Se você tem o hábito de usar as redes sociais, ou gosta de acompanhar celebridades, já deve ter percebido que uma tendência no mundo estético é o preenchimento labial. Esse procedimento consiste em dar mais volume para a boca, dando destaque à área.
Ele também ajuda a modelar os lábios, ideal para quem quer dar definição a essa região.
Personalidades como Anitta e Kylie Jenner já falaram publicamente sobre o processo, e hoje aparecem na mídia com lábios artificialmente grossos e cheios.
O preenchimento labial não é um procedimento cirúrgico — ele é feito com injeções diretamente nos lábios, portanto é considerado minimamente invasivo. Além disso, ele não é permanente, de modo que vai perdendo efeito gradualmente, sendo necessário reaplicar conforme desejado.
O processo de preenchimento dos lábios varia conforme o objetivo, que pode ser dar volume ou projeção, preencher vincos ou ainda valorizar o contorno da boca. Também é utilizado por pessoas que desejam equilibrar o tamanho dos lábios, preenchendo somente uma parte da boca para criar um visual mais harmonioso.
É o caso da atriz Anna Faris, que em seu livro “Unqualified” relatou ter feito injeções no lábio superior para que seu tamanho fosse mais proporcional ao inferior.
O preenchimento labial é feito com injeções de substâncias preenchedoras, como ácido hialurônico ou colágeno. A escolha da substância, quantidade e tipo da aplicação vai depender do objetivo, da saúde do paciente e até da técnica do(a) profissional que fará o procedimento.
Ele deve ser feito por especialistas capacitados(as), como cirurgiões plásticos, dermatologistas ou odontologistas. Por isso, é essencial verificar a credencial do profissional (se a pessoa tem autorização do Conselho fiscalizador para realizar o procedimento, por exemplo) e os relatos de outros pacientes.
Como não é uma cirurgia plástica, a injeção é feita em consultório e não há necessidade de internação. É comum que haja inchaço e hematomas logo após a aplicação, que devem desaparecer depois de alguns dias ou semanas.
A melhor opção de preenchimento labial vai depender do caso e também do estado de saúde do paciente, embora profissionais da área recomendem o ácido hialurônico. Por ser uma substância naturalmente produzida pelo corpo humano, ela diminui os riscos de alergia, e normalmente apresenta resultados satisfatórios.
Substância muito usada em diferentes procedimentos estéticos, o ácido hialurônico é o mais recomendado por especialistas para preenchimento labial. Ele possui alta tolerabilidade pelo organismo e seus resultados tendem a ser mais naturais.
Assim como o ácido hialurônico, o colágeno também é muito utilizado para preencher a boca. Porém, ele tem um risco maior de causar alergias no(a) paciente.
Embora atrativa para muitas pessoas, essa opção nem sempre é viável. Ela utiliza a própria gordura do corpo (normalmente do abdômen) para fazer o preenchimento do lábio.
Como o procedimento envolve realizar também lipoaspiração para retirada da gordura, exige internação e participação de cirurgiões. Por isso, é indicado para pessoas que já pretendem fazer a cirurgia e querem acrescentar o preenchimento ao pacote. O resultado também pode sofrer alterações caso haja ganho ou perda de peso.
O hidrogel é uma substância sintética que apresenta resultado semipermanente, permanecendo no organismo por até 2 anos. Além disso, ele não é absorvido pelo corpo e é potencialmente nocivo à saúde. Por isso, não é recomendado.
São microesferas de acrílico com resultado permanente. Embora atuem como preenchedoras, podem endurecer e até causar deformidades. Essa opção não é recomendada por profissionais pois é permanente e pode causar nódulos e deformações.
Semelhante a outras substâncias sintéticas, como o hidrogel e o PMMA, apresenta resultado menos natural e mais arriscado para a saúde, não sendo recomendado.
Em consultório, o procedimento para preenchimento dos lábios dura cerca de uma hora ou até menos. Após a aplicação, o(a) paciente deve apresentar inchaço e hematomas no local, que desaparecem entre 48 horas e três semanas, dependendo do procedimento escolhido e também do organismo de cada um.
Uma vez que a aplicação for realizada, o resultado dura entre seis meses a dois anos. Procedimentos com substâncias sintéticas são mais duradouros, podendo até ser permanentes, mas estes não são recomendados por profissionais, já que são mais nocivos e têm menos chances de serem revertidos.
É preciso fazer acompanhamento constante com o profissional que realizou o procedimento, para verificar a aceitação do organismo e a necessidade de novas intervenções.
À medida que o resultado for “saindo” (na verdade a substância vai sendo absorvida aos poucos pelo corpo), cabe ao(à) paciente avaliar a necessidade de reaplicação.
Embora a quantidade de produto aplicado varie caso a caso, coloca-se em média 1mL de ácido hialurônico a cada aplicação. Médicos recomendam aplicar pequenas quantidades mesmo que o objetivo seja um resultado mais intenso, pois aplicações espaçadas garantem um acabamento mais natural e diminuem as chances de arrependimento, já que a mudança não é radical.
Para saber a quantidade mais indicada para o seu caso, converse com profissionais da área para avaliar sua situação.
Assim como lábios carnudos são objetos de desejo de algumas pessoas, eles também podem se tornar um pesadelo se o preenchimento não for feito corretamente.
Atente-se a alguns cuidados básicos antes e depois da aplicação para que o resultado seja o melhor possível. Também é preciso respeitar as limitações do procedimento: gestantes, pessoas com alergia à substância utilizada e portadoras de doenças autoimunes ou crônicas não devem se submeter ao preenchimento.
Antes do preenchimento, procure profissionais de confiança, com credenciais e histórico de sucesso. Verifique também a qualidade da clínica e do material — não aceite fazer o procedimento se você não souber qual substância está sendo usada ou a origem.
Vale fazer uma busca no site da ANVISA ou da Sociedade Brasileira de Dermatologia para ver ser os produtos são realmente liberados e seguros.
Depois de realizar a aplicação, siga as orientações do(a) especialista: pode ser necessário fazer compressas ou utilizar medicamentos para aliviar a dor e o inchaço.
Além disso, o pós-procedimento pode exigir outros cuidados, como:
Quando não se toma os devidos cuidados, ou ainda quando há irregularidade no procedimento, o resultado pode ser deformidade na face e infecções e inflamações com danos permanentes ao organismo.
A qualidade do material, capacitação do profissional, técnica escolhida e até o tipo ou quantidade do produto interferem no resultado final.
Por isso, pesquise bem antes de escolher quem vai realizar o procedimento, tire dúvidas, busque referências e exija todas as informações necessárias para tomar uma decisão consciente.
Assim como o resultado, a duração e os riscos, o preço do preenchimento também varia conforme o tipo da aplicação e o material, entre outros fatores. Em média, o procedimento custa a partir de R$1500 por sessão, podendo chegar a até R$4 mil.
É normal querer buscar uma opção mais barata, mas não arrisque sua saúde: não adianta economizar no material ou no trabalho do profissional, se depois você vai ter que gastar ainda mais para corrigir o problema.
Ao optar pelo procedimento, lembre-se de tomar todos os cuidados necessários para que o resultado seja o melhor possível.
Você já fez ou gostaria de fazer preenchimento labial? Divida sua experiência com a gente nos comentários!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.