O colo do útero, também conhecido como cérvix, é uma estrutura que faz parte do sistema reprodutor feminino. Ele pode se encontrar aberto ou fechado de acordo com algumas situações da vida da mulher.
Este artigo serve como um guia para sanar as principais dúvidas a respeito do colo do útero, qual é a sua função, quando está aberto e quando recorrer a um (a) médico (a).
O colo do útero (cérvix) é a parte inferior do útero. De formato cilíndrico e formado por músculos e fibras elásticas. A estrutura é composta pelo endocérvice (parte interna) e o exocérvice (parte externa).
Além de ligar a região íntima da mulher ao útero, o colo é o responsável por proteger a região e outros órgãos do sistema reprodutivo. Isso é possível por conta de suas glândulas, que produzem e liberam um muco que impede a entrada de microorganismos.
Ademais, a estrutura tem importante papel na fertilidade, concepção, gravidez e na menstruação.
A estrutura se abre logo antes da ovulação, permitindo que o espermatozóide passe do canal vaginal para o útero, o que gera uma possível fertilização e gravidez. Além disso, durante o período do ciclo menstrual, as glândulas da estrutura reduzem a produção de muco cervical.
Quando não há fertilização, o colo do útero se abre para que a menstruação chegue ao exterior. Ademais, a estrutura também abre no parto para ajudar na passagem do bebê.
As principais causas do colo de útero aberto são a ovulação, a menstruação, o parto e uma condição conhecida como insuficiência cervical, na qual a estrutura abre prematuramente e pode causar aborto ou parto prematuro.
Leia também: 11 mitos e verdades sobre menstruação: o atraso é normal?
O (a) médico (a) verifica se o cérvix está aberto por meio de um exame visual e de tato, visto que o colo uterino é a única estrutura do útero que pode ser vista e tocada.
Ao longo do procedimento, também é possível verificar lesões e condições que acometem a estrutura.
É possível descobrir se a estrutura está aberta por meio de um exame.
A estrutura tem função importante durante a gestação, visto que ele se fecha como forma de manter a gravidez e o feto no local adequado, além de impedir que microorganismos atinjam a região.
Além disso, à medida que o parto se aproxima, o cérvix muda toda a sua estrutura e se abre para permitir que o bebê passe do útero para o canal vaginal.
A paciente deve procurar auxílio médico quando apresentar os seguintes sintomas:
Leia também: Trompas de falópio: o que é, função, como desobstruir e mais
____________________
Mantenha as consultas médicas regulares com um (a) ginecologista para garantir que está tudo bem com a sua saúde. Em caso de dúvidas, entre em contato com um (a) profissional da saúde.
Continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais conteúdos sobre saúde da mulher, gravidez e bem-estar.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.