A dor de dente pode ser facilmente aliviada com alguns remédios caseiros. Contudo, não existem provas de que esses remédios funcionam ou que eles são 100% seguros, então todo cuidado é pouco!
Não tente nenhuma das receitas abaixo sem antes conversar com seu dentista, pois os resultados podem ser desagradáveis sem as orientações necessárias.
É importante lembrar que esses tratamentos também não são eficazes para a erradicação total do problema, ou seja, não curam a dor de dente! Contudo, podem ser usados para aliviar o problema até a hora de fazer o tratamento correto. Confira:
Um remédio caseiro comumente indicado em casos de gengivite ou periodontite é o bochecho com água morna e sal. Isso porque o sal tem propriedades antimicrobianas e pode ajudar a aliviar a infecção.
Para isso, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo d’água morna, misturar bem e fazer um bochecho de 30 segundos, com cuidado para não engolir a água. Cuspa toda a água fora e repita o bochecho a cada 1 hora.
O óleo produzido a partir do cravo da Índia tem propriedades analgésicas e antimicrobianas, o que pode ajudar no alívio de infecções e dor.
Basta colocar, com ou sem a ajuda de um cotonete, 2 gotas do óleo diretamente sobre o dente dolorido. Esse procedimento pode ser feito até 3 vezes por dia.
Enquanto o própolis tem ação antimicrobiana, o chá de macela tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, podendo auxiliar no dente dolorido.
Uma dica é fazer um bochecho de 30 segundos com a mistura, 2 vezes ao dia. O preparo da mistura é feito da seguinte forma:
Leia mais: O que é saúde bucal? Saiba sua importância e dicas de cuidados
O bom e velho gelo no machucado funciona muito bem aqui também! A temperatura fria contrai os vasos sanguíneos locais, aliviando a inflamação, e pode até desacelerar o processo infeccioso, dependendo da bactéria.
Lembre-se sempre de cobrir um gelo com um pano para não queimar a pele! É importante, também, ficar atento ao tempo: 15 a 20 minutos já é mais do que o suficiente, pois o contato com temperaturas frias durante um tempo prolongado pode trazer consequências desagradáveis.
O processo pode ser repetido a cada 3 horas.
Outra alternativa é chupar o gelo, mas essa técnica pode não funcionar muito bem em caso de sensibilidade às temperaturas.
Uma alternativa ao bochecho com água morna e sal é o bochecho com vinagre e sal. Embora o gosto possa não ser dos melhores, é válido lembrar que o vinagre tem propriedades antimicrobianas e pode potencializar o efeito do sal.
Misture 1 colher (sopa) de sal com 3 colheres (sopa) de vinagre em 1 copo d’água. Ferva a mistura e faça o bochecho quando ela estiver morna.
Você sabia que a pimenta possui efeitos analgésicos? Pois bem, para utilizar essa belezura no alívio da dor de dente, basta pegar 1 pitada de pimenta caiena e 1 pitada de gengibre em pó e misturar em um pequeno recipiente.
Adicione água aos poucos, até formar uma pasta. Use um pequeno pedaço de algodão para aplicar um pouco dessa pasta na gengiva inflamada. Deixe por alguns minutos. Evite tocar na gengiva enquanto estiver com a mistura lá.
Com propriedades calmantes, o bochecho com chá de erva-cidreira pode ajudar em casos de inflamação na gengiva. Basta fazer um bochecho com o chá enquanto ele ainda estiver quente.
Leia também: Dor de dente: quais remédios de farmácia e caseiros usar
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.