A Nina Melatonina chegou para ajudar o sono a ser tranquilo e revigorante. Está com dificuldade para dormir, o sono anda conturbado, acorda mais cansado (a) do que quando foi deitar, sentiu que o rendimento no trabalho caiu devido ao sono e cansaço durante o dia? Ou precisa trabalhar durante a noite e dormir de dia e sente que isso prejudica seu bem estar?
Então, com auxílio médico, talvez esse seja um bom ajudante para a sua rotina!
O suplemento alimentar Nina Melatonina, pode auxiliar a recuperar a qualidade do sono e, consequentemente, a qualidade de vida. Antes de iniciar o tratamento, consulte seu médico para saber se o uso desse suplemento é recomendado para seu organismo.
A melatonina é um hormônio produzido pelo corpo naturalmente, mas também pode ser realizada a reposição com suplementação vitamínica, quando sua produção cai devido a inúmeros fatores, como o envelhecimento, uso de medicamentos e se têm como efeito colateral a insônia, estresse e mudanças de rotina, por exemplo.
A melatonina tem importante participação em diversas funções fisiológicas do organismo, porém, a principal delas é regular o ciclo do sono. Ela é produzida naturalmente pelo corpo quando não há luz, seja ela natural ou artificial, por isso é importante dormir em local protegido de qualquer tipo de luz. O uso de álcool e cafeína também podem interferir na produção da melatonina.
Assim como é preciso evitar utilizar dispositivos que contenham luz artificial por pelo menos 1 hora antes de dormir, como celular, tablet, televisão etc., para que o hormônio seja produzido naturalmente.
É importante que antes de iniciar o sono, não haja estímulos visuais, sonoros e olfativos no ambiente, pois eles aceleram o metabolismo e a produção de melatonina se dá justamente no processo inverso, quando o corpo está em repouso e sem luminosidade.
O nível adequado de melatonina no organismo proporciona a redução do estresse, melhora o bem-estar e disposição. Os resultados são ainda melhores quando aliado a hábitos e alimentação saudáveis.
Como visto, a melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, que é uma pequena glândula localizada na região central do cérebro, no meio dos dois hemisférios cerebrais. O hormônio age no próprio cérebro, sendo responsável pelo controle dos ciclos de sono e vigília.
A Nina Melatonina foi desenvolvida para tratar insônia, ajuda na indução e manutenção do sono e serve também para regularizar o sono de quem precisa trabalhar a noite e dormir durante o dia.
Assim, Nina Melatonina age em benefício do sono, ao controlar e auxiliar no processo de descanso e bem estar.
Leia mais: Tudo sobre Insônia: o que é, causas, tratamento, remédios e o que fazer
A dose varia de acordo com a orientação médica e pode ser indicada a partir de 0,3mg a 0,5mg de melatonina.
Porém, as doses de melatonina vendidas nas farmácias em forma de cápsulas ou em líquido são nas doses de 1mg, 2mg, 3mg, 5mg ou 10mg. A dosagem pode ser ajustada conforme a necessidade e resposta do paciente, com início em doses baixas para avaliação médica.
Nina melatonina não é indicada para ser utilizada durante o dia, pois pode desregular o ciclo circadiano e assim, causar mais sono durante o dia e pouco durante a noite, quando é preciso repousar. De acordo com a bula, o uso é recomendado que a ingestão seja de 1 a 2 horas antes de dormir.
Além disso, é importante que, pelo menos 30 minutos antes de se deitar, seja evitado o uso de luz artificial e natural do ambiente, para que o hormônio seja eficaz.
Como a melatonina pertence ao grupo de suplementos alimentares, não requer o uso de receita para realizar a compra. O suplemento quando produzido e vendido em farmácia de manipulação necessita da prescrição médica.
Mas mesmo que não seja necessária receita, é importante o acompanhamento médico para que o produto seja bom para o organismo e seu uso seja adequado para cada paciente.
Pode, se for orientado por um profissional da saúde e com base na posologia indicada pelo fabricante. A avaliação médica pode ajustar a dosagem da melatonina para melhorar o bem-estar do (a) paciente.
Ainda não existem estudos sobre a ação da melatonina em bebês, pois é uma prática recente, principalmente no Brasil. Porém, ao analisar como funciona a fisiologia humana, é possível verificar que a ação da melatonina se dá em aspectos bem específicos, os quais não se encaixam na rotina diária de um bebê, como horários e tempo de sono, por exemplo.
Vale a pena consultar o (a) médico (a) pediatra ou com um (a) nutricionista materno-infantil para analisar se cabe o uso ou não do suplemento.
Mesmo sendo uma substância bem tolerada pelo organismo, a melatonina não deve ser utilizada por gestantes, mulheres que estejam amamentando e em pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.
Os preços variam entre R$41,00 e R$64,00* em frasco de 10mL e você encontra Nina Melatonina nas melhores farmácias, físicas ou online, como a plataforma Consulta Remédios.
*Preços consultados em abril de 2022, sujeitos a alteração. Apesar de ser um suplemento, Nina Melatonina deve ser prescrita por um médico.
Continue acompanhando o Minuto Saudável se você gosta de conteúdos sobre saúde e bem-estar!
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.