A campanha Fevereiro Laranja tem como objetivo conscientizar a população brasileira a respeito da leucemia e da importância da doação de medula óssea. O mês é dedicado à divulgação de informações a respeito do diagnóstico precoce e do tratamento da condição, além do incentivo à doação de medula.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, cerca de 10 mil pessoas são diagnosticadas com leucemia por ano. Grande parte dos casos da doença necessita do transplante de medula óssea, processo que só acontece quando há 100% de compatibilidade entre receptor e doador. Por conta disso, há cerca de 30% de chance de compatibilidade entre irmãos e uma porcentagem ainda menor entre pessoas sem parentesco.
Portanto, o aumento no número de doadores voluntários cadastrados aumenta também as chances de compatibilidade.
Continue acompanhando o artigo para descobrir o que é a leucemia, quais são os seus sintomas, como doar a medula óssea e como colaborar com a campanha do Fevereiro Laranja.
A leucemia é um tipo de câncer do sangue de causa desconhecida que começa na medula óssea. A condição acontece quando há uma formação de células malignas, de funcionamento anormal, que se proliferam rapidamente e acabam substituindo as células saudáveis.
Há 12 tipos diferentes de leucemia, divididos entre agudos e crônicos conforme a velocidade em que as células cancerígenas se espalham, sendo os 4 principais:
A condição pode atingir pessoas de todas as idades e é diagnosticada por meio de exames como o hemograma completo ou por exames de medula óssea, como o mielograma, a imunofenotipagem e o cariótipo.
Os principais sintomas da leucemia são:
Alguns pacientes também podem ter suor noturno, perda de peso, desconforto abdominal e dores nos ossos e articulações. Além de inchaço, normalmente sem dor, na região do pescoço e axilas.
No caso da condição atingir o Sistema Nervoso Central, sintomas como dor de cabeça, náuseas, vômitos e desorientação podem se manifestar.
A grande maioria dos pacientes que desenvolvem a condição não têm fatores de risco que possam sofrer modificações e, devido a isso, não há como prevenir a leucemia.
É necessário então se manter atento a presença de sintomas e realizar exames de rotina, notando qualquer alteração no sangue.
Leia também: Hormônio do sono pode ajudar no transplante de medula óssea
A medula óssea, conhecida popularmente como “tutano”, é uma estrutura líquido-gelatinosa presente no interior dos ossos que produz os glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas. O transplante dessa estrutura se faz necessário para o tratamento de cerca de 80 doenças, entre elas a leucemia.
O Brasil tem o terceiro maior banco de doadores desse tecido do mundo, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), responsável pelo cruzamento do banco de dados entre doadores e receptores.
A doação pode ser realizada de duas maneiras: em centro cirúrgico, sob anestesia, por um método conhecido por punções (quando algo é retirado por perfuração) ou pela aférese (quando os elementos do sangue são separados por um aparelho). Para doar é necessário:
O candidato a doador deve agendar uma consulta ou palestra no hemocentro de seu estado, assinar um termo de consentimento e preencher um formulário com suas informações pessoais. A partir disso, uma pequena quantidade de sangue é retirada e submetida à análise para identificar suas características e cruzar com o banco de dados de receptores.
Ademais, a medula óssea se recupera cerca de 15 dias após a doação e devido a isso, é possível doá-la mais de uma vez, contanto que se espere pelo menos 6 meses da primeira doação e que ela seja feita por um método diferente desta.
Você colabora com a campanha Fevereiro Laranja ao compartilhar informações e materiais de fontes confiáveis e respeitadas sobre a leucemia e a doação de medula óssea com sua família, amigos e nas redes sociais.
Além disso, outra maneira de colaborar com a campanha e com o tratamento da condição é se cadastrar como doador voluntário de medula óssea no REDOME.
Realize exames de rotina e fique atento ao aparecimento de quaisquer sintomas da condição. Caso tenha interesse em doar medula óssea, consulte um (a) médico (a) para mais informações.
Continue acessando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre saúde, doenças e seus tratamentos.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.