O tempo que um relacionamento vai durar pode estar ligado a várias características, como confiança, lealdade e sinceridade.

Apesar de o amor ser o fator mais relacionado às relações afetivas, há uma outra característica essencial para a felicidade no relacionamento.

Trata-se da humildade. Esse foi o resultado de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA.

Segundo os autores, a característica é necessária para que um relacionamento dure e o casal seja feliz.

Os pesquisadores apontam que, devido à humildade, é possível que o parceiro ou a parceira sejam conscientes das suas habilidades, capazes de aceitar os seus próprios erros e também entender melhor os erros dos outros.

Juntos, esses fatores agem diretamente na convivência do casal, pois, no estudo, as pessoas consideradas mais humildes tinham uma maior chance de perdoar as outras, fazendo com que o relacionamento dure mais.

Leia mais: Felicidade no casamento pode estar ligada à genética, sugere estudo

Um método simples

O método que os autores usaram no estudo foi feito de uma forma simples, porém importante o suficiente para fornecer informações claras para o resultado.


O primeiro passo foi selecionar 284 casais e, a partir daí, analisar duas coisas: a humildade e o perdão.

Eles realizaram um questionário com questões sobre o quanto cada um se considerava humilde e se haveria perdão se o seu parceiro ou parceira fizesse algo de errado.

Para não gerar erros, os resultados foram cruzados. Ou seja, foi comparado se as pessoas que se consideravam humildes eram, também, apontadas como tal pelo parceiro ou parceira.

Como resultado do estudo, os humildes apresentaram maiores chances de perdoar o seu par em alguma dificuldade.

Isso faz com que aumente as chances do relacionamento durar mais.

Por outro lado, os participantes que consideravam o seu par “não humilde”, eram mais propensos a terminar o relacionamento, por terem dificuldade para perdoar.


Pelo resultado do estudo, foi possível ver como o comportamento individual está ligado à forma que o relacionamento pode desenvolver-se.

Fonte: Terra


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *