Remédios

Salbutamol: o que é e como age a bombinha para tratar asma?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 17/12/2021Última atualização: 17/12/2021
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 17/12/2021Última atualização: 17/12/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Quem sofre com asma, bronquite ou outras doenças que afetam o sistema respiratório provavelmente conhece o sulfato de salbutamol. Esse princípio ativo é comumente utilizado como bombinha para auxiliar no tratamento da asma, mas também é comercializado como comprimido, xarope e solução injetável, dependendo do caso de cada paciente. 

Basicamente, o medicamento colabora com a função pulmonar e devido à sua função broncodilatadora, ajuda a pessoa a respirar melhor. Por isso, o Minuto Saudável listou as principais informações sobre o salbutamol, confira!

O que é e para que serve o salbutamol?

O sulfato de salbutamol é o princípio ativo de alguns medicamentos broncodilatadores, ou seja, que dilatam os brônquios e auxiliam no tratamento e na prevenção do broncoespasmo causado por doenças como asma, bronquite e enfisema, melhorando a respiração.

Em síntese, o broncoespasmo é uma contração dos brônquios que acaba obstruindo a passagem de ar pelas vias respiratórias até sua chegada ao pulmão. Isso gera a falta de ar característica dos quadros crônicos, como na asma e na bronquite. 

Broncoespasmo

Quando o sulfato de salbutamol ou algum outro princípio ativo, como terbutalina ou fenoterol, são utilizados (seja por meio da bombinha, via comprimido, xarope ou outra forma farmacêutica), há a dilatação dos brônquios e desobstrução da passagem de ar. 

Assim, durante seu tempo de ação, que inicia rapidamente após uso e se estende entre 4 a 6 horas, a pessoa consegue respirar melhor. No entanto, os broncodilatadores aliviam sintomas agudos e tem uma limitação em seu uso. Por isso, é importante destacar que a asma e outras doenças respiratórias crônicas precisam ser tratadas seguindo orientações médicas em relação a hábitos mais saudáveis, uso de medicamentos, realização de exames e consultas regulares. 

Publicidade
Publicidade

Apresentações do Salbutamol

Apesar de ser mais comumente utilizado na bombinha para inalação, o sulfato de salbutamol tem diversas formas de apresentação, que se adequam de acordo com o quadro de cada paciente:

  • Comprimido;
  • Xarope: especialmente para crianças e pessoas que se adequam melhor a medicamentos líquidos;
  • Spray aerossol: inserido na bombinha;
  • Solução para nebulização: ou seja, que pode ser utilizada em nebulizadores;
  • Solução injetável: aplicada somente em ambiente hospitalar em casos de crises agudas.
Criança usando salbutamol
Publicidade
Publicidade

Quais os efeitos colaterais de Salbutamol?

Entre os efeitos colaterais mais comuns do sulfato de salbutamol, estão:

Por isso, é importante conversar com seu (sua) médico (a) e avaliar qual o tratamento mais adequado para seu caso. 

Contraindicações do salbutamol 

A principal contraindicação do sulfato de salbutamol é em relação à dosagem e ao intervalo de uso, que deve ser feito de maneira adequada conforme indicação médica. 

Além disso, não deve ser utilizado por pacientes em tratamento com betabloqueadores não-seletivos, como o propranolol.

Publicidade
Publicidade

Preços e onde comprar

É possível comprar Salbutamol em farmácias físicas e online. No Consulta Remédios, por exemplo, você consegue fazer o comparativo dos melhores preços e ver quais lojas têm o medicamento disponível perto de você. 

A média de preços varia de acordo com o laboratório, a dosagem e a forma de apresentação, entre R$4 e R$20*.

*Preços consultados em dezembro de 2021, podendo sofrer alterações.


Ao longo do tratamento para asma e outras doenças respiratórias, o uso de broncodilatadores, como o sulfato de salbutamol, pode colaborar com a prevenção e tratamento dos broncoespasmos. 

No entanto, é fundamental o acompanhamento médico, com exames clínicos para avaliar a função pulmonar e qual o tratamento mais adequado de acordo com o (a)  paciente.

Gostou de saber mais sobre este medicamento? Então, siga acompanhando o Minuto Saudável e se mantenha bem informado (a) em diversos assuntos de saúde e bem-estar!

Fontes consultadas:

Imagem do profissional Francielle Mathias
Este artigo foi escrito por:

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR: 24612CompletarLeia mais artigos de Dra. Francielle
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade