido do antigripal costumam ter doses compostas por 2 comprimidos que devem ser ingeridos com líquido de 8 em 8 horas. O tempo de início de ação da apresentação em comprimido é de cerca de 30 minutos após a administração.
Além disso, a idade mínima de uso varia de acordo com a combinação de componentes em sua fórmula. Portanto, antes de comprar qualquer medicamento, consulte seu (a) médico para saber a dosagem e frequência de uso mais adequada para o seu caso.
Já a apresentação em sachê é comercializada em envelopes de 5g de pó para solução oral e seu uso é recomendado para adultos e crianças acima de 6 anos de idade.
A dosagem diária varia de acordo com a idade do (a) paciente e é de 1 a 2 sachês de 4 a 4 horas para adultos e de 1 sachê de 4 a 4 horas para crianças. Além disso, o efeito dessa forma de antigripal inicia cerca de 15 minutos após sua administração.
A apresentação em gotas é recomendada para adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade. A dose diária varia de acordo com a idade do (a) paciente e é de 20 a 30 gotas, de 3 a 4 vezes ao dia, para pacientes de 2 a 4 anos e de 30 a 40 gotas, 3 a 4 vezes por dia para pacientes de 4 a 6 anos.
O antigripal líquido, ou xarope, é recomendado para crianças a partir dos 2 anos de idade e para indivíduos que possuem problemas ou dificuldades para engolir comprimidos.
Sua dose é de 30mL de 6 em 6 horas para adultos e crianças acima de 12 anos de idade e varia de acordo com a idade para pacientes menores de 12 anos de idade.
Vale reforçar que a automedicação é prejudicial para a saúde, portanto, não consuma medicamentos sem a prescrição de um (a) médico (a) ou orientação de um (a) farmacêutico (a).
Alguns dos componentes dos antigripais de uso adulto não são recomendados para menores de 12 anos, por isso, os antigripais de uso infantil combinam outros princípios ativos em suas fórmulas.
Além disso, o antigripal recomendado para uso infantil costuma ser em forma de xarope, devido ao fato de que essa é a maneira mais prática de crianças ingerirem medicamentos.
Ademais, é importante ressaltar que a versão em xarope do antigripal tem a mesma função da apresentação em comprimido desse tipo de medicamento e o uso desses é recomendado apenas para crianças acima de 2 anos de idade.
Antes de administrar qualquer medicamento em crianças, consulte um (a) médico (a) pediatra!
Alguns medicamentos antigripais possuem em sua fórmula ativos antialérgicos, como o maleato de carbinoxamina e o maleato de clorfeniramina.
Os antialérgicos, ou anti-histamínicos, são medicamentos que atuam diretamente na histamina, substância responsável por iniciar os processos alérgicos no organismo. Quando incluídos nos antigripais, eles atuam principalmente contra o sintoma da coriza.
Devido ao fato de que alguns desses compostos antialérgicos causarem sonolência, eles costumam ser incluídos nas versões para uso noturno dos antigripais (popularmente conhecidas como versão “Noite”).
A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e é especialmente eficaz na prevenção de casos mais graves e óbitos. Por isso, são realizadas campanhas de vacinação com vacinas atualizadas contra os vírus da gripe e suas possíveis variantes anualmente.
Além disso, algumas medidas podem ser tomadas como forma de prevenir casos de gripe. Entre elas estão:
O medicamento antigripal pode ser encontrado em farmácias físicas e online.
Por meio da plataforma Consulta Remédios, maior marketplace de farmácias do país, você compara preços, verifica se as farmácias da sua região possuem o medicamento em estoque e compra sem sair de casa.
Além disso, na CR você encontra diversas opções das apresentações de antigripais disponíveis. Entre elas estão:
A automedicação, ou seja, o uso sem prescrição médica de medicamentos, é extremamente nociva à saúde e pode causar uma série de problemas de curto a longo prazo, como intoxicação e comprometimento de órgãos como fígado e rins.
Portanto, consulte seu (a) médico (a) caso apresente algum sintoma adverso para que ele (a) possa prescrever o melhor tratamento para você!
Leia também: Vacina da gripe: dá reação? Veja o calendário de vacinação
____________________
A automedicação pode trazer diversos malefícios à saúde. Ao sentir quaisquer sintomas respiratórios, consulte um (a) médico (a) imediatamente!
Continue acessando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais conteúdos sobre remédios, saúde, tratamentos e bem-estar.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.