Remédios

Colírio para lentes de contato: confira algumas das opções

Publicado em: 15/07/2020Última atualização: 15/07/2020
Publicado em: 15/07/2020Última atualização: 15/07/2020
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Quem usa lentes de contato precisa ter alguns cuidados diários, como a limpeza e higienização delas. Mais do que isso, também é necessário cuidar da saúde e até do conforto na região dos olhos.

Isso porque o uso da lente pode provocar alguns incômodos. Para evitar ou solucionar esse problema, pode ser indicado o uso de colírios. Veja algumas opções:

Lente de contato: rígida e gelatinosa

Existem diferentes tipos de lente de contato, basicamente as mais populares são as gelatinosas e rígidas. O nome está associado diretamente ao material de que são feitas e suas texturas.

Assim, as lentes gelatinosas são como que um “papel” fino e gelatinoso, proporcionando mais conforto e uma adaptação mais fácil para quem faz o seu uso. 

Há diferentes marcas responsáveis pela fabricação dessas lentes, assim como há diversos materiais utilizados na fabricação. Além disso, cada uma dessas opções apresenta a própria taxa de oxigenação da córnea e acúmulo de detritos.

Esses dois fatores estão relacionados com o tempo de uso da lente. Ou seja, de quanto em quanto tempo é necessário trocar e/ou descartá-las. Há diferentes opções, porém, as mais comuns são lentes de uso diário, quinzenal ou mensal.

Respectivamente, devem ser descartadas com 1 dia, 15 dias ou 30 dias de uso. Vale destacar que para escolher a ideal para o seu caso, é preciso seguir as orientação do(a) oftalmologista.

Por fim, quanto às lentes rígidas, não há muita variação. Elas são fabricadas em um material duro (semelhante ao acrílico), como o próprio nome sugere. 

Apesar desse tipo de lente ser mais eficaz  em alguns casos e até menos nocivas aos olhos, não são tão populares — sendo usadas por apenas, aproximadamente, 10% dos pacientes.

O principal motivo é o fato de que sua adaptação é mais difícil, considerando que ela é realmente rígida/dura e pode ser mais desconfortável inicialmente. No geral, elas são indicadas para pessoas com doenças específicas (como ceratocone) ou graus muito altos.

Publicidade
Publicidade

Colírio umidificante para lentes de contato

As lentes de contato podem deixar a região ocular mais sensibilizada. Mas vale lembrar que isso também pode ocorrer, naturalmente, devido a outras questões — clima seco, poeira, coçar os olhos, alergias, etc.

https://minutosaudavel.com.br/colirio-para-olho-seco/

Nesses casos, pode ser utilizado um colírio para ajudar na lubrificação da região ocular. Mas vale lembrar que não é recomendada a automedicação, nem mesmo com os colírios. Assim, o ideal é buscar ajuda de um(a) oftalmologista.

Então, o(a) profissional poderá analisar se é o caso de receitar um colírio umidificante como forma de dar mais conforto para quem usa as lentes. Confira algumas das opções:

Todas essas opções têm como finalidade aliviar ardor e incômodos que podem ser causados pelo uso das lentes de contato. Assim, proporcionando mais conforto, especialmente para pessoas que se expõe muito a poluição, luz, poeira, etc.

Há também a recomendação de que o ideal é que, para usar com lentes de contato, o colírio deve ser isento de conservantes. Por isso, nem todo colírio lubrificante é ideal para as lentes.

Vale destacar que as opções listadas são para o uso em lentes de contato gelatinosas.

Pode usar colírio umidificante em lente de contato rígida?

A lente de contato rígida não se molda a córnea, como a gelatinosa. Dessa forma, ela deixa uma “fresta” que é preenchida pela lágrima natural da pessoa, o que faz com que geralmente não seja necessário o uso do colírio.

Porém, algumas pessoas podem sentir incômodos na região ocular ou ter naturalmente o olho mais seco, o que pode fazer com que seja necessário o uso do colírio. Nesse caso, deve-se procurar um(a) oftalmologista para a prescrição correta.

Além disso, vale destacar que quem usa lente de contato rígida, sempre precisa retirar a lente antes de fazer aplicação de qualquer colírio.

