Usar protetor solar é um dos cuidados mais recomendados para evitar danos à pele, entretanto a ausência da exposição ao sol pode implicar em consequências, dentre elas a ausência de vitamina D. O sol é o principal responsável pela absorção adequada dessa vitamina. Mas, isto só acaba sendo possível quando a pele se encontra sem a proteção dos filtros solares.

Sabe-se que em determinados horários como das 10h às 16h a exposição aos raios não é recomendada. Porém, antes e depois desse período tomar 15 minutos de sol pode ser necessário para que o nutriente seja sintetizado.

Os riscos

Entretanto, esse cuidado só traz benefícios se houver a ingestão da vitamina, a qual pode ser encontrada em alimentos como carne, ovos, peixe, e leite, e também na forma de medicamentos, que só pode ser consumida com indicação médica.

Sem a ingestão e absorção desse nutriente o corpo tende a mandar sinais de que algo está errado. Sintomas que podem até mesmo se mostrar como doenças:

Pressão alta;

Problemas cardiovasculares;

Osteoporose;

Asma: outro problema associado a ausência de vitamina D;

Depressão: até mesmo essa condição pode acontecer em decorrência da ausência da vitamina, principalmente na adolescência;

Fraqueza dos músculo;

Raquitismo e osteomalácia: outros problemas ósseos ligados a falta do nutriente;

Autismo: estudos apontam que a falta da vitamina D durante a gravidez tende a influenciar diretamente na saúde da criança, a qual pode desenvolver autismo.

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Editor Médico

Dr. Paulo Caproni

CRM/PR 27.679

Graduado em Medicina pela PUCPR. Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela USP. MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV.

Farmacêutica Responsável

Dra. Francielle Mathias

CRF/PR 24612

Farmacêutica generalista, com Mestrado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Unicentro. Doutorado em Farmacologia pela UFPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *