Saúde

Transtorno de somatização: saiba o que causa e como tratar

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 16/05/2023Última atualização: 16/05/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 16/05/2023Última atualização: 16/05/2023
Pessoa sentada com as mãos apoiadas na cabeça e de olhos fechados.Pessoa sentada com as mãos apoiadas na cabeça e de olhos fechados.
Publicidade
Publicidade

O transtorno de somatização, também conhecido como transtorno de Briquet, é uma expressão do sofrimento emocional por meio de sintomas físicos em situações em que o(a) paciente sente insatisfação ou tristeza.

Geralmente, a expressão desse transtorno se dá pela presença de uma condição orgânica, sem que haja explicação de sua origem e da intensidade das queixas que o(a) paciente sente.

Os sintomas apresentados pelo paciente não são intencionais, e a intensidade deles causa prejuízos na vida social, trabalho e convivência familiar.

De acordo com a organização mundial da saúde, a prevalência dessa condição é variável, entre 6,7% a 17,4% tanto em adolescentes quanto em adultos.

Para saber mais sobre o transtorno de somatização, o que causa, os principais sinais e sintomas, e como é feito o diagnóstico, continue acompanhando o artigo!

Índice — Neste artigo, você encontrará:

  1. O que causa o transtorno de somatização?
  2. Sinais e sintomas
  3. Consequências
  4. Qual a diferença entre transtorno somatoforme e transtorno de somatização?
  5. Como é feito o diagnóstico?
  6. Tratamento

O que causa o transtorno de somatização?

Ainda não é possível apontar uma única causa, mas alguns fatores podem influenciar no desenvolvimento desse transtorno, como aspectos psicológicos, econômicos e rotina de trabalho.

Os fatores psicológicos envolvem o medo de não superar as expectativas de outras pessoas, inseguranças acerca da própria capacidade, estresse, perdas, doenças ou, até mesmo, morte de pessoas próximas. 

No ambiente de trabalho, o(a) paciente pode ter dificuldades na realização delas e preocupação quanto aos fatores econômicos, por exemplo.

Por fim, é comum que esses(as) pacientes, de forma inconsciente, sintam a necessidade de estarem enfermos, fazendo a manutenção do distúrbio e, como recompensa, recebem atenção e compensações financeiras.

Leia mais: Transtorno dissociativo: o que causa, sintomas e tratamento 

Publicidade
Publicidade

Sinais e sintomas

Os principais sinais e sintomas dessa condição são:

  • Sensações corporais de dor, por exemplo;
  • Preocupação excessiva em estar doente;
  • Procuram problemas no próprio corpo;
  • Em algumas situações, buscam se identificar com sintomas de doenças;
  • Múltiplas queixas antes dos 30 anos;
  • Dor em pelo menos 4 regiões do corpo;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Inchaço;
  • Diarreia;
  • Podem apresentar algum tipo de intolerância;
  • Sintomas sexuais;
  • Sugestão de algum deficit neurológico.
Pessoa sentada apoiando a mão na cabeça, com os olhos fechados.
Se você se identifica com alguns dos sinais ou sintomas descritos acima, busque ajuda psiquiátrica e psicológica!
Publicidade
Publicidade

Consequências

As principais consequências envolvem comprometimento em relação à saúde geral e sofrimento psicológico, prejudicados pela quantidade de sintomas e pela intensidade deles.

Qual a diferença entre transtorno somatoforme e transtorno de somatização?

O transtorno somatoforme corresponde a um conjunto de transtornos com origem psicológica que desencadeiam sintomas físicos. Já o transtorno de somatização é um subtipo dessa classificação de transtornos e sua principal característica a expressão do sofrimento emocional por meio do corpo.

Publicidade
Publicidade

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado a partir de acompanhamento médico. Durante a consulta, é realizada a anamnese e exame físico com o intuito de descartar condições físicas de saúde.

Para isso, são levantados os históricos de vida e de saúde, assim como queixas psicológicas que visem entendem se existem indicativos de quadros depressivosansiosos, de abuso de substância ou de dependência.

Leia maisTranstorno Depressivo Induzido por Substância/Medicamento 

Tratamento

O processo de tratamento se baseia na conscientização dos sintomas com os fatores psicológicos envolvidos e compreensão de que os sintomas são inconscientes.

A partir disso, será feito o encaminhamento para um profissional de saúde mental para iniciar tratamento das questões psicológicas, seja com psiquiatra ou psicólogo(a).


O transtorno de somatização é caracterizado como uma maneira de expressar o sofrimento emocional que desencadeia condições físicas, incluindo tristeza e insatisfação.

Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade