O processo de descobrir uma doença pode não ser um fácil, sobretudo quando há poucas opções de tratamento.

É o caso da fibrose pulmonar idiopática, que ainda não tem cura. No entanto, hoje, existem recursos capazes de controlar a progressão da doença, melhorando a condição de vida e bem-estar de pacientes, entre eles há o Ofev. Conheça a ação do remédio e suas indicações:

O que é Ofev?

Ofev é o nome comercial do princípio ativo Esilato de Nintedanibe, utilizado no tratamento e retardo da progressão da fibrose pulmonar idiopática (FPI).

Quando em conjunto com outras medicações como o Docetaxel — remédio que atua no combate a células malignas — pode ser utilizado no tratamento de câncer de pulmão não pequenas células (CRNPC).

Ele é um medicamento novo, administrado via oral e fabricado pela Boehringer Ingelheim — companhia farmacêutica. 

Qual o princípio ativo e para que serve o medicamento?

O princípio ativo do Ofev é o Esilato de Nintedanibe. 

Ele é utilizado para tratar e retardar a ação da fibrose pulmonar idiopática (FPI) — doença caracterizada pela substituição do tecido saudável dos pulmões por um tecido de cicatrização (fibrose). 

Além disso, quando combinado ao Docetaxel — medicamento que atua na destruição de tumores e células malignas —, ele auxilia no combate ao câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC), metastático ou recorrente, após tratamento com Platina.


O câncer metastático ocorre quando há a proliferação de tumores pelo resto do corpo, e o recorrente, quando há um tumor que já foi tratado, mas volta a manifestar-se. 

Como age Esilato de Nintedanibe?

O princípio ativo age inibindo a proliferação dos fibroblastos, células que participam do processo de desenvolvimento da fibrose pulmonar idiopática. 

Dessa forma, ele ajuda a tratar e diminuir a progressão da doença. 

Além disso, ele inibe a proliferação de células endoteliais e perivasculares — que recobrem e compõem os vasos sanguíneos —, que estão envolvidas no desenvolvimento do câncer.

De acordo com a bula, o medicamento alcança a maior concentração no sangue entre 2 e 4 horas após a administração da dose.

Quais os efeitos colaterais?

Assim como outros medicamentos, o Ofev pode causar alguns efeitos colaterais. As reações mais comuns são:

  • Diarreia;
  • Náuseas;
  • Dor abdominal;
  • Alterações nos níveis de enzimas do fígado.

Outras reações menos comuns, mas ainda possíveis são:

  • Vômito;
  • Perda de peso;
  • Diminuição do apetite;
  • Alterações no funcionamento do fígado.

Também são listados os efeitos incomuns, entre eles:

  • Hipertensão;
  • Lesões no fígado;
  • Inflamação do pâncreas;
  • Redução do número de plaquetas no sangue;
  • Coloração amarela nos olhos ou pele.

Vale ressaltar que cada organismo pode reagir de forma diferente à medicação, dessa forma, nem todas as pessoas necessariamente apresentarão os mesmos sintomas e com a mesma intensidade.

Como a bula indica usar Ofev?

De acordo com a bula, o indicado é ingerir a cápsula do medicamento juntamente com água e durante refeições, para evitar sintomas como náuseas.

Para o tratamento da fibrose pulmonar idiopática, a bula orienta uma dose de 150mg, 2 vezes ao dia, administrado de 12 em 12 horas.

Já para casos de câncer, a dose indicada é de 200mg, 2 vezes ao dia, também de 12 em 12 horas.

A medicação não deve ser administrada no mesmo dia que o docetaxel — medicamento que atua na destruição de células malígnas. 

Dessa forma, o Ofev deve ser utilizado no intervalo de tempo da medicação. Isso significa que, como o Docetaxel possui um ciclo de 21 dias — sendo aplicado no dia 1 e novamente apenas após o período de 20 dias —, o Ofev deve ser entre administrado entre os dias 2 e 21.

A ANVISA aprovou o Ofev?

Sim. O Ofev foi aprovado e registrado pela Anvisa no ano de 2015 e suas informações podem ser encontradas no site da Agência. 

Programa Inspirando você do laboratório da Ofev

O laboratório que produz o Ofev é o Boehringer Ingelheim Química e farmacêutica. 

A companhia possui um programa chamado “Inspirando você”, exclusivo para pessoas que utilizam medicamentos da Boehringer. 

Por meio do programa, os(as) pacientes têm acesso a materiais informativos sobre doenças e a um canal de monitoramento periódico, em que profissionais da saúde realizam ligações para orientar sobre tratamentos.

O cadastro é realizado de forma gratuita, através do telefone do laboratório. Mais informações podem ser obtidas com a equipe profissional que orienta cada paciente ou diretamente no site do programa.

Preço e onde comprar Ofev?

O Ofev é um medicamento de custo elevado, com valores a partir de R$8300*. Ele pode ser consultado em farmácias físicas e online. 

Contudo, pacientes que possuam prescrição médica para realizar o uso da medicação podem solicitar o acesso gratuito ao remédio na justiça. 

Para isso, é necessário abrir um processo judicial com informações como laudo médico, exames, requerimento e o orçamento em três farmácias diferentes.

Para a realização da cotação é possível obter auxílio na Assessoria de cotação de medicamentos de alto custo, que faz um orçamento personalizado de forma simples e facilitada.

*Preço consultado em novembro de 2019. Os valores podem sofrer alteração.


A fibrose idiopática pulmonar é uma doença grave e rara que, ainda, não possui tantas opções de tratamento.

Como um avanço relacionado à doença, surgiu o Ofev, medicação utilizada para tratar o problema. 

O Consulta Remédios traz outras informações sobre remédios para você. Confira!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.