Publicidade
Publicidade

Colírio para olho irritado pela lente

Muitos fatores podem provocar sensibilidade e irritação nos olhos: conjuntivite, alergias, clima seco, exposição demasiada à luz, etc. Dentre esses, também está o uso de lentes de contato.

Considere que ela é um “corpo estranho” em seus olhos e é normal que algumas vezes ocorra irritação, especialmente após longos períodos de uso. Nesse caso, você pode sentir coceira, vermelhidão, ardor e outros incômodos.

Para ajudar, o primeiro passo é retirar a lente e higienizar os olhos. Se isso não resolver, pode ser indicado o uso de colírios “comuns” que proporcionam limpeza e hidratação, tais como:

Se a irritação persistir, suspenda esses cuidados e busque um(a) oftalmologista.

Pode usar colírio medicamentoso na lente de contato?

Não. Qualquer colírio medicamentoso não deve ser utilizado nas lentes de contato, pois isso pode fazer com que ela seja danificada. 

Além disso, a eficácia do tratamento será comprometida, considerando que a lente não permitirá que a substância medicamentosa atinja o olho por completo.

Desse modo, quando for necessário o utilizar de um colírio medicamentoso por uma pessoa que usa lentes de contato, deve ser feita a retirada delas para a aplicação do colírio. Feito isso, é ideal esperar entre 20 e 30 minutos (após a aplicação) para recolocá-las.

Lembrando que essas são orientações genéricas e que é imprescindível seguir a recomendação do(a) oftalmologista para saber os cuidados em seu caso.

Publicidade
Publicidade

Colírio é igual a gotas umidificantes?

Não. Existem diversos tipos de colírios, desde os mais comuns, utilizados para irritações leves ou alergias oculares, até os medicamentosos que são prescritos para o tratamento de doenças oculares.

https://minutosaudavel.com.br/colirio-antialergico/

Porém, vale destacar que apesar do primeiro tipo ser indicado apenas para limpeza e hidratação do globo ocular, também é considerado um tipo de medicação. 

Já as gotas umidificantes são soluções que têm como finalidade lubrificar e umidificar os olhos, especialmente no caso de quem usa lentes de contato. Mesmo assim, para fazer o seu uso, também é necessário contar com a ajuda de um(a) oftalmologista.

Dessa forma, podendo fazer um uso seguro e adequado do produto, sem danificar as lentes ou causar prejuízos à saúde ocular.

Colírio para lente de contato: qual o preço?

O preço* dos colírios pode variar conforme a sua marca, tamanho e tipo. Além disso, fatores como a disponibilidade do produto em sua região também podem interferir.

Para ajudar a encontrar a melhor opção, você pode optar pela plataforma Consulta Remédios, que compara os preços do mesmo produto em sua localidade. Assim, você pode comprar pelo melhor valor e receber direto em sua casa.

Confira o preço de algumas das opções de colírios (umidificante) para lente de contato:

Dicas: cuidados com a lente de contato

Quem usa lente de contato já sabe que são necessário alguns cuidados básicos para evitar complicações e fazer um uso correto delas. Porém, é sempre bom reforçar algumas dicas essenciais — confira:

  • Higienize corretamente elas;
  • Certifique-se de estar com as mãos limpas para colocá-las;
  • Se possível, mantenha as unhas curtas para evitar o acúmulo de sujeiras e bactérias, bem como lesões na hora de tirar ou colocar as lentes;
  • Antes de colocá-las sempre se certifique que não há detritos visíveis ou danificações;
  • Troque o seu estojo de lentes a cada seis meses (no mínimo);
  • Higienize as lentes com frequência;
  • Não durma com a lente de contato;
  • Nunca use a lente por mais tempo do que o indicado pelo(a) oftalmologista.

Seguindo esses e outros cuidados, certamente você vai evitar problemas devido ao uso da lente e terá maior conforto. Além disso, é sempre importante lembrar que em caso de sintomas de irritação ou infecção, retire as lentes e procure o(a) especialista.


O uso de colírios é quase que indispensável para quem usa lente de contato. Porém, lembre-se que existem diferentes tipos desse produto e que ele é uma medicação. Dessa forma, não deve ser usado deliberadamente e sim com auxílio de um(a) profissional.

Continue acompanhando o Minuto Saudável para mais conteúdos sobre saúde em geral!

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade