Presente nas embalagens de protetores solares, a sigla FPS significa literalmente “fator de proteção solar”. O número que vemos após essas letras indica a capacidade de proteção, ou seja, quanto mais alto o número do fator, maior é a proteção oferecida pelo produto contra os malefícios dos raios UV.
Para saber qual fator é indicado para cada fototipo e como usar o produto, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo, você irá encontrar:
Antes de comprar um protetor solar, provavelmente você se pegou pensando: afinal, o que vale a pena? Um FPS15 é o suficiente? E para que servem os demais? Preciso usar um FPS100?
De forma resumida, esses números indicam a eficácia do produto. Um FPS maior, geralmente significa uma proteção maior, mas é preciso ficar atento para não cair nas armadilhas publicitárias.
O FPS também indica quanto tempo de exposição solar alguém pode ter antes de começar a se queimar. Ou seja, uma pessoa que se queimaria após 10 minutos sem proteção, só deve começar a sentir as queimaduras após 150 minutos se estiver usando um produto com FPS15.
Mas é preciso ressaltar que há um limite e a multiplicação não funciona proporcionalmente com os FPS mais altos, sendo incorreto dizer, por exemplo, que um FPS100 oferece proteção garantida por 1000 minutos.
Isso acontece porque a proteção oferecida pelo FPS tende a diminuir conforme o tempo vai passando e, também, ao entrar em contato com água, areia, cloro ou outros elementos. Sendo assim, a reaplicação do protetor deve acontecer com frequência parta garantir a proteção adequada.
Leia também: Hidratantes com FPS são menos eficazes do que protetor solar
Dermatologistas afirmam que, independente do seu tipo de pele, o FPS30 deve ser utilizado por todos, pois é o que oferece uma proteção mais eficiente e segura se comparado a FPS menores. Além disso, os fatores de proteção acima do FPS30 já podem não ser assim tão eficientes, dependendo do seu objetivo.
Fazendo aquele cálculo do tempo de proteção, um protetor com FPS30 deveria proteger a pele por aproximadamente 5 ou 6 horas. No entanto, especialistas recomendam que a aplicação de protetores solares ocorra a cada 2 ou 3 horas.
Sendo assim, utilizar FPS60 não faria tanta diferença, pois com muito menos da metade do tempo de proteção, seria necessária a sua reaplicação.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia ainda indica que são necessárias pelo menos 9 colheres de chá de protetor solar para proteger todo o corpo: 1 para a cabeça e pescoço, 2 para o tronco (frente e trás), 1 para cada braço e 2 para cada perna.
Protetores com filtro de proteção solar maior tendem a possuir uma concentração maior de compostos, responsáveis por garantirem uma melhor fixação na pele. Assim, mesmo após o banho de mar ou suar, a sua pele ainda se mantém protegida.
Além disso, pesquisas apontam que quanto maior o FPS mais ele irá absorver os raios emitidos pelo sol e, consequentemente, protegerão ainda mais a sua pele. Protetores com FPS100, por exemplo, também são bastante indicados para pessoas com peles muito sensíveis.
Leia também: Protetor solar com cor: é eficiente? Quais as vantagens?
Na hora de escolher o FPS mais adequado para você, tente levar em conta o seu fototipo.
Peles bastante pigmentadas, ou seja, que têm mais melanina, tendem a ser mais resistentes ao sol, não queimando tão fácil quanto peles menos pigmentadas. Ainda assim, mesmo fototipos como V e VI estão suscetíveis ao câncer de pele, de modo que o recomendado também será um protetor solar com no mínimo FPS30.
Seguindo as indicações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, podemos concluir que, para garantir segurança contra os raios UV, deve-se utilizar protetores solares com um fator de no mínimo 30, o que pode ser aderido por todos os fototipos, do I ao VI.
Os fototipos I (muito sensível) e II (sensível), no entanto, são os menos pigmentados e podem se beneficiar de produtos com FPS mais alto. Portanto, recomenda-se a utilização de FPS60 para peles sensíveis e que queimam fácil ao sol. Além disso, a reaplicação do produto também deve ser mais frequente para garantir a proteção.
Entender o que significa o FPS pode ajudar você a escolher o produto mais adequado para a sua rotina, mas não se deixe enganar por falsas promessas de proteção. Em caso de dúvidas, procure a orientação de um(a) dermatologista.
Para mais dicas sobre saúde, continue acompanhando o portal do Minuto Saudável e siga nossos perfis nas redes sociais.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.