Considerada uma doença cardíaca coronária, a aterosclerose acontece devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos. O problema afeta a capacidade de fornecimento de oxigênio e sangue para o coração e necessita de tratamento.
Causas
O problema ocorre devido ao acúmulo de colesterol e substâncias gordurosas nas paredes arteriais coronárias. Com isso, a corrente sanguínea para o coração acaba diminuindo ou até mesmo sendo interrompida.
Idade avançada, histórico familiar, tabagismo, doenças como hipertensão, diabetes e obesidade são alguns dos fatores de risco para a doença.
Sintomas
O principal sinal da aterosclerose é a dor no peito ou abaixo do tórax. Apesar disso, outros sintomas também podem ser apresentados: dor intensa nos braços, barriga e na parte superior das costas. Ela pode surgir durante alguma atividade ou em momentos de emoção, e pode desaparecer logo em seguida.
Diagnóstico
O diagnóstico conta com exames como: análises de sangue, raio-x, ecocardiograma, angiografia e testes físicos.
Tratamento
O tratamento pode variar dependendo de cada caso. Medicamentos betabloqueadores e diuréticos podem ser prescritos pelo médico.
Procedimentos cirúrgicos, como angioplastia e ponte de safena também podem ser indicados em alguns casos.
Prevenção
Evitar o sedentarismo, estresse, tabaco, além de cuidar frequentemente da alimentação podem ser dicas simples e essenciais para não sofrer com o problema.