O método (posição) canguru é uma técnica neonatal recomendada para bebês prematuros logo após o nascimento (na unidade intensiva neonatal) e ao longo de seus primeiros meses de vida (após a saída da maternidade).
Seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento saudável do bebê, especialmente do cérebro, órgão que ainda não se desenvolveu completamente por conta do nascimento precoce.
Diversos estudos em todo o mundo mostram que o método é realmente eficaz para o bom desenvolvimento do bebê, além de ajudar no aleitamento materno e reduzir as chances de complicações decorrentes do parto prematuro.
Para saber um pouco mais sobre, quais são os benefícios e etapas, continue acompanhando o artigo.
Índice – Neste artigo, você vai encontrar:
- Como funciona o método canguru?
- Quais são as etapas do método canguru?
- Bebês entubados podem se beneficiar do método canguru?
- Quais são os benefícios do método canguru?
Como funciona o método canguru?
O método canguru consiste em posicionar o bebê verticalmente (em pé), apenas com fralda, meias e touquinha, em contato direto com a pele do pai ou da mãe. A criança fica suspensa e presa com a ajuda de acessórios específicos ou tecidos para que fique seguro e de frente para os pais.
De preferência, esse procedimento deve ser feito inicialmente na maternidade com a ajuda de enfermeiros (as) para que nenhum acidente ocorra e os pais sejam adequadamente orientados.
Esse contato com a pele, além de estimular o vínculo com os pais, contribui para o bom desenvolvimento do bebê, ajuda a regular a temperatura corporal e a ventilação, além de diminuir as chances de infecções hospitalares, o estresse e a dor no recém-nascido prematuro.
Quais são as etapas do método canguru?
A técnica possui 3 etapas, sendo cada uma introduzida em momentos diferentes, tanto na unidade de internamento neonatal, quanto em casa. São elas:
Etapa 1
Aqui acontece a fase de introdução ao método. Caso o bebê ainda não esteja preparado para a posição canguru, o contato de outras formas entre a criança e o pai ou a mãe é recomendado.
Etapa 2
Com o quadro estabilizado e peso aceitável, os pais podem passar mais tempo com o bebê e o método canguru pode ser introduzido na rotina da criança várias vezes ao dia e por um período maior de tempo.
Etapa 3
Na terceira e última etapa já há alta hospitalar, mas o acompanhamento médico ainda é necessário. A posição canguru ainda deve ser mantida ao longo do dia do bebê.
Para iniciá-la, o bebê precisa estar com um quadro de saúde estável, pesar, no mínimo, 1,6kg, estar se amamentando ou, caso a amamentação materna seja possível, que a família tenha como introduzir a suplementação.
Leia também: Violência obstétrica: quais são os tipos? Como denunciar?
Bebês entubados podem se beneficiar do método canguru?
Caso o bebê ainda esteja entubado, é preciso que a equipe médica responsável analise a viabilidade ou não de introduzir o método durante o período de internação. Se a criança estiver com um quadro estável e houver mais enfermeiros (as) ou médicos (as) para auxiliar a mãe e o pai, é possível sim colocar o bebê em posição canguru.
Contudo, os aparelhos devem permanecer ligados e é preciso ficar atento (a) aos sinais vitais e oxigenação da criança. Caso tudo esteja bem, a mãe pode sentar-se com a criança por pelo menos 1h e aproveitar esse momento de contato.
Quais são os benefícios do método canguru?
Os benefícios do método (posição) canguru são cientificamente comprovados e têm reconhecimento internacional. Entre esses benefícios estão:
- Contribui para o bom desenvolvimento do bebê e para a sua imunidade, pois a posição diminui a liberação de substâncias que geram estresse e que interferem diretamente na produção de corticoide;
- Ajuda a proteger o cérebro, órgão ainda em formação por conta da prematuridade e, consequentemente, previne complicações na região;
- Ajuda na ventilação mecânica;
- Previne infecções hospitalares e, consequentemente, a septicemia (infecção generalizada);
- Estimula a produção de leite materno;
- Diminui o estresse e dor sentidos pelo recém-nascido;
- Ajuda a controlar a temperatura corporal do bebê;
- Aumenta a confiança dos pais com relação aos cuidados.
____________________
O método canguru é seguro e extremamente importante para bebês prematuros, pois ajuda no bem-estar e na saúde. Além disso, é uma ótima forma de criar uma conexão mais intensa com os pais e a família como um todo.
É muito importante que os profissionais que trabalham em maternidades estejam cientes sobre a técnica e que ajudem os familiares a implementá-la durante a internação do bebê.
Se você possui alguma dúvida com relação à posição canguru, converse com seu (a) obstetra e/ou pediatra, ele (a) saberá te orientar sobre e dará diversas dicas.
Gostou do conteúdo? Para mais informações sobre gestação e maternidade, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável.
Referências
- Método Canguru: atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso — Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP);
- Estratégias de educação permanente para implementação e execução do método canguru — Scielo;
- Impacto do método canguru sobre o aleitamento materno de recém-nascidos pré-termo no Brasil — Scielo ;
- Principais questões sobre o método canguru e neuroproteção: esclarecendo dúvidas — Instituto Oswaldo Cruz;
- Ações de atenção ao recém-nascido diminuem mortalidade infantil — Ministério da Saúde.