Uma série de produtos fazem parte da rotina. Sabonetes, perfume, shampoos ou lenços de nariz. É basicamente o mesmo roteiro de compras todo mês — ou toda semana.

Seja no mercado ou na farmácia, sempre há alguns produtos que não podem faltar.

Por isso, aquelas promoções ou descontos que surgem são sempre bem-vindos. Dá pra reabastecer o estoque e evitar que o produto acabe antes da próxima compra.

A semana do consumidor vem, todo ano, com esse objetivo: fazer economia.

Descontos em farmácias online chegam a 90%

Mesmo medicamentos que não têm um custo tão elevado, quando usados com frequência, resultam em valores altos — afinal, ninguém gosta de gastar com remédio.

Por isso, além de procurar aquela farmácia mais barata, os descontos ou promoções em farmácias são sempre bem-vindos.

Na semana do consumidor, eles não ficam de fora e também contam com redução no valor, que pode chegar a 90%, dependendo do estabelecimento.

A dica é ficar de olho nas ofertas e aproveitar para cuidar da saúde. Mas é tanto estabelecimento oferecendo vantagens que ficar de olho em tudo é complicado.

Por isso, recorrer às plataformas que buscam e comparam preços é um modo simples de economizar mais.

O Consulta Remédios, em 2019, traz promoções em diversos medicamentos.

Pariet, Brasart BCC, Cloridrato de metformina, Rosuvastatina, Oxcarb, Infralax e Lisinopril, por exemplo, são medicamentos que têm mais de 50% de desconto.

Mas não é só de remédios que os clientes de farmácias têm vantagens.

Isso porque aqueles itens queridinhos, como shampoos, sabonetes, produtos de higiene e bem-estar também completam a lista de descontos.

Entre as opções, há a Água Micelar da L’Oréal, Kit shampoo e condicionador Pantene Micelar, creme de mãos Cetaphil, protetor solar Dermage Photoage CC e o protetor solar Australian Gold (FPS 30), que contam com redução de até 50%.

O que é o dia do consumidor?

Originalmente, era para ser apenas 1 dia: 15 de março, o dia do consumidor. Mas a data — criada pelo ex-presidente americano John Keneddy lá em 1962 —, ficou mais flexível ao longo dos anos e, aqui no Brasil, dura uma semana inteira.

É um espécie da famosa Black Friday, em que o comércio se organiza para oferecer descontos e vantagens aos consumidores, aumentando o percentual de vendas.

Na época, o então presidente falou sobre aspectos importantes da comemoração — afinal, a semana do consumidor não pode ser apenas para as empresas lucrarem.

A data é pensada para levar descontos e oportunidades ao público, mas também para incentivar a troca de informações sobre os produtos.

Com isso, até a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a importância dela.

Para o público, é uma oportunidade de ter acessos às informações e ações realizadas pelos Procons — que são órgãos de assistência ao consumidor. Mas, claro, também é um bom período para economizar.

A partir de 2016, aqui no Brasil, a data ganhou mais visibilidade e não é difícil encontrar empresas oferecendo vantagens, promoções e benefícios aos clientes.

E não há regra: lojas físicas e e-commerces que atendem aos mais diversos setores se organizam e se preparam para atender ao público.

Maquiagens, produtos de beleza, medicamentos, perfumaria, higiene e bem-estar estão entre as opções que valem a pena serem consultadas na semana.


Do shampoo ao medicamento: a semana do consumidor ajuda no bolso e, a cada ano, movimenta mais o comércio.

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Editor Médico

Dr. Paulo Caproni

CRM/PR 27.679

Graduado em Medicina pela PUCPR. Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela USP. MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV.

Farmacêutica Responsável

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR 24612

Farmacêutica generalista, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Unicentro. Doutorado em Farmacologia pela UFPR.

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