Skincare

Yoga facial: o que é? Conheça a técnica e principais exercícios

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Você sabe o que é yoga facial e quais benefícios ela pode proporcionar à sua pele? Esse novo recurso de beleza está se tornando cada vez mais popular, sendo incluída na rotina de cuidados para a pele (skincare) de muitas pessoas, no entanto, para algumas, ainda restam dúvidas sobre qual utilidade do yoga é fácil.  

Pensando nisso, nesse texto o Minuto Saudável vai explicar tudo sobre essa técnica para que assim você possa decidir se vale ou não a pena adotá-la. Confira!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é o yoga facial?
  2. Quais os benefícios?
  3. Melhores exercícios de yoga facial

O que é o yoga facial?

Mulher em frente ao espelho praticando yoga facial.
A automassagem facial ativa a circulação sanguínea da face e estimula o fortalecimento dos músculos da região.

O yoga facial é uma forma de autocuidado que promete trabalhar até 57 músculos localizados na face e no pescoço, sendo uma maneira de amenizar as perdas com o passar da idade, que prejudicam a estabilidade da pele, como o déficit de colágeno e ácido hialurônico.

Se o yoga convencional é um modo de relaxar o corpo e a mente de maneira simultânea, resultando no alívio do estresse e melhora do desempenho físico. O yoga facial, por sua vez, trata-se de aplicar movimentos sob pontos especiais da pele, estimulando a região, enquanto proporciona sensação de bem-estar.

A prática do yoga facial pode ser diária, por um tempo de 10 minutos. Vale destacar que  é importante que os exercícios sejam alternados de acordo com a intensidade. 

Por isso, é legal ter um cronograma definido de exercícios, para não repetir sempre os mesmos, que com o passar dos dias já não terão mais efeito na pele (pois a derme tende a se acostumar e, por consequência, não corresponder aos exercícios aplicados).

Caso esteja fazendo algum tratamento dermatológico, é necessário consultar o especialista para garantir que não ocorra nenhum risco.  

Quais os benefícios?

Mulher sorrindo em frente ao espelho praticando yoga facial.
Os exercícios de yoga facial colaboram para uma pele leve e iluminada.

Os benefícios oferecidos do yoga facial contribuem para diferentes aspectos importantes para uma pele saudável, que são:

  • Relaxamento: os movimentos realizados na pele, contribuem para aliviar certos pontos de tensão presentes no rosto em virtude de situações estressantes do dia a dia, que acabam deixando a face com aparência cansada. Dessa forma, o yoga facial é uma excelente fonte de relacionamento e bem-estar, facilitando uma boa noite de sono;
  • Firmeza: a capacidade de trabalhar os músculos faciais com intensidade e precisão, colabora para delinear as bochechas, maxilar e lábios, conferindo mais sustentação e elasticidade à pele e evitando a flacidez;
  • Tonificação: com a prática constante do yoga facial, é possível atingir a camada mais profunda da pele, ativando a circulação sanguínea da face e fortalecendo a musculatura dos rosto, o que facilita a redução de linhas de expressão e rugas (marcas comuns de envelhecimento precoce);
  • Redução de olheiras: devido aos movimentos de automassagem aplicados sob a face serem capazes de drenar líquidos e eliminar toxinas, o yoga facial ajuda a diminuir inflamações na área dos olhos, suavizando as olheiras.

Melhores exercícios de yoga facial

Os exercícios que integram o yoga fácil são destinados a todas as regiões da face e podem ser feitos a qualquer momento, pois são práticos e levam alguns minutos. Dessa forma, se tiver uns minutinhos sobrando no dia, aproveite para realizar a técnica.  

A seguir, veja o passo a passo para trabalhar cada área específica do rosto de acordo com o objetivo estético desejado. 

Suavizar a papada do pescoço

Para ativar a circulação da pele do pescoço e diminuir a flacidez, primeiro erga a cabeça, inclinando-a levemente para trás, em sequência, posicione as costas dos dedos debaixo da papada e, por fim, deslize de forma suave a região. 

Em geral, 30 segundos desse exercício são suficientes.  

Diminuir rugas na testa 

Com a finalidade de revitalizar a pele e ter uma testa lisa sem botox, basta relaxar os ombros, em seguida entrelaçar os dedos, apoiando-os na testa logo acima da sobrancelha e depois olhar para a cima.  

É preciso permanecer por 20 segundos nessa posição.

Fortalecer as bochechas

Esse exercício permite manter as maçãs do rosto firmes e delineadas. Para fazê-lo, deixe as bochechas e os lábios inflados, depois ponha as mãos nos lábios para assegurar que eles fiquem fechados, por fim comece a passar o ar de um lado ao outro. 

O  tempo ideal é cerca de 30 segundos.

Redução do pé de galinhas ao redor dos olhos 

Para esse objetivo se aplica um movimento de repuxamento na área dos olhos, primeiro é necessário colocar os dedos indicadores em cima das sobrancelhas, enquanto as pontas dos polegares vão sob os olhos. 

Após, basta fechar as pálpebras superiores e inferiores, movendo os olhos para cima e para baixo e mantendo os dedos fixionados na posição. 

Preencher os lábios

Com o propósito de tonificar os lábios e levantar os cantinhos da boca, posicione o dedo  indicador direito no ponto final dos lábios, assim como o dedo indicador esquerdo no outro ponto final. 

A partir daí, por 30 segundos, basta fazer uma alternância entre um suave sorriso e um “biquinho”. É importante que os dedos estejam bem firmes na posição para uma bom resultado. 


O yoga facial é uma tendência que parece ter vindo para ficar, visto os diferentes benefícios e a praticidade das técnicas. Dessa forma, se você deseja incluí-la na sua rotina de skincare, pode começar aos poucos com a execução de movimentos simples, até que se sinta confortável para avançar e fazer uma automassagem mais complexa.    

Quer saber mais sobre cuidados com a pele? O Minuto Saudável tem diversos artigos sobre o assunto, continue acompanhando o blog!

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade