Remédios

Fenergan: é corticoide? Veja indicações e efeitos colaterais

Publicado em: 18/12/2020Última atualização: 18/12/2020
Publicado em: 18/12/2020Última atualização: 18/12/2020
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

É bastante comum que surjam dúvidas na hora de tomar algum medicamento, mesmo com a orientação profissional (essencial, pois a automedicação nunca é recomendada).

Por isso, ter acesso à bula pode ser bastante esclarecedor quanto a indicação da medicação, os possíveis efeitos colaterais, forma de uso, contraindicações etc. 

Neste texto, separamos algumas dessas (e outras) informações sobre o remédio Fenergan:

O que é o Fenergan?

O Fenergan é um medicamento que conta com o cloridrato de prometazina como princípio ativo, uma substância com ação anti-histamínica. Por isso, é indicado principalmente para o tratamento de reações alérgicas.

Além disso, as versões em comprimido e injetável também podem ser prescritas para alívio de enjoos e vômitos, bem como colaborar com sua ação sedativa em uso pré-anestésico. 

Fora essas apresentações, o Fenergan também está disponível em xarope e pomada.

No caso, o xarope é indicado para tratar crises alérgicas, bronquites e sintomas relacionados às vias respiratórias (nariz entupido, lacrimejamento etc). Já a pomada tem seu uso restrito a reações tópicas como coceiras, vermelhidão e complicações a picadas de inseto.

Uma mulher coçando o braço.
O Fenergan em pomada é especialmente indicado para tratar reações alérgicas cutâneas, como a vermelhidão e a coceira.

Vale destacar que essa medicação, assim como é comum a outros antialérgicos, pode causar efeitos colaterais como sonolência, vertigem e cansaço. Ainda, é válido reforçar que há contraindicações (como para lactantes e menores de 2 anos).

Por isso, é essencial buscar a orientação médica prévia e não praticar a automedicação.

É corticoide?

Não. O medicamento Fenergan é registrado na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como um anti-histamínico sistêmico

Isso significa que se trata de uma medicação que inibe a ação da histamina, uma substância envolvida nos processos bioquímicos de respostas imunológicas do organismo, as quais naturalmente causam reações alérgicas.

Dessa forma, é responsável por cessar o processo alérgico, bem como seus sintomas.

Publicidade
Publicidade

Quais as apresentações? 

O remédio Fenergan está disponível em 4 apresentações: xarope (expectorante), pomada, comprimido e injetável. Todas são indicadas, principalmente, para tratar reações alérgicas.

Porém, cada uma conta com alguma especificação. Confira e entenda melhor:

Xarope (expectorante)

A medicação em xarope é do tipo expectorante, por isso, além de ser indicado para o tratamento de quadros alérgicos, também pode ser indicado para casos de bronquite e obstruções das vias nasais (nariz entupido).

Pode, ainda, ajudar a tratar sintomas como espirros e lacrimejamento, o que costuma ocorrer em virtude de inflamação e irritação nas vias respiratórias.

A principal característica dessa apresentação é o fato de que é comumente indicada para uso pediátrico (a partir dos 2 anos), considerando a menor miligramagem e mais fácil administração em crianças.

Pomada

O Fenergan em pomada (creme) pode ser usado tanto por adultos quanto crianças, sendo recomendado para uso tópico em casos de alergias que acometem a derme (exclusivamente, ou não), bem como seus sintomas (como coceira, por exemplo).

Essa medicação também pode ser prescrita para reações indesejadas a picadas de mosquito.

Comprimido

A apresentação em comprimidos do Fenergan é aquela que, assim como a versão injetável, é indicada para as mais amplas formas de uso do remédio. De maneira que pode tratar desde simples crises alérgicas, até reações anafiláticas ou ter seu uso como pré-anestésico.

Essa versão também não é indicada para menores de 2 anos, embora seu uso pediátrico não seja comum, sendo habitualmente prescrita para adultos.

Injetável

Como mencionado, assim como a versão em comprimidos, o uso do Fenergan injetável também pode ser benéfico em diversos usos (alergia, reação anafilática, alívio de vômito e enjoos etc). 

Essa medicação é de aplicação exclusivamente intramuscular (direto no músculo) e precisa de orientação e prescrição médica prévia. Normalmente, apenas é utilizada em casos mais graves ou quando, por algum motivo, a pessoa não pode usar as outras versões do remédio.

Publicidade
Publicidade

Para que serve?

O medicamento Fenergan é, de acordo com a bula, indicado para tratar sintomas de reações anafiláticas (reação rápida e progressiva a determinada substância, podendo ocasionar risco de vida) e crises alérgicas.

Além disso, também conta com ação antiemética, o que significa que pode proporcionar alívio a sintomas como náusea e vômito. Como, por exemplo, em casos de pós-operatório, viagens, gravidez e quimioterapia. 

Também pode ser indicado pelo(a) médico(a) na fase de pré-anestesia e para potencializar a ação de medicamentos analgésicos, em virtude de sua ação sedativa (calmante).

Vale destacar que a versão em pomada só é indicada para o tratamento de reações alérgicas tópicas, coceiras e picadas de inseto. E, ainda, a versão em xarope é prescrita apenas para tratar tosse e sintomas relacionados à inflamação das vias respiratórias.

Qual o efeito do Fenergan?

O Fenergan, em suas diferentes apresentações, é classificado como um medicamento do tipo anti-histamínico. Isso significa que sua ação se dá a partir da inibição de uma substância natural do organismo: a histamina.

Essa, é produzida pelo corpo durante uma reação alérgica, acometendo principalmente a pele, os vasos e as mucosas (conjuntival, nasal, brônquica e intestinal).

Sendo assim, quando entra no organismo, o Fenergan opõe os efeitos da histamina e combate os sintomas do quadro alérgico. Nesse sentido, destaca-se que a bula indica o tempo de ação do remédio como sendo de 20 minutos e normalmente durando entre 4 e 6 horas.

Publicidade
Publicidade

Como tomar (ou usar) Fenergan para alergia?

O Fenergan conta com 4 apresentações diferentes, consequentemente, essas também têm formas de uso divergentes. Veja como tomar ou usar esse medicamento em suas versões:

  • Comprimido — a dose recomendada é de 2 a 6 comprimidos diários. Ela deve ser dividida em duas, três ou quatro vezes, deixando sempre a maior fração para a noite;
  • Injetável — a aplicação é exclusivamente intramuscular (direto no músculo), as doses devem ser definidas pelo médico, mas habitualmente se utiliza 25mg a 50mg, não devendo ultrapassar os 100mg. Destaca-se que o uso injetável do Fenergan só é indicado em casos bastante específicos ou graves, carecendo de auxílio médico;
  • Pomada — basta realizar a aplicação do creme direto na área acometida pela reação alérgica e/ou coceira, podendo ser feito isso 3 ou 4 vezes ao dia;
  • Xarope (expectorante) — comumente indicado para uso pediátrico, nesse caso, a recomendação é de 1 colher de chá (5mL) de 3 a 5 vezes ao dia para crianças de 2 a 6 anos e de 4 a 6 vezes para crianças acima de 6 anos. Quando prescrito para uso adulto, pode-se usar 1 ou 2 colheres de chá a cada 2 ou 3 horas.

Vale destacar que essas são orientações gerais da bula do medicamento. Porém, é imprescindível seguir as indicações médicas, prescritas de acordo com a sua situação.

Quem não pode tomar Fenergan?

De acordo com as informações da bula, o medicamento Fenergan é contraindicado para quem se enquadre em qualquer uma das condições a seguir:

  • Pacientes com hipersensibilidade à prometazina (princípio ativo), a outros derivados fenotiazínicos (grupo desse medicamento) ou a componentes da fórmula;
  • Pacientes com histórico de agranulocitose (grande redução do número de células do sangue chamadas granulócitos);
  • Pacientes que já apresentem risco prévio à retenção urinária em virtude de problemas relacionados à uretra;
  • Pessoas com glaucoma (doença caracterizada pelo aumento da pressão intraocular);
  • Lactantes;
  • Pacientes em coma;
  • Paciente diagnosticados com depressão;
  • Menores de 2 anos.

Além disso, a bula indica que o uso do Fenergan não deve ser feito junto a bebidas alcoólicas. 

Quais os efeitos colaterais? 

Considerando que o Fenergan é um medicamento que conta com 4 apresentações diferentes (xarope, pomada, comprimido e injeção), essas versões podem causar efeitos colaterais também diversos. 

No caso dos comprimidos e da versão injetável, a bula indica como possíveis reações adversas as seguintes:

  • Reações alérgicas (urticária, erupção cutânea, prurido e reação anafilática);
  • Fotossensibilidade (sensibilidade exagerada da pele à luz);
  • Efeitos anticolinérgicos (pupilas dilatadas, visão borrada, secura na boca etc), confusão, sonolência, tonturas, dores de cabeça, espasmos musculares, movimentos tipo tiques da cabeça e face — os idosos são mais suscetíveis a essas reações;
  • Desconforto epigástrico;
  •  Anemia hemolítica (diminuição do número de glóbulos vermelhos do sangue);
  • Palpitações, arritmias, hipotensão (pressão arterial baixa);
  • Cansaço.

Essas são apenas algumas das reações, destaca-se que a bula não indica qual a probabilidade de que ocorram, de modo que sinaliza como desconhecida a frequência de aparecimento de tais efeitos adversos com o uso do Fenergan (comprimidos e injetável).

Com relação ao uso desse medicamento em sua versão xarope (expectorante), tem-se os seguintes efeitos colaterais tidos como comuns na bula:

  • Sedação ou sonolência; 
  • Secura da boca e de outras mucosas;
  • Constipação, risco de retenção urinária;
  • Alterações da acomodação visual, midríase (dilatação da pupila);
  • Palpitações, bradicardia (diminuição na frequência do coração) ou taquicardia (aumento na frequência do coração), aumento ou diminuição da pressão arterial;
  • Alterações do equilíbrio, vertigens, diminuição de memória ou da concentração;
  • Falta de coordenação motora e tremores (mais frequentemente em idosos).

Por fim, o Fenergan em pomada pode causar sensibilidades cutâneas, fotossensibilização e raramente reações alérgicas, urticária, coceira e anafilaxia. 

Dá sono?

Dentre os possíveis efeitos colaterais do Fenergan (comprimido, injetável, xarope) está a sonolência, o cansaço e a sensação de sedação. Portanto, sim, esse remédio pode dar sono.

Mulher dormindo, deitada na cama com lençóis brancos.
Dentre os possíveis efeitos colaterais do Fenergan está a sonolência, reação bastante comum de medicamentos antialérgicos.

Entretanto, como toda reação adversa, não necessariamente todas as pessoas vão sofrer com esse problema, de forma que algumas podem sentir de forma mais intensa esse sintoma e outras não sentirem nada.

Vale destacar que se você apresentar essa, ou outra reação indesejada, deve-se buscar ajuda de um(a) profissional, a fim de evitar esse problema e talvez substituir a medicação por outra que não ocasione a sonolência — embora seja um efeito comum de muitos antialérgicos.

Engorda?

Não há nenhuma indicação na bula do medicamento Fenergan, em todas as suas 4 versões, de que esse remédio possa causar aumento de peso. 

Pelo contrário, é dita como uma reação não comum (mas que pode acometer uma pequena parcela dos pacientes) a perda de peso e até mesmo casos de anorexia.

De todo modo, se você tiver aumento repentino de peso ou emagrecimento exacerbado, busque o quanto antes a ajuda médica. Assim, será possível diagnosticar se a questão está (ou não) relacionada com o uso dessa medicação.

Fenergan precisa de receita?

Sim. O medicamento Fenergan conta com a tarja vermelha, o que significa que seu uso envolve riscos e que é necessária a prescrição e o acompanhamento médico no tratamento.

A receita dos remédios de tarja vermelha pode ficar retida na farmácia em alguns casos, como quando se trata de antibióticos ou medicações de uso psiquiátrico (como os ansiolíticos).

Entretanto, algumas vezes a receita é apenas conferida pelo(a) farmacêutico(a). A diferença se dá com base na descrição da tarja na caixa do remédio e ao final da bula.

Se estiver escrito “só pode ser vendido com retenção da receita”, corresponde a um remédio que precisa que 1 via da receita fique com a farmácia. Caso contrário, não. E, apesar de não ser o ideal, algumas vezes é até possível comprar sem apresentação da receita.

Vale destacar que o objetivo dessa regra é controlar o acesso das pessoas a essas medicações, uma vez que podem apresentar riscos. O que pode estar associado aos efeitos colaterais, contraindicações, risco de dependência ou desenvolvimento de outras complicações.

Além disso, de todo modo, a automedicação não é recomendada — mesmo quanto aos medicamentos que não precisam de receita na hora da compra.

Preço e onde comprar

O medicamento Fenergan pode ser adquirido em farmácias (loja física ou online). Além disso, você pode comprar através de plataformas como o Consulta Remédios, que permite comparar o preço em diferentes estabelecimentos, garantindo a compra por um melhor valor.

No caso do Fenergan, o preço* de suas diferentes versões pode ficar da seguinte forma:

*Preços consultados em novembro de 2020. Os valores podem sofrer alterações.

Qual o genérico do Fenergan?

O Fenergan é um medicamento classificado como “novo” e tem como princípio ativo o cloridrato de prometazina. Sendo assim, a versão genérica corresponde aos remédios que também contam com essa substância ativa e recebem tal classificação.

Vale destacar, previamente, que os genéricos não têm nome comercial. Portanto, são comercializados a partir da nomenclatura do princípio ativo + o nome do laboratório.

Assim, tem-se como exemplo de versões genéricas do Fenergan, medicamentos tais como o Cloridrato de Prometazina Teuto 25mg e o Cloridrato de Prometazina Prati-Donaduzzi 25mg.

https://minutosaudavel.com.br/diferenca-entre-medicamento-de-referencia-similares-e-genericos/

Mesmo medicamentos usados para tratar situações relativamente comuns, como as reações alérgicas, precisam de orientação médica e não devem ser administrados por conta própria.

Portanto, não pratique a automedicação e sempre realize o uso com prescrição.

Continue acompanhando o Minuto Saudável para mais conteúdos e informação sobre medicamentos, saúde, alimentação e bem-estar!

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade