Se você é daqueles que pensam que cuidar dos cabelos é “coisa de mulher”, está na hora de repensar isso! Os cabelos masculinos requerem um tratamento tão bom quanto os femininos, pois como os fios são mais grossos e as camadas menos espessas, o dono da cabeleira pode ter surpresas indesejáveis se não cuidar dela direitinho, como oleosidade, caspas e dermatite seborreica.

Para evitar essas e outras surpresinhas, separamos algumas dicas bem importantes para que seu cabelo esbanje beleza e saúde por aí!

Índice – neste artigo você encontrará:

  1. Lave os fios diariamente
  2. Maneire na água quente
  3. Utilize o shampoo específico para o seu tipo de cabelo
  4. Não use condicionador com tanta frequência
  5. Depois de lavar o cabelo, é hora de arrumá-lo
  6. Evite o uso excessivo de bonés, toucas e chapéus
  7. Faça tratamentos frequentemente
  8. Os “inimigos” de todo homem
  9. Não se esqueça de manter o corte

Lave os fios diariamente

Segundo especialistas, como grande parte dos homens tem cabelo curto, a tendência é que ele seja mais oleoso que o das mulheres. Portanto, para evitar que os fios fiquem com um aspecto de sujo e mal cuidado, trabalhe o hábito de lavá-los todos os dias. E essa prática não é apenas para deixar a oleosidade com um índice baixo não, pois ela também evita que fungos e micro-organismos se instalem em seu couro cabeludo e acabem fazendo a festa ali.

Agora que você já sabe que deve lavar a cabeleira sempre, atente-se em como ela deve ser lavada. É isso mesmo, não basta apenas passar por debaixo da água, é preciso usar alguns produtos específicos para o seu cabelo e evitar alguns outros.

Maneire na água quente

Sem dúvidas que um banho quente é relaxante, mas para os cabelos ele é um perigo! A água quente direto no couro cabeludo, além de ressecar os fios,  contribui para que a oleosidade do cabelo só aumente. Então anote aí: a temperatura correta para a lavagem é de morna para fria.

Utilize o shampoo específico para o seu tipo de cabelo

Existem muitos tipos de cabelos por aí, é só sair na rua para comprovar. Há cabelos oleosos, lisos, crespos, compridos, curtos… E graças à indústria de cosméticos, tem um shampoo específico para cada um deles. Tenha certeza de qual é o seu e arrase!

Fuja dos shampoos 2 em 1, pois eles não possuem o mesmo efeito de quando se usa separadamente o shampoo e o condicionador.

Nada de usar shampoo feminino no cabelo, pois, como já explicamos, o cabelo dos homens não são iguais ao das mulheres. Portanto, os fios masculinos necessitam de ativos que só os shampoos próprios para eles podem oferecer.

Cabelos finos e sem volume

Os shampoos para esse tipo de cabelo possuem substâncias que dão mais volume aos fios, pois preenchem o espaço de ar que há entre eles.

Cabelos crespos

Os cabelos crespos normalmente são muito secos, portanto o shampoo precisa ter uma ação hidratante muito boa. E é exatamente isso que você vai procurar na embalagem, certo?

Cabelos cacheados

Para os cabelos cacheados, é preciso um shampoo que discipline os cachos. Normalmente, esses tipos de shampoos são unissex, mas não tem problema, pois eles funcionam do mesmo jeito!

Cabelos em queda

Os shampoos antiqueda são enriquecidos com aminoácidos e vitaminas que fortalecem os fios e sua raiz, e o seu uso é indicado para todos os dias.

Várias marcas possuem esse tipo de shampoo, o Dove Men Care e o Kerium La Roche são apenas alguns deles.

Cabelos muito oleosos

Se você sente que seus fios estão engordurados mesmo logo depois de lavá-los, escolha produtos com ingredientes que regulam a atividade das glândulas sebáceas e que, ao mesmo tempo, tenham ação refrescante. Para isso, aposte no Dercos Shampoo Sebo-Corretor, produto formulado para homens e mulheres que tem o cabelo oleoso.

Cabelos rebeldes

Se o seu cabelo não fica no lugar em que você o deixou inicialmente, aposte em produtos que possuem ativos que combatem o frizz dos fios.

Cabelos grisalhos

Atente-se em sempre fazer uso de produtos específicos para as madeixas grisalhas, como o Ox Men Grisalhos. Caso você não os use, os fios podem ficar amarelados.

Cabelos lavados mais de uma vez por dia

Para que o seu cabelo não sofra nenhum dano, opte por um shampoo suave e que tenha ação hidratante, evitando, assim, o ressecamento dos fios. A nossa dica é o Shampoo Fisiogel Stiefel.

Não use condicionador com tanta frequência

O condicionador é um produto que precisa ser usado apenas nas pontas do cabelo, pois caso chegue à raiz ele pode deixar o couro cabeludo mais oleoso. Como é uma tarefa quase impossível de aplicar o condicionador apenas nas pontas para quem tem cabelo curto, o ideal é que o produto não seja utilizado com tanta frequência – duas vezes por semana já está ótimo! Mas se você possui cabelos compridos, tá liberado.

