Os anticoncepcionais são um dos principais métodos utilizados pelas mulheres para não engravidar e também para manter o ciclo menstrual regular. Embora muito conhecido, seu uso deve ser feito com acompanhamento médico, pois pode causar riscos à saúde.
A orientação médica é primordial para esclarecer dúvidas das pacientes como modo de funcionamento do anticoncepcional no organismo, quando deve ser tomado, em que casos suspender o uso, entre outras recomendações para auxiliar na sua utilização.
Como podem ser encontrados diversos tipos, com variadas composições, a escolha deve ser feita com base na orientação médica.
Sem uma avaliação prévia, o seu uso pode acarretar em efeitos colaterais e riscos, como amenorréia, sangramentos incomuns, aumento de peso, riscos de trombose e doenças cardiovasculares.
Embora os anticoncepcionais se mostrem efetivos na prevenção à gravidez, outros métodos como o uso de camisinhas e do DIU (Dispositivo Intra-Uterino) podem ser utilizados. A camisinha, além de ajudar a evitar a gravidez, também auxilia na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, AIDS, gonorreia, entre outras.
Consultar o ginecologista, antes do uso de qualquer anticoncepcional, é essencial para que este oriente sobre qual seja o melhor tipo a ser utilizado e quais cuidados que devem ser tomados.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.