A Nina Melatonina chegou para ajudar o sono a ser tranquilo e revigorante. Está com dificuldade para dormir, o sono anda conturbado, acorda mais cansado (a) do que quando foi deitar, sentiu que o rendimento no trabalho caiu devido ao sono e cansaço durante o dia? Ou precisa trabalhar durante a noite e dormir de dia e sente que isso prejudica seu bem estar? 

Então, talvez esse seja um bom ajudante para a sua rotina! 

Índice – Neste artigo, você vai encontrar:

  1. O que é e para que serve Nina Melatonina?
  2. Como a Nina Melatonina age?
  3. Como tomar Nina Melatonina?
  4. Melatonina precisa de receita?
  5.  Pode tomar melatonina todo dia?
  6.  Bebês podem tomar melatonina?
  7. Contraindicações
  8. Preços e onde comprar Nina Melatonina

O que é e para que serve Nina Melatonina?

O suplemento alimentar Nina Melatonina, pode auxiliar a recuperar a qualidade do sono e, consequentemente, a qualidade de vida. Antes de iniciar o tratamento, consulte seu médico para saber se o uso desse suplemento é recomendado para seu organismo.  

A melatonina é um hormônio produzido pelo corpo naturalmente, mas também  pode ser realizada a reposição com suplementação vitamínica, quando sua produção cai devido a inúmeros fatores, como o envelhecimento, uso de medicamentos e se têm como efeito colateral a insônia, estresse e mudanças de rotina, por exemplo. 

A melatonina tem importante participação em diversas funções fisiológicas do organismo, porém, a principal delas é regular o ciclo do sono. Ela é produzida naturalmente pelo corpo quando não há luz, seja ela natural ou artificial, por isso é importante dormir em local protegido da luz solar. O uso de álcool e cafeína também podem interferir na produção da melatonina. 

Assim como é preciso evitar utilizar dispositivos que contenham luz artificial por pelo menos 1 hora antes de dormir, como celular, tablet, televisão etc., para que o hormônio seja produzido naturalmente.

É importante que antes de iniciar o sono, não haja estímulos visuais, sonoros e olfativos no ambiente, pois eles aceleram o metabolismo e a produção de melatonina se dá justamente no processo inverso, quando o corpo está em repouso e sem luminosidade. 


O nível adequado de melatonina no organismo proporciona a redução do estresse, melhora o bem-estar e disposição. Os resultados são ainda melhores quando aliado a hábitos e alimentação saudáveis.

A Nina Melatonina auxilia na indução do sono e no distúrbio da insônia.

Como a Nina Melatonina age?

Como visto, a melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, que é uma pequena glândula localizada na região central do cérebro, no meio dos dois hemisférios cerebrais. O hormônio age no próprio cérebro, sendo responsável pelo controle dos ciclos de sono e vigília.

A Nina Melatonina foi desenvolvida para tratar insônia, ajuda na indução e manutenção do sono e serve também para regularizar o sono de quem precisa trabalhar a noite e dormir durante o dia. 

 Assim, Nina Melatonina age em benefício do sono, ao controlar e auxiliar no processo de descanso e bem estar. 

Leia mais: Tudo sobre Insônia: o que é, causas, tratamento, remédios e o que fazer

Como tomar Nina Melatonina?

A dose varia de acordo com a orientação médica e pode ser indicada a partir de 0,3mg a 0,5mg de melatonina, que corresponde à quantidade de melatonina produzida  naturalmente pelo corpo. 

Porém, as doses de melatonina vendidas nas farmácias em forma de cápsulas ou em líquido são nas doses de 1mg, 2mg, 3mg, 5mg ou 10mg. A dosagem pode ser ajustada conforme a necessidade e resposta do paciente, com início em doses baixas para avaliação. 

Nina melatonina não é indicada para ser utilizada durante o dia, pois pode  desregular o ciclo circadiano e assim, causar mais sono durante o dia e pouco durante a noite, quando é preciso repousar. De acordo com a bula, o uso é recomendado que a ingestão seja de 1 a 2 horas antes de dormir.

Além disso, é importante que, pelo menos 30 minutos antes de se deitar, seja evitado o uso de luz artificial e natural do ambiente, para que o hormônio seja eficaz. 

O Nina Melatonina deve ser consumido na dosagem e frequência estipuladas pelo (a) seu (a) médico (a).

Melatonina precisa de receita?

Como a melatonina pertence ao grupo de suplementos alimentares, não requer o uso de receita para realizar a compra. O suplemento quando produzido e vendido em farmácia de manipulação necessita da prescrição médica. 

Mas mesmo que não seja necessária receita, é importante o acompanhamento médico para que o produto seja bom para o organismo e seu uso seja adequado para cada paciente.

Pode tomar melatonina todo dia?

Pode, se for orientado por um profissional da saúde e com base na posologia indicada pelo fabricante. A avaliação médica pode ajustar a dosagem da melatonina para melhorar o bem-estar do (a) paciente. 

Bebês podem tomar melatonina?

Ainda não existem estudos sobre a ação da melatonina em bebês, pois é uma prática recente, principalmente no Brasil. Porém, ao analisar como funciona a fisiologia humana, é possível verificar que a ação da melatonina se dá em aspectos bem específicos, os quais não se encaixam na rotina diária de um bebê, como horários e tempo de sono, por exemplo. 

Vale a pena consultar o (a) médico (a) pediatra ou com um (a) nutricionista materno-infantil para analisar se cabe o uso ou não do suplemento. 

Contraindicações

Mesmo sendo uma substância bem tolerada pelo organismo, a melatonina não deve ser utilizada por gestantes, mulheres que estejam amamentando e em pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. 

O uso de melatonina é contraindicado para gestantes e lactantes.

Preços e onde comprar Nina Melatonina

Os preços variam entre R$41,00 e R$64,00* em frasco de 10mL e você encontra Nina Melatonina nas melhores farmácias, físicas ou online, como a plataforma Consulta Remédios

*Preços consultados em abril de 2022, sujeitos a alteração. Apesar de ser um suplemento, Nina Melatonina deve ser prescrita por um médico. 

Continue acompanhando o Minuto Saudável se você gosta de conteúdos sobre saúde e bem-estar!

Referências


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.