Tem se tornado cada vez mais comum nas academias a prática de lutas como atividade física. Mesmo com estilos e técnicas diferentes, todas elas ajudam a perder peso e manter a boa forma, motivos que as fazem ganhar cada vez mais adeptos.

Boxe, muay thai, MMA, judô, karatê, capoeira e jiu jitsu são algumas das artes marciais mais procuradas quando o assunto é luta. Em comum todas proporcionam a perda de peso, porém, mais do que isso elas também ajudam a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, entre outros benefícios. Conhecer cada uma delas é importante antes de escolher qual praticar:

Boxe

Diferente do que se imagina o treinamento desta luta não se resume apenas aos socos. Os braços são muito utilizados, mas, além deles, outras regiões também são bastante exigidas como o abdômen, que sempre deve estar contraído, preparado para receber socos. A rotação do tronco usada durante o treinamento é uma ótima forma para melhorar a postura e também afinar a cintura.

Karatê

Nessa luta, além do físico, a parte mental também é bastante exigida. Considerada uma arte marcial muito detalhista, o karatê se caracteriza principalmente pela extensa utilização das pernas. Contudo, o corpo todo trabalha durante a prática. A disciplina é um dos pontos mais importantes para os seus praticantes.

Jiu-jitsu

Uma luta que acontece principalmente no chão, ela trabalha o condicionamento físico e a função cardiorrespiratória por conta do esforço constante. Apesar de ser importante, a força conta menos que a técnica.

Judô

Queda e imobilização são os principais focos dessa luta, e para isso acontecer, além da técnica, a força é muito necessária, principalmente dos braços e do tronco. A disciplina e o respeito são fundamentais durante o treinamento.

Capoeira

O que mais impressiona na capoeira é a flexibilidade e elasticidade adquirida com o treino, aliada ao equilíbrio.

Muay Thai

O treinamento começa com saltos, polichinelos e o uso de cordas. Os movimentos do treinamento são explosivos. Além de garantir um alto gasto calórico, o muay thai garante benefícios para a coordenação motora e também para a concentração.

MMA

O MMA é a união de todas essas lutas, além do wrestling (luta livre), mescla que garante ao seu praticante os benefícios de todas elas como equilíbrio, flexibilidade e agilidade.

Preparação

Apesar de serem benéficas, é muito importante a realização de uma avaliação médica antes de começar a prática. O início gradual e com acompanhamento de um profissional é essencial para afastar o risco de lesões.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie o conteúdo!)
Loading...

Faça um comentário:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui