Muito se fala sobre violência infantil, mas afinal, o que isso significa? De modo geral, ela é definida como o uso de força física, ação ou ameaça contra si mesmo, ou a outras pessoas, e pode resultar em sofrimento, lesão, dano psicológico, problemas no desenvolvimento e até mesmo, morte.
Portanto, esse tipo de violência pode ser classificada conforme o nível do ato violento, sendo a autodirigida quando há comportamento suicida ou agressão contra si mesmo, violência interpessoal, cometida por familiares, parceiros, membros da comunidade ou outras pessoas e a violência coletiva.
Nacionalmente, há maior prevalência de violência física e psicológica entre crianças pequenas, pois essas são mais vulneráveis e correm maiores riscos. Em relação aos adolescentes, há maior vulnerabilidade nas ruas e exposição à violência sexual, que pode ir do abuso familiar ou não.
Para saber mais sobre a violência infantil, quais são os tipos, sintomas e as consequências, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo, você encontrará:
De maneira geral, a violência é dividida em três níveis: individual, social e global. Além disso, ela se subdivide em física, psicológica, sexual e negligência. A seguir, você confere um pouco mais sobre cada uma delas e suas características:
A violência física é definida como intenção ou uso de força e pode ser praticado por pais, responsáveis, familiares ou pessoas próximas da criança, ou adolescente. Tem como objetivo ferir, lesar ou destruir, deixando ou não marcas corporais.
A negligência é definida como a omissão de cuidados, como exemplo, privação de medicamentos, não cuidar das necessidades básicas, como saúde e alimentação, e ausência de proteção.
Por outro lado, a violência psicológica envolve a rejeição, discriminação, desrespeito, excesso de cobranças, punição, humilhação e uso da criança com o intuito de atender às necessidades psíquicas dos adultos.
Por fim, a violência sexual se caracteriza como ato sexual em que o(a) agressor(a) está em um grau de desenvolvimento psicossexual maior do que a vítima, visando a própria satisfação.
Leia mais: Maus-tratos infantis podem causar depressão
Os principais sintomas que podem ser observados quando há a presença de violência infantil são:
Quando uma criança sofre violência, são deixadas marcas na estrutura e função do cérebro, provocando danos irreversíveis no desenvolvimento, como prejuízos cognitivos, emocionais, comportamentais e sociais. Sendo eles:
Quando houver suspeita ou evidências de que uma criança está sofrendo algum tipo de violência, é necessário fazer a denúncia no disque 100, que presta serviço gratuito e anônimo em todo o país para denúncias de violações dos direitos humanos, incluindo as envolvendo crianças.
Outras formas de denúncia incluem o Conselho Tutelar e Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente. Denunciar é um ato de coragem e pode salvar a vida de crianças!
A violência infantil é definida como o uso de força, ação e ameaça contra si mesmo ou outra pessoa, resultando no sofrimento, lesão ou dano psicológico.
Se você ou alguém que você conhece está passando por uma situação como essa, denuncie e busque ajuda psicológica e psiquiátrica!
Para saber mais sobre saúde, continue acompanhando o portal e redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Thayna Rose
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.