Acúmulo de placas de gordura nas artérias pode causar aterosclerose

0

Considerada uma doença cardíaca coronária, a aterosclerose acontece devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos. O problema afeta a capacidade de fornecimento de oxigênio e sangue para o coração e necessita de tratamento.

Causas

O problema ocorre devido ao acúmulo de colesterol e substâncias gordurosas nas paredes arteriais coronárias. Com isso, a corrente sanguínea para o coração acaba diminuindo ou até mesmo sendo interrompida.

Idade avançada, histórico familiar, tabagismo, doenças como hipertensão, diabetes e obesidade são alguns dos fatores de risco para a doença.

Sintomas

O principal sinal da aterosclerose é a dor no peito ou abaixo do tórax. Apesar disso, outros sintomas também podem ser apresentados: dor intensa nos braços, barriga e na parte superior das costas. Ela pode surgir durante alguma atividade ou em momentos de emoção, e pode desaparecer logo em seguida.

Diagnóstico

O diagnóstico conta com exames como: análises de sangue, raio-x, ecocardiograma, angiografia e testes físicos.

Tratamento

O tratamento pode variar dependendo de cada caso. Medicamentos betabloqueadores e diuréticos podem ser prescritos pelo médico.

Procedimentos cirúrgicos, como angioplastia e ponte de safena também podem ser indicados em alguns casos.

Prevenção

Evitar o sedentarismo, estresse, tabaco, além de cuidar frequentemente da alimentação podem ser dicas simples e essenciais para não sofrer com o problema.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.