O processo de descobrir uma doença pode não ser um fácil, sobretudo quando há poucas opções de tratamento.
É o caso da fibrose pulmonar idiopática, que ainda não tem cura. No entanto, hoje, existem recursos capazes de controlar a progressão da doença, melhorando a condição de vida e bem-estar de pacientes, entre eles há o Ofev. Conheça a ação do remédio e suas indicações:
Ofev é o nome comercial do princípio ativo Esilato de Nintedanibe, utilizado no tratamento e retardo da progressão da fibrose pulmonar idiopática (FPI).
Quando em conjunto com outras medicações como o Docetaxel — remédio que atua no combate a células malignas — pode ser utilizado no tratamento de câncer de pulmão não pequenas células (CRNPC).
Ele é um medicamento novo, administrado via oral e fabricado pela Boehringer Ingelheim — companhia farmacêutica.
O princípio ativo do Ofev é o Esilato de Nintedanibe.
Ele é utilizado para tratar e retardar a ação da fibrose pulmonar idiopática (FPI) — doença caracterizada pela substituição do tecido saudável dos pulmões por um tecido de cicatrização (fibrose).
Além disso, quando combinado ao Docetaxel — medicamento que atua na destruição de tumores e células malignas —, ele auxilia no combate ao câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC), metastático ou recorrente, após tratamento com Platina.
O câncer metastático ocorre quando há a proliferação de tumores pelo resto do corpo, e o recorrente, quando há um tumor que já foi tratado, mas volta a manifestar-se.
O princípio ativo age inibindo a proliferação dos fibroblastos, células que participam do processo de desenvolvimento da fibrose pulmonar idiopática.
Dessa forma, ele ajuda a tratar e diminuir a progressão da doença.
Além disso, ele inibe a proliferação de células endoteliais e perivasculares — que recobrem e compõem os vasos sanguíneos —, que estão envolvidas no desenvolvimento do câncer.
De acordo com a bula, o medicamento alcança a maior concentração no sangue entre 2 e 4 horas após a administração da dose.
Assim como outros medicamentos, o Ofev pode causar alguns efeitos colaterais. As reações mais comuns são:
Outras reações menos comuns, mas ainda possíveis são:
Também são listados os efeitos incomuns, entre eles:
Vale ressaltar que cada organismo pode reagir de forma diferente à medicação, dessa forma, nem todas as pessoas necessariamente apresentarão os mesmos sintomas e com a mesma intensidade.
De acordo com a bula, o indicado é ingerir a cápsula do medicamento juntamente com água e durante refeições, para evitar sintomas como náuseas.
Para o tratamento da fibrose pulmonar idiopática, a bula orienta uma dose de 150mg, 2 vezes ao dia, administrado de 12 em 12 horas.
Já para casos de câncer de pulmão não pequenas células, a dose indicada é de 200mg, 2 vezes ao dia, também de 12 em 12 horas.
A medicação não deve ser administrada no mesmo dia que o docetaxel — medicamento que atua na destruição de células malígnas.
Dessa forma, o Ofev deve ser utilizado no intervalo de tempo da medicação. Isso significa que, como o Docetaxel possui um ciclo de 21 dias — sendo aplicado no dia 1 e novamente apenas após o período de 20 dias —, o Ofev deve ser entre administrado entre os dias 2 e 21.
Sim. O Ofev foi aprovado e registrado pela Anvisa no ano de 2015 e suas informações podem ser encontradas no site da Agência.
O laboratório que comercializa o Ofev é o Boehringer Ingelheim Química e farmacêutica.
A companhia possui um programa chamado “Inspirando você”, exclusivo para pessoas que utilizam medicamentos da Boehringer.
Por meio do programa, os(as) pacientes têm acesso a materiais informativos sobre doenças e a um canal de monitoramento periódico, em que profissionais da saúde realizam ligações para orientar sobre tratamentos.
O cadastro é realizado de forma gratuita, através do telefone do laboratório. Mais informações podem ser obtidas com a equipe profissional que orienta cada paciente ou diretamente no site do programa.
O Ofev é um medicamento de custo elevado, com valores a partir de R$8300*. Ele pode ser consultado em farmácias físicas e online.
Contudo, pacientes que possuam prescrição médica para realizar o uso da medicação podem solicitar o acesso gratuito ao remédio na justiça.
Para isso, é necessário abrir um processo judicial com informações como laudo médico, exames, requerimento e o orçamento em três farmácias diferentes.
Para a realização da cotação é possível obter auxílio na assessoria de cotação de medicamentos de alto custo, que faz um orçamento personalizado de forma simples e facilitada.
*Preço consultado em novembro de 2019. Os valores podem sofrer alteração.
A fibrose idiopática pulmonar é uma doença grave e rara que, ainda, não possui tantas opções de tratamento.
Como um avanço relacionado à doença, surgiu o Ofev, medicação utilizada para tratar o problema.
O Consulta Remédios traz outras informações sobre remédios para você. Confira!
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.