Saúde

Oxford inicia estudos de vacina contra câncer

Publicado em: 17/05/2022Última atualização: 17/05/2022
Publicado em: 17/05/2022Última atualização: 17/05/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Novas possibilidades para o tratamento do câncer são uma discussão constante na comunidade médica. Em maio de 2022, um possível tratamento promissor, desenvolvido pela Universidade de Oxford, avançou e começou a ser testado em alguns pacientes.  

Câncer é a palavra utilizada para indicar um conjunto de mais de 100 tipos de doenças que atingem qualquer parte do corpo e que tem como característica o crescimento rápido de células anormais. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2020, foram registrados 309.750 novos casos de câncer entre os homens e 316.280 entre as mulheres, com um número de óbitos de 117.512 entre os homens e 108.318 entre as mulheres. 

Nas estatísticas globais, a doença é a segunda principal causa de morte, representando 1 a cada 6 óbitos.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações a respeito do estudo da vacina, para quais tipos de câncer está sendo aplicada e como age. Confira!

Quais tipos de câncer estão sendo estudados pela Oxford? 

A empresa Oxford Vacmedix foi fundada em 2012 por cientistas da Universidade de Oxford com o objetivo de desenvolver agentes terapêuticos para o tratamento do câncer. 

Um de seus projetos mais recentes é a OVM-200, vacina desenvolvida para o câncer de próstata, câncer de pulmão e câncer de ovários

O câncer de próstata ocupa a segunda posição em número de casos entre os homens em todo o mundo. No Brasil, a doença tem cerca de 65.840 novos casos por ano. 

Em contrapartida, o câncer de pulmão é, desde 1985, o tipo mais comum tanto em número de casos, quanto em mortalidade. Ademais, o câncer de ovários é o segundo câncer ginecológico com o maior número de casos no Brasil. 

Leia também: Vacina para câncer de mama: testes, lançamento e mais

Publicidade
Publicidade

Como a vacina contra câncer da Oxford age? 

A vacina OVM-200 é feita com uma tecnologia que introduz antígenos sintéticos de uma proteína, como forma de ensinar as células a defenderem o organismo contra qualquer substância semelhante a esses antígenos. 

Antígenos são substâncias estranhas que estimulam o organismo a gerar uma resposta imunológica e produzir anticorpos.

A proteína alvo da vacina contra o câncer é a survivina, que está presente em diversos tipos da doença. Ela é liberada por células malignas com o objetivo de confundir o sistema imunológico para que ele não as ataque. 

Publicidade
Publicidade

O estudo da vacina contra câncer

Em maio de 2022, a Oxford Vacmedix anunciou o primeiro estudo de sua vacina contra o câncer em humanos. Participam do estudo 35 voluntários (as) diagnosticados com câncer de próstata, pulmão ou ovários nos quais serão aplicadas 3 doses da vacina, em intervalos de 2 semanas. 

Além disso, após a aplicação da terceira dose, o estudo irá acompanhar os voluntários por cerca de 6 meses para verificar possíveis efeitos colaterais, além de modificações na doença de cada paciente. 

35 voluntários participam do primeiro estudo da vacina.

Resultados iniciais e expectativas 

Os resultados iniciais das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas de Oxford se mostraram positivos e favoráveis. Porém, é importante ressaltar que para maiores conclusões, é necessário esperar o período de monitoramento dos voluntários. 

Ademais, a expectativa é que a vacina OVM-200 se torne uma opção de tratamento para o câncer. 

Leia também: Vacina HPV: para que serve? Efeitos colaterais, dose e preço

____________________

Os estudos para vacinas costumam demandar um certo tempo para avaliação de efeitos colaterais e sua efetividade contra a doença. Caso aprovadas, as vacinas contra o câncer representam uma opção de tratamento que é menos tóxica e cansativa do que a quimioterapia. 

A melhor forma de prevenir o câncer é adotar hábitos de vida saudável, como alimentação equilibrada e prática de atividade física. Além disso, mantenha  consultas regulares com um (a) médico (a) e fique atento aos sintomas.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre vacinas, saúde e tratamento. 

Publicidade
Publicidade

Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade