Os chás em geral são muito conhecidos por conta de suas propriedades medicinais. Quem nunca ouviu um “toma um chazinho que melhora”?
Seja para ajudar na imunidade ou para diminuir dores, geralmente existe um para ajudar a diminuir sintomas diversos.
Entre eles, o chá de alho que, apesar de não ser o preferido de grande parte das pessoas, pode trazer benefícios para a saúde.
Saiba mais sobre a bebida e para que serve!
O chá de alho é uma bebida consumida geralmente morna, resultado da infusão de uma planta conhecida como Alho.
Chamada cientificamente de Allium sativum, a planta pode ser usada tanto como tempero, quanto para fins medicinais.
Porém, quando ingerido puro, o sabor do alho é forte e até mesmo desagradável para algumas pessoas. Por isso, sua versão em chá é uma boa opção para quem quer obter os benefícios do alimento, porém, com o gosto um pouco atenuado.
Confira mais sobre a bebida!
Desde o fortalecimento do sistema imunológico até a prevenção de doenças cardiovasculares, o chá de alho serve para auxiliar no bom funcionamento de diversas áreas do corpo e no equilíbrio do organismo.
Ele serve também para:
O alho possui um composto chamado Alicina, principal responsável por seus fins medicinais.
A substância participa da redução da pressão arterial em casos de pressão alta, já que funciona como um vasodilatador.
Dessa forma, ele facilita o fluxo sanguíneo, prevenindo doenças cardiovasculares como o ataque cardíaco.
O consumo do chá de alho pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, pois além da Alicina, ele possui vitamina C, que auxilia na produção de glóbulos brancos (de defesa).
Dessa forma, ele ajuda a combater os sintomas de gripes e resfriados, além de possuir propriedades expectorantes, que podem auxiliar no tratamento de casos como o acúmulo de muco.
Além disso, o chá ajuda a tratar outras infecções, já que possui efeito antifúngico e antibacteriano.
Os níveis de colesterol podem ser reduzidos com o consumo de alho. Isso ocorre por conta da presença da substância Alicina em sua composição.
Assim, a bebida ajuda a prevenir problemas como aterosclerose — endurecimento das artérias por conta de acúmulo de gordura —, por exemplo.
O alho possui propriedades antioxidantes como o selênio (elemento químico), que atuam combatendo os radicais livres — moléculas capazes de provocar o envelhecimento das células.
Dessa forma, ele auxilia a prevenir o envelhecimento precoce das células e tecidos.
O chá de alho é um bom aliado para quem quer acabar com problemas como a tosse.
Por ter propriedades expectorantes, a bebida ajuda a eliminar o muco em excesso, muitas vezes presente junto ao problema.
Além disso, as propriedades anti-inflamatórias presentes no chá, propiciadas pela Alicina, ajudam a reduzir a inflamação nos pulmões, uma das possíveis causas da tosse.
Não há, ainda, comprovação científica de que o chá de alho auxilie na perda de peso.
Contudo, o alho possui propriedades termogênicas, ou seja, promove o aumento da temperatura corporal, o que pode levar à queima de gordura mais acelerada.
Além disso, a bebida pode ajudar a promover a saciedade, o que, em geral, diminui a fome e, consequentemente, faz com que menos calorias sejam ingeridas.
Porém, vale lembrar que o chá de alho isolado não trará grandes resultados na balança. Para uma significativa perda de peso, é necessário, junto ao consumo, a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.
O chá de alho, em geral, é simples de preparar. Ele pode ser feito puro ou com ingredientes como mel, para ajudar a reduzir o sabor forte da bebida e potencializar seus efeitos terapêuticos.
Puro, ele pode ser feito em alguns passos:
Outras opções são:
O mel pode ser utilizado para adoçar o chá para quem não se agrada com o sabor puro da bebida.
Para prepará-lo, basta adicionar entre 1 e 2 colheres de mel ao chá já pronto.
Adicionar limão ao chá de alho pode ajudar a intensificar ainda mais os benefícios da bebida.
Isso ocorre pois o limão é rico em antioxidantes que auxiliam a prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, ele possui propriedades detox, que ajudam a eliminar toxinas do organismo.
Para preparar a bebida, basta:
Pode ser adicionado mel para adoçar.
A combinação do alho e gengibre também é uma boa opção na hora de preparar um chá.
As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do gengibre ajudam a intensificar os benefícios já proporcionados pelo alho, além de promover um sabor diferenciado à bebida.
Para preparar:
É possível adicionar um pouco de mel (de 1 a 2 colheres) para suavizar o sabor.
Não diretamente. Muitas receitas caseiras indicam que o uso do alho é benéfico para a hidratação e crescimento do cabelo.
Porém, além de não haver comprovação científica sobre tais benefícios, esse possível resultado se dá por meio da aplicação do óleo de alho ou da mistura do alimento com outros ingredientes nos fios.
Dessa forma, a ingestão da versão em chá não trará benefícios diretos para o cabelo.
Por conta de suas propriedades, o chá de alho pode ter diversas aplicações na saúde, atuando na regulação da pressão alta e até mesmo o colesterol. Confira alguns dos benefícios e malefícios:
Entre os principais benefícios proporcionados pelo consumo de chá de alho, estão:
Assim como grande parte dos alimentos, o chá de alho possui alguns malefícios. Entre eles, estão:
Nos casos de hálito forte, uma dica é, após ingerir a bebida, mastigar 3 folhas de hortelã, que age como um desodorizante, diminuindo o odor deixado na boca pelo chá.
Como o consumo em excesso pode acarretar problemas gástricos, vale sempre a moderação.
Assim como outros chás, o chá de alho possui algumas contraindicações.
Em geral, a ingestão da bebida não é indicada em casos de pessoas que têm problemas relacionados à pressão baixa, uma vez que ele atua na redução da pressão arterial.
Além disso, pessoas com distúrbios hemorrágicos ou que tenham realizado alguma cirurgia recente também devem evitar o chá, pois pode aumentar os riscos de sangramento.
Vale sempre conversar com o(a) médico(a) responsável sobre os efeitos do chá para cada caso.
O alho pode ser encontrado em mercados, feiras ou lojas de produtos naturais.
Seu preço pode variar de acordo com a área geográfica ou estabelecimento, mas em geral custa (in natura) cerca de R$6 a cada 200g — aproximadamente 3 cabeças de alho.
Existem versões industrializadas de alho triturado, por exemplo.
Contudo, vale sempre priorizar a versão natural, já que durante o processo de industrialização, geralmente o alimento perde parte de seus nutrientes.
O chá de alho é uma bebida versátil que, apesar de não ter um sabor que agrada a todos(as), pode ser benéfica para a saúde!
Você já experimentou? Conta para gente nos comentários!
O Minuto Saudável tem outras informações sobre chás e remédios naturais para você! Leia mais e continue informado(a)!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.