
Usar protetor solar é um dos cuidados mais recomendados para evitar danos à pele, entretanto a ausência da exposição ao sol pode implicar em consequências, dentre elas a ausência de vitamina D. O sol é o principal responsável pela absorção adequada dessa vitamina. Mas, isto só acaba sendo possível quando a pele se encontra sem a proteção dos filtros solares.
Sabe-se que em determinados horários como das 10h às 16h a exposição aos raios não é recomendada. Porém, antes e depois desse período tomar 15 minutos de sol pode ser necessário para que o nutriente seja sintetizado.
Os riscos
Entretanto, esse cuidado só traz benefícios se houver a ingestão da vitamina, a qual pode ser encontrada em alimentos como carne, ovos, peixe, e leite, e também na forma de medicamentos, que só pode ser consumida com indicação médica.
Sem a ingestão e absorção desse nutriente o corpo tende a mandar sinais de que algo está errado. Sintomas que podem até mesmo se mostrar como doenças:
Problemas cardiovasculares;
Asma: outro problema associado a ausência de vitamina D;
Depressão: até mesmo essa condição pode acontecer em decorrência da ausência da vitamina, principalmente na adolescência;
Fraqueza dos músculo;
Raquitismo e osteomalácia: outros problemas ósseos ligados a falta do nutriente;
Autismo: estudos apontam que a falta da vitamina D durante a gravidez tende a influenciar diretamente na saúde da criança, a qual pode desenvolver autismo.