Beleza

Teste de porosidade do cabelo na água: o que é? Funciona?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Para ter um cabelo bonito e saudável, é fundamental manter uma rotina de cuidados, com o desafio de saber o que o cabelo está precisando. Dessa forma, o teste de porosidade do cabelo na água ganhou força internet afora com a promessa de mostrar se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou restauração. Mas será que funciona? 

O Minuto Saudável vai te explicar o que é, como fazer e o que dizem os especialistas sobre a prática. 

Índice - Neste artigo, você vai encontrar:

  1. O que é a porosidade capilar?
  2. Como funciona o teste de porosidade do cabelo na água? 
  3. Alimentação para a saúde dos cabelos

O que é a porosidade capilar?

Antes de mais nada, vale explicar o que é a porosidade capilar. Não importa se o cabelo é liso, ondulado, cacheado, se é natural ou possui químicas, ou se é seco ou oleoso, a estrutura do fio é a mesma e consiste em três partes:

  • Medula capilar: parte central dos fios, formada por uma base de fibras de queratina;
  • Córtex capilar: parte intermediária, que concentra a maior parte dos nutrientes que garantem a saúde dos fios internamente e a substância que dá a cor natural aos fios (melanina);
  • Cutícula: é a região externa dos fios, que recebe os tratamentos capilares, mas também está em contato direto com fatores externos, como o uso de chapinha, água do mar ou de piscina, ou até mesmo ações do vento, temperatura e poluição;

Sendo assim, a porosidade está relacionada com a abertura da cutícula e sua capacidade de absorver e reter água e nutrientes ou danos. 

  • Quando o fio está saudável, ele tem uma porosidade média, isso permite que os tratamentos sejam absorvidos, mesmo não estando tão aberto aos agentes externos que danificam o cabelo;
  • Já nos casos em que a cutícula está muito aberta, o cabelo está poroso demais. Dessa maneira, o cabelo embaraça muito, não segura nenhum tratamento recebido e tem um aspecto opaco e textura áspera;
  • Por fim, quando o cabelo está com as cutículas muito fechadas, fica selado, menos exposto aos danos externos, mas nenhum tratamento consegue ser absorvido, o que também não é o ideal. 

Como funciona o teste de porosidade do cabelo na água?

A partir da análise do fio, podemos identificar o que ele precisa naquele momento. No entanto, nem todo mundo tem a possibilidade de fazer uma consulta de análise do fio com um (a) cabeleireiro (a) especializado em recuperar a saúde das madeixas, que seria o mais indicado.

Então, alternativas caseiras como o teste do fio de cabelo no copo d'água podem auxiliar a saber por onde começar em casa.

Nesse teste, você pega um fio do seu cabelo, coloca em um copo com água e mexe. Quando o movimento da água para, você observa em qual parte do copo o fio se encontra: 

teste porosidade
  • Se no meio, está com a porosidade boa e precisa de mais nutrição para manter a saúde dos fios;
  • Na parte de cima, quando boia, as cutículas estão bem fechadas, o que significa que o cabelo precisa de mais hidratação;
  • Já quando afunda, significa que está muito aberto e precisa de mais reconstrução.

Basicamente, todo cronograma capilar consiste em etapas de hidratação, nutrição (ou umectação em que se aplicam óleos) e reconstrução. No entanto, o que diferencia cada caso é a quantidade dos processos ao longo do mês. 

Você pode conferir como fazer cada tratamento e qual o cronograma capilar para cada caso, nesse link: O que é Cronograma Capilar, oficial, adaptado, como fazer, produtos | MS (minutosaudavel.com.br).

Alimentação para a saúde dos cabelos

Todas essas etapas de cuidado com os fios são muito importantes para um cabelo bonito e saudável, mas não são suficientes por si só.

Sem uma alimentação equilibrada e ingestão de água adequada (35ml multiplicados pelo seu peso correspondem à quantidade de água diária para seu corpo), o cabelo não estará saudável em todas as suas camadas.  

Cuidar da porosidade também tem a ver com alimentos adequados para a saúde do cabelo

Leia também: Como manter o cabelo saudável em casa? Veja dicas | MS (minutosaudavel.com.br)


Em caso de dúvidas ou questões específicas, procure sempre profissionais especializados: dermatologistas, nutricionistas, nutrólogos e, nesse caso, cabeleireiros qualificados. Mesmo que seja necessário investir um dinheiro, pode ser melhor do que situações adversas, como a queda do cabelo. 

Siga acompanhando os conteúdos do Minuto Saudável, para se manter bem informado (a) com conteúdos de beleza, saúde e bem-estar. 

Fontes consultadas:

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade