Redação Minuto Saudável
30/06/2017 14:17

Acúmulo de placas de gordura nas artérias pode causar aterosclerose

Considerada uma doença cardíaca coronária, a aterosclerose acontece devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos. O problema afeta a capacidade de fornecimento de oxigênio e sangue para o coração e necessita de tratamento.

Causas

O problema ocorre devido ao acúmulo de colesterol e substâncias gordurosas nas paredes arteriais coronárias. Com isso, a corrente sanguínea para o coração acaba diminuindo ou até mesmo sendo interrompida.

Idade avançada, histórico familiar, tabagismo, doenças como hipertensão, diabetes e obesidade são alguns dos fatores de risco para a doença.

Sintomas

O principal sinal da aterosclerose é a dor no peito ou abaixo do tórax. Apesar disso, outros sintomas também podem ser apresentados: dor intensa nos braços, barriga e na parte superior das costas. Ela pode surgir durante alguma atividade ou em momentos de emoção, e pode desaparecer logo em seguida.

Diagnóstico

O diagnóstico conta com exames como: análises de sangue, raio-x, ecocardiograma, angiografia e testes físicos.

Tratamento

O tratamento pode variar dependendo de cada caso. Medicamentos betabloqueadores e diuréticos podem ser prescritos pelo médico.

Procedimentos cirúrgicos, como angioplastia e ponte de safena também podem ser indicados em alguns casos.

Prevenção

Evitar o sedentarismo, estresse, tabaco, além de cuidar frequentemente da alimentação podem ser dicas simples e essenciais para não sofrer com o problema.

16/01/2019 11:34

Redação Minuto Saudável

Somos um time de jornalistas e especialistas em comunicação digital dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*