As características do albinismo

0

O albinismo – doença genética – afeta a produção de melanina da derme, o que causa alterações na coloração da pele, dos cabelos, e muitas vezes também dos olhos. A pessoa com este problema possui a pele extremamente clara, devido a ausência parcial ou total dessa pigmentação. Além destas características, a doença pode aumentar a sensibilidade da pele e a propensão aos problemas de visão.

Características

A doença pode ser manifestar em pessoas de qualquer raça. Ela normalmente é passada dos pais para os filhos, e carrega alguns sinais específicos. Pele rosada e com sardas, cabelos brancos ou amarelados, olhos azuis ou cor violeta, são algumas das características mais comuns.

Pode causar riscos?

Os principais riscos ligados ao albinismo estão relacionados aos olhos. Indivíduos com esta alteração costumam ter diversos problemas, como a diminuição da visão. No caso da pele, por haver a deficiência da melanina – responsável pela proteção da derme. Com isso, ela se torna mais suscetível a complicações como infecções, câncer de pele, manchas, erupções cutâneas e até osteoporose, devido a falta ou o excesso de exposição ao sol.

Para evitar estes problemas, alguns cuidados devem ser tomados. Utilizar diariamente protetores solares pode ser uma alternativa eficaz.

O que fazer

Assim que o problema for identificado – o que costuma acontecer ainda na infância – é importante procurar aconselhamento médico. O profissional poderá orientar a melhor forma de tratar e conviver com a situação, sem que surjam maiores complicações. Se necessário, o mapeamento genético pode ser feito ainda na gestação para identificar a doença antes mesmo de o bebê nascer.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.