Saúde

Deficiência sensorial: o que causa, tipos e quais são os sintomas?

Publicado em: 25/04/2023Última atualização: 25/04/2023
Publicado em: 25/04/2023Última atualização: 25/04/2023
Pessoa sentada a frente de um quadro usado para exame médico.Pessoa sentada a frente de um quadro usado para exame médico.
Publicidade
Publicidade

deficiência sensorial é caracterizada como uma série de déficits nos órgãos dos sentidos, ou seja, na visão e audição. Essas complicações influenciam no fluxo de vida da pessoa, com comprometimento de variável e baixo ou profundo e permanente em um ou mais sentidos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas tem algum tipo de deficiência, sendo que cerca de 17,2 milhões dessas pessoas são brasileiras.

Para saber mais sobre deficiência sensorial, suas causas, tipos, sinais e sintomas, continue acompanhando o artigo!

Índice — Neste artigo, você encontrará:

  1. O que causa deficiência sensorial?
  2. Tipos
  3. Sinais e sintomas
  4. Como é feito o diagnóstico de deficiência sensorial?
  5. Tratamentos e acompanhamento

O que causa deficiência sensorial?

No caso de deficiência visual (baixa visão), as principais causas estão relacionadas com outras condições de saúde preexistentes como:


Na deficiência auditiva, outras condições podem ser as causadoras, como no caso da diabetestumores cerebraisacidente vascular cerebral ou meningite.

Publicidade
Publicidade

Tipos

As deficiências sensoriais são classificadas em dois tipos e envolvem os seguintes comprometimentos:

Deficiência visual

Esse termo é usado para definir pessoas com dificuldade para enxergar por conta de perda parcial ou total da visão. Diante disso, é considerada deficiência visual quando há comprometimento de 40 a 60% da visão.

A baixa visão

Trata-se de uma subcategoria na deficiência visual causada quando uma das estruturas do olho, denominada como fóvea, é acometida severamente. A condição pode ser classificada em leve, moderada e profunda.

Cegueira

É caracterizada como uma condição congênita, ou seja, o(a) paciente já nasce cega. Nesse caso, sua causa está relacionada com má formação.

Deficiência auditiva

A deficiência auditiva é caracterizada por ser uma condição adquirida após o parto, desenvolvida, ao longo da vida ou então provocada por uma lesão que atinge as estruturas do ouvido.

pessoa segurando aparelho auditivo.

Publicidade
Publicidade

Sinais e sintomas

Alguns dos sinais e sintomas que envolvem as duas condições podem aparecer em crianças ou em adultos. Entre eles estão:

  • Enxergar manchas;
  • Visão embaçada;
  • Contorno escuro em volta da visão;
  • Mancha centralizada na visão;
  • Dificuldade de realizar quaisquer atividades por limitações na visão;
  • Dificuldade de diferenciar cores;
  • Não consegue ouvir em ambientes barulhentos;
  • Zumbidos, chiados e apitos no ouvido;
  • Se assusta com sons fortes;
  • Não responde quando chamado.

Leia maisDeficiência intelectual: o que causa e como tratar 

Como é feito o diagnóstico de deficiência sensorial?

O diagnóstico pode ser realizado por um(a) terapeuta ocupacional por meio de uma bateria de testes que envolvem a avaliação motora, prática de atividades, percepção sensorial e percepção visual motora. É diante dos levantamentos dessa testagem que o(a) terapeuta chegará ao diagnóstico.

Outro modo de se chegar ao diagnóstico é por meio da avaliação de um(a) médico(a) em conjunto com a escola, família e terapeuta ocupacional. Nesse caso, são levantados todos os dados sobre a criança e realizadas testagens sensoriais para se chegar ao diagnóstico.

Publicidade
Publicidade

Tratamentos e acompanhamento

O tratamento e acompanhamento para essas condições envolvem a adoção de tecnologias assistivas, que proporcionam melhor adaptação das crianças e adultos com essa condição. Confira abaixo um pouco sobre cada uma delas:

Tecnologias assistivas (TA)

Utiliza atividades, equipamentos ou dispositivos que possibilitam a participação de pessoas com deficiência ou de mobilidade reduzida, proporcionando sua autonomia, qualidade de vida e inclusão social.

Essa terminologia visa identificar a imensidão de recursos e serviços que possibilitam a ampliação das habilidades funcionais das pessoas com deficiência, promovendo sua inclusão.

TA para deficiências auditivas

Um dos recursos disponibilizados para pessoas com surdez é a janela de interpretação de língua dos sinais.

A legendagem para essas pessoas tem como objetivo tradução de falas em produção audiovisual, em forma de texto escrito e em sinais em uma mesma língua.

Um exemplo é o sistema utilizado pela Justiça Eleitoral, a Rybená, que consegue converter páginas da interne, para Libras ou Voz, possibilitando que pessoas com baixa visão e analfabetos funcionais tenham acesso ao conteúdo.

TA para deficiências visuais

O leitor de tela é outro tipo de tecnologia assistiva que fornece informações por voz dos elementos exibidos no computador. Para navegar utilizando esse software, é necessário uso dos comandos pelo teclado. Algumas dessas ferramentas são:

  • JAWS (Job Acess With Speech);
  • NVDA (Non Visual Desktop Acess);
  • OSCA;
  • TalkBack;
  • VoiceOver;
  • DOSVOX.

TA para surdocegueira

Essa condição demanda um atendimento diferenciado na comunicação, informação e mobilidade, pois necessita comunicar-se por meio da língua de sinais táteis. Um exemplo é o método Tadoma, que corresponde ao toque do polegar no lábio do(a) interlocutor(a) e mantém os outros dedos na mandíbula, bochecha e garganta, facilitando o entendimento do que está sendo dito.

Por fim, o acompanhamento para essa condição envolve o terapeuta ocupacional, psicólogo(a) e fisioterapeuta com o intuito de proporcionar qualidade de vida para o(a) paciente e mais autonomia em sua rotina. 


A deficiência sensorial é um deficit nos órgãos dos sentidos que influenciam no fluxo normal de vida da pessoa.

Para mais informações sobre saúde, continue acompanhando as redes sociais e o site do Minuto Saudável!


Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade