Redação Minuto Saudável
30/06/2017 16:03

Acne e seus diferentes tipos

Todas as pessoas já sofreram em algum momento da vida com casos de acne. O problema que começa na adolescência, devido ao excesso de hormônios, pode se estender para a fase adulta por diversas razões.

É normal que o surgimento de espinhas no rosto aconteça de maneira esporádica depois da adolescência, contudo, quando se torna recorrente é necessário buscar ajuda de um dermatologista. Conheça os diferentes tipos:

Acne do adolescente

A acne possui três principais tipos e pode aparecer no rosto de diferentes formas. A mais comum é a acne do adolescente, como é conhecida. Sua recorrência é maior na zona T do rosto, composta pela testa, nariz e queixo. O excesso de hormônio é a principal razão para o seu aparecimento, que costuma desaparecer com o tempo.

Acne da mulher adulta

Já a acne da mulher adulta – nome dado ao problema que surge depois dos 30 anos – se apresenta nas bochechas e no queixo. Sua causa também está associada a fatores hormonais, porém nesse período problemas como a síndrome dos ovários policísticos ou a interrupção do uso de anticoncepcionais são as causas mais comuns. Esse tipo de acne tende a deixar manchas no rosto, por isso deve ser tratado.

Acne genética

Pode surgir em todo o rosto e é considerada o tipo mais grave. Seu aparecimento pode deixar cicatrizes e requer tratamento. Medicamentos como isotretinoína podem ser necessários, assim como o uso de cremes e outros produtos.

Rosácea

Se caracteriza pela inflamação e, por consequência, aparecimento de bolinhas com pus e manchas de tom rosado nas bochechas. Apesar de bastante semelhante à acne, a rosácea é considerada um problema diferente.

É preciso tratar

Todos os tipos requerem tratamento, principalmente quando se agravam. Manchas e marcas permanentes na pele podem ser ocasionadas quando não há o cuidado necessário.

30/04/2019 14:59

Redação Minuto Saudável

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*