Depois de lavar o cabelo, é hora de arrumá-lo

Com o cabelo lavado, é preciso secá-lo, penteá-lo e arrumá-lo. Mas, assim como a lavagem, esses passos também precisam ter o seu devido cuidado. Por exemplo: para secar a cabeleira, não utilize muito o secador, pois ele pode danificar os fios. Então, prefira a velha e boa toalha, mas seque os fios das pontas para a raiz, e sem muita pressão para não quebrá-los.

Para ajeitar os fios da maneira que você quer, utilize um pente de madeira com dentes largos, pois ele permite a neutralização estática do cabelo. Após o penteio, é recomendado o uso de finalizadores, como o Gel Fixador Bozzano Ação Prolongada e a Pomada Modeladora Charming Special Black. Mas cuidado na quantidade, pois quando usados em excesso e não retirados do cabelo da maneira correta, alguns resíduos permanecem ali, causando oleosidade e sujeira desnecessários. A dica é que, de vez em quando, você lave os cabelos com um shampoo anti-resíduos, para que aqueles resíduos indesejados saiam de uma vez dos fios.

Por fim, mas não menos importante, se você sempre está exposto ao sol, a água do mar ou ao cloro da piscina, utilize protetor solar para os cabelos e depois, durante o banho, lave os fios bem e enxágue-os com água neutra – isto é, dessalinizada.

Evite o uso excessivo de bonés, toucas e chapéus

Além do estilo que eles proporcionam, esses itens são uma ótima solução para quando o cabelo está naqueles famosos dias ruins. Mas o uso extremo deles causam sufocamento no couro cabeludo, fazendo com que os fios fiquem ainda mais oleosos. E não os use, em hipótese alguma, com o cabelo molhado, pois aí a situação da oleosidade se agrava ainda mais.

Faça tratamentos frequentemente

Tá achando que acabamos com as dicas? Longe disso, ainda temos mais algumas para você, rapaz! Confira só:

Cuide da sua alimentação

O primeiro tratamento que você deve fazer é o de fora para dentro, isto é, cuide bem da sua alimentação, pois ela ajuda a deixar o seu cabelo sempre saudável e bonito. Para isso, invista em uma dieta rica em proteínas, ferro, sais minerais e vitaminas do complexo B.

Invista em tratamentos hidratantes

Outro tipo de tratamento que você deve fazer é aquele próprio para os cabelos. Como os fios estão sujeitos aos efeitos de agentes externos, hidratá-los com os produtos certos a cada 15 dias, mais ou menos, é uma ótima pedida.

Os “inimigos” de todo homem

Todo homem tem algum tipo de inimigo, mas existem dois que são comuns a todos: a calvície e a caspa. É por isso que resolvemos te ajudar nessa também. Se liga nas dicas!

Evite a queda dos fios

Primeiramente, é preciso ter em mente que a calvície é determinada geneticamente. Por isso, se seu pai, seu avô ou seu tio já são tratados pela família como “o careca”, pode ter certeza de que seu destino está praticamente comprometido. Mas, é importante saber também que há outros fatores que podem induzir a calvície além da hereditariedade: uso de hormônios anabolizantes, traumas do couro cabeludo e distúrbios emocionais, como o estresse.

Se você fizer o tratamento para o problema precocemente, você consegue evitar a queda excessiva dos fios! O uso de shampoo antiqueda já ajuda na prevenção, mas o tratamento específico para calvície deve ser feito com um dermatologista, pois apenas ele saberá te indicar os melhores produtos e tratamentos para o seu caso. Os produtos mais usados pelos homens são o minoxidil e a finasterida, mas nada de usá-los sem consultar um especialista antes, hein?!

Livre-se da caspa

Problema enfrentando por grande parte das pessoas, a caspa é caracterizada por descamações no couro cabeludo, oleosidade no cabelo e um cheiro nada agradável e que, se não tratada, ela não desaparecerá sozinha.

Portanto, utilize sempre um shampoo e um condicionar anticaspa e sempre seque os fios antes de se deitar. Além disso, é importante que você cuide, também, da sua higiene e da alimentação. Lembre-se que vários fatores podem influenciar na saúde do seu cabelo.

Não se esqueça de manter o corte

O ideal é que você corte as madeixas a cada 6 semanas, pois quando são cortadas com frequência, vários benefícios são trazidos a elas, como maciez, brilho, maleabilidade e beleza. Prefira sempre cortar com um especialista, pois além de saber exatamente o que é melhor para o seu cabelo, ele sempre estará por dentro das tendências.

E aí, curtiu? Se você tem alguma outra dica que não está aqui em cima, mande pra gente. Nós vamos adorar conhecer coisas novas!

Referências
http://www.cabelo-masculino.com/cuidados-basicos-para-o-cabelo-do-homem/
http://www.homemnoespelho.com.br/acerte-na-cabeca-lave-o-cabelo-do-jeito-certo/
http://www.homemnoespelho.com.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-para-ter-cabelo-bonito-e-saudavel/
http://www.seuelias.com.br/blog/8-dicas/
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/xampu-e-condicionador-devem-ser-associados-para-o-cabelo-ficar-bonito.html
http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3718/-1/caspa-higiene-cuidados-e-orientacao.html
http://homemcomh.com/2013/03/shampoo-feminino-nao-foi-feito-para-voce/

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie o conteúdo!)
Loading...

Faça um comentário:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui