O corretivo é um produto de maquiagem usado para cobrir as imperfeições do rosto, como espinhas, rugas, olheiras e manchas na pele. Ele também pode ser utilizado para iluminar alguns pontos e ajudar no contorno, como as pálpebras, o nariz, a testa e o queixo.

Para passar o corretivo, não tem muito segredo. Basta espalhar sobre a área que deseja cobrir.

Recomenda-se espalhar com leves batidinhas em vez de outros movimentos. Se achar necessário, aplique mais produto.

Ele pode ajudar a disfarçar olheiras e deixar a make mais uniforme. Por isso, alguns truques e dicas podem ajudar na hora de escolher o produto e aplicá-lo!

Corretivos líquidos ou bastão? Qual é o melhor?

Depende de cada caso.

Os corretivos líquido ou cremoso são mais indicados para cobrir olheiras e outras imperfeições grandes (como rugas e marcas de expressão.

A cobertura dos corretivos líquidos é, em geral, mais leve. Isso porque ele facilita na hora de passar e não sobrecarrega a pele.


O tipo líquido é indicado para pessoas com a pele entre mista e oleosa. Mesmo assim, é importante ler o rótulo e identificar se o produto é ‘oil free’ ou seja, sem óleos.

Já os produtos em pó ou em bastão cobrem espinhas e manchas, mas podem deixar a pele mais carregada. Em geral, podem não ser a melhor opção para corrigir linhas de expressão ou rugas, pois acabam acentuando as marquinhas.

Além disso, em grande parte dos casos, os corretivos em bastão e em pó são indicados, principalmente para peles secas. Isso porque possuem mais óleos em sua composição, o que ajuda a hidratar a pele.

Para passar o corretivo, pode-se usar um pincel, uma esponja de maquiagem ou até mesmo os próprios dedos (se essa for sua opção, lembre-se de lavar bem as mãos antes de começar).

Independente do aplicar, o ideal é espalhar com batidas para que ele seja depositado da forma mais natural e homogênea possível.

Como passar corretivo nos olhos para disfarçar olheiras?

Primeiro, escolha corretamente a cor do seu corretivo. Para disfarçar as olheiras, é indicado investir nos corretivos coloridos, pois eles podem neutralizar as imperfeições da pele.

Para isso, o tom deve ser complementar aos tons da olheira.  

Existem várias cores, como azul, roxo, verde, vermelho e amarelo. Cada uma com sua finalidade.

Mesmo que seja o corretivo cor de pele, para uniformizar ou iluminar a região, o modo de aplicação é o mesmo.

Depois de escolher corretamente a cor do corretivo, identifique as olheiras. Para isso, se olhe no espelho e abaixe a cabeça. A região mais escura abaixo dos olhos é a olheira que precisa ser disfarçada.

1º passo

Usando o pincel do produto ou os próprios dedos, desenhe um triângulo de cabeça para baixo (com a base sobre a olheira e a ponta para a bochecha). É importante deixar o centro do triângulo sem produto, já que esse espaço vazio evita que tenha corretivo em excesso.

2º Passo

Espalhe o produto levemente dando batidinhas com o dedo ou esponja. Evite fazer movimentos de vai e vem, já que esses acabam tirando o produto ou estragando o resultado final.

3º Passo

Espalhe bem o produto até os cílios inferiores para que não se crie uma sombra. Os cantos (internos e externos) dos olhos também devem receber uma fina camada do produto para uniformizar a pele.

4º Passo

Passe o produto até a pálpebra, principalmente se não for passar sombra. Isso dá um aspecto mais natural para a maquiagem. Para cobrir essa região, pode-se usar o restinho de produto que sobrou nos dedos ou no pincel.

5º Passo

Se achar necessário, passe um pouco mais de produto até que você se sinta confortável com o resultado. Utilizar pó compacto por cima pode ajudar a dar mais neutralidade ou disfarçar a oleosidade da pálpebra.

Como usar cada cor do corretivo?

A cor do corretivo deve ser em tons complementares aos tons da imperfeição. Se a falha for amarronzada, o corretivo deve ser em tons roxos. Imperfeições arroxeadas devem ser cobertas com tons laranja e amarelo. Se forem em tons de rosa ou vermelho, deve usar-se um corretivo verde.

Mas também há dicas para escolher o produto cor de pele. Se a preferência não são os coloridos, o tom do corretivo deve ser mais claro que sua pele.

Ou seja, se você usa base nº 2, o corretivo precisa ser do tom nº 1.

Leia mais: Base Líquida Supermate quem disse, berenice? Resenha e cores

Pois quando destoam da sua pele, não ficam naturais e podem até em esconder as imperfeições.

Verde

Os tons verde de corretivos anulam regiões da pele avermelhadas. Por isso, corretivo verde é recomendado para cobrir espinhas e manchas neste tom.

Amarelo

Já os corretivos em tons de amarelo são utilizados para encobrir as manchas roxas, como alguns tipos de olheiras.

Vermelho ou laranja

Essas duas tonalidades são utilizadas para cobrir as manchas marrons. Olheiras profundas também podem ser escondidas por corretivos vermelhos ou alaranjados.

Azul ou lilás

O tom azul dos corretivos é recomendado para esconder as manchas do sol ou as sardinhas.

Devo passar corretivo antes ou depois da base?

O corretivo deve ser aplicado depois da base para cobrir as imperfeições que ela não conseguiu esconder. Isso porque passar base exige movimentos (de vai e vem e círculos) que podem acabar retirando o corretivo. Escolher o tom correto dos produtos também influencia na make.

A base serve para uniformizar a pele e fazer uma correção geral, já o corretivo vai cobrir ou iluminar regiões específicas, complementando a base. Por isso, vai depois.

Leia mais: Qual a melhor base para pele oleosa? 6 opções para você testar


O corretivo é um dos produtos indispensáveis para fazer uma maquiagem perfeita. Existem várias cores, consistências e marcas para escolher.

O Minuto Saudável ainda traz muitas outras dicas de beleza. Confira!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *