Saber como usar corretivo é um dos passos mais importantes para uma pele perfeita na maquiagem.
Esse produto é um grande aliado na hora de se maquiar, pois permite diferentes efeitos e possibilita disfarçar olheiras, manchas escuras, cicatrizes e espinhas.
Existem diferentes tonalidades de corretivos e alguns coloridos, ou seja, para todos os tipos de pele e para as diferentes finalidades.
Quando se trata do corretivo comum, ele pode ser um tom mais claro ou mais escuro do que a cor da base, depende muito do efeito que se busca com o produto.
Usar um corretivo mais claro pode ajudar a iluminar, mas também pode acentuar as olheiras.
Nas pessoas que não possuem muitas imperfeições para cobrir, o corretivo claro pode acabar provocando um efeito muito artificial ou deixando a pessoa pálida. Por isso, em geral, o ideal é optar pelo mesmo tom da base.
Para encontrar o produto ideal não existe muito segredo, sendo necessário ir testando diferentes marcas e cores.
Confira abaixo algumas dicas de como usar esse produto para ter uma maquiagem impecável!
O corretivo convencional, escolhido de acordo com a cor de cada pele, normalmente provoca apenas um efeito clareador. Ao usá-lo para cobrir uma olheira, por exemplo, ela acaba ficando apenas mais suave, mas ainda perceptível. Em alguns casos tende a se tornar um violeta clarinho.
Para cobri-la completamente com esse corretivo pode ser necessário a aplicação de várias camadas de produto, o que pode não proporcionar um acabamento tão bom. Afinal, ninguém gosta de ficar com o rosto com o famoso aspecto de “massa corrida”.
Os corretivos coloridos entram como solução nesses casos, já que conseguem disfarçar olheiras escuras, manchas e espinhas sem necessidade de muitas camadas.
Isso ocorre porque uma cor específica é capaz de neutralizar a cor oposta. Os principais corretivos são o laranja (salmão), verde, amarelo, lilás e vermelho.
Entenda a função de cada um deles:
O corretivo laranja ou mais puxado pro salmão é usado normalmente para cobrir olheiras azuladas, especialmente nas pessoas que possuem vasinhos e veias bem mais perceptíveis.
Pode ser utilizado também para disfarçar tons acinzentados, que pode ser comum na pele negra.
Leia mais: Como tirar olheiras: dicas simples e rápidas para amenizar
O corretivo verde é recomendado para pessoas que precisam corrigir imperfeições como cicatrizes, espinhas, vasinhos e manchas vermelhas (das espinhas ou ao redor do nariz, nos cantinhos laterais às narinas).
Esta cor de corretivo pode ajudar a neutralizar olheiras profundas (roxas ou marrom) e também a disfarçar hematomas roxos.
O corretivo lilás pode ser usado pelas pessoas que possuem manchinhas na pele como sardas ou manchas mais amarronzadas.
Recomendado para pessoas com pele negra. Também pode ser usado em pessoas com vitiligo, para ajudar a dar pigmentação à pele.
Como visto, nem sempre o corretivo colorido será a melhor opção para o acabamento que se deseja. Convém utilizar antes o corretivo na cor da pele e, caso o resultado não seja bom, partir para o uso dos coloridos.
Por isso, para um uso correto do corretivo colorido, algumas dicas são interessantes:
Com exceção dos corretivos coloridos, que devem vir antes da base, o mais aconselhado é usar o corretivo comum só depois de aplicar a base. Isso porque ele tem função de cobrir o que a base não conseguiu disfarçar totalmente.
Ao usar o corretivo antes, pode ocorrer um desperdício de produto ou uso exagerado, já que a base também é capaz de disfarçar pequenas manchas e olheiras mais leves.
Aplicando depois é possível observar bem o que precisa ainda ser disfarçado ou iluminado pelo corretivo. Assim, a cobertura fica mais bonita e sem efeito craquelado por excesso de maquiagem.
Outro ponto importante de se destacar é que no uso da base, os movimentos feitos com a esponja, pincel ou dedos tendem a ser mais intensos. Assim, ao aplicar o corretivo antes, a pessoa pode acabar retirando-o na hora de aplicar a base, deixando a cobertura mais falhada.
Leia mais: Como passar base no rosto? Dicas para usar pincel, esponja e dedos
Nem sempre é possível notar que o resultado não foi o melhor de imediato, mas ao longo do dia, se o corretivo for aplicado por baixo, as manchinhas e olheiras tendem a ficar evidentes mais rapidamente.
Saber qual produto certo e como usar corretivo na área dos olhos é importante para disfarçar olheiras e evitar que o produto fique craquelado na região, formando ou destacando linhas de expressão. Existem algumas dicas que ajudam a deixar o acabamento perfeito. Confira no passo a passo abaixo:
Aplique o corretivo no tom desejado formando um triângulo na área abaixo dos olhos, com os dedos ou um pincel. Não é necessário preencher esse triângulo, pois assim não há um desperdício de produto.
Com o contorno do triângulo feito, comece a espalhar o corretivo para o centro dele. Com o dedo, dê leves batidinhas para espalhar o produto.
O ideal é evitar movimentos de vai e vem, pois isso pode acabar retirando o produto ou deixando ele pouco uniforme.
Para não criar uma sombra na região dos olhos, tenha cuidado em espalhar bem os produtos rente aos cílios inferiores, como um contorno dos olhos.
Ainda em movimentos de leves batidinhas, comece a levar o produto também em direção às pálpebras.
É comum a pálpebra ser mais pigmentada que outras regiões do rosto. Por isso, o corretivo também pode ser usado para deixar a região mais clara. O produto pode ser aplicado para dar um melhor acabamento na hora de colocar a sombra.
Em excesso, o corretivo pode acabar destacando linhas finas de expressão, podendo ficar acumulado no côncavo. Por isso, menos é mais na hora de usá-lo. O acabamento deve ser natural, como se a pele fosse assim naturalmente.
Depende. A melhor cor de corretivo depende da cor da olheira. Os corretivos coloridos são usados para o efeito cromático, o que significa que neutralizam uma cor oposta. Por exemplo, uma pessoa com olheira mais acinzentada ou arroxeada deve optar pelos corretivos mais alaranjados ou avermelhados.
Já o verde neutraliza melhor as manchas mais avermelhadas, e o marrom e lilás as olheiras escuras e profundas (marrons ou arroxeadas).
Se a olheira for mais clarinha, o corretivo cor de pele pode ser o suficiente para disfarçar.
Confira algumas sugestões desses produtos e marcas de corretivo que podem ajudar a disfarçar as olheiras*:
* Os preços se referem a buscas realizadas em julho de 2019, indicando o melhor valor encontrado no Consulta Remédios. Todos os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio.
Com a maquiagem pronta, é como se o corretivo passasse despercebido. Ao lado de um olho bem delineado e com sombra, ou com um batom vermelho de destaque, o efeito do corretivo não tem um destaque tão grande.
No entanto, o papel que desempenha é capaz de transformar o visual de alguém ao disfarçar olheiras, manchas e cicatrizes.
Buscamos colocar algumas dicas importantes de como usar corretivo e as diferentes cores disponíveis.
Continue acompanhando dicas de beleza no Